Cimento "transparente": uma tecnologia que permite mais entrada de luz e economia de energia

Esta tecnologia bastante eficiente e completamente inovadora foi desenvolvida por uma empresa de arquitetura italiana chamada Italcementi que atribuiu originalidade a um produto eficaz e diferenciado.

O termo "transparente" não significa que o produto é incolor, na sua composição existe uma porcentagem relativa de cimento para cada painel complementado com inúmeros orifícios com cerca de 2 e 3 milímetros que deixam passar a luz solar para dentro dos ambientes de modo a não comprometer a integridade da estrutura, representando ser um material com leve transparência e com um aspecto estético fantástico, transformando paredes em grandes janelas iluminadas , o que resulta em uma tecnologia mais sustentável contemplando a iluminação natural e a economia de energia.

Esta técnica foi aplicada no edifício do pavilhão italiano em uma exposição em Xangai (2010), na China, nomeado como "I-Light", a qual utilizou cimento em cerca de 40% em sua composição.

Outras técnicas foram desenvolvidas anteriormente para se obter um efeito similar ao cimento "transparente" através da utilização de cabos de fibra óptica, mas de acordo com os arquitetos da Italcementi, o material feito de resina plástica é mais barato e muito mais eficiente.

Curiosidades:
- Efeito esburacado através da resina especial
- Visualizada à distância parece uma parede de concreto tradicional
- Painéis transparentes possuem cerca de 50 furos: 20% de translucidez, enquanto os semitransparentes permitem 10% do efeito
- Permite a passagem de luz por seus orifícios
- Proporciona melhor circulação de ar
- Efeito estético interessante

Mariany Ludwig Lehmkuhl CAU A96853-6

Dados de Perfil:
Profissão: Arquiteta e Urbanista
Formação: Arquitetura e Urbanismo na UNIVALI
Cidade: Balneário Camburiú
Telefone: (47) 9631-2214
E-mail: mary@ecotrat.com.br

Mariany Ludwig Lehmkuhl

Foco em projetos arquitetônicos, condomínios e consultoria.

Fotos

  • Por que usar LED? Isto é uma pergunta que muitas pess...

  • Como utilizar e combinar cores contrastant...