INFORMAÇÃO / Web Notícias

image

Espírito Santo terá mais tropas federais para conter violência durante greve de policiais


Por Paulo Whitaker

VITÓRIA (Reuters) - O governo do Estado do Espírito Santo receberá o reforço de 550 militares, após pedir, nesta quarta-feira, o envio de mais tropas federais para enfrentar uma onda de violência registrada em decorrência de uma greve de policiais, que em cinco dias já deixou mais de 80 mortes relatadas.

O número de mortos, se confirmado, seria cerca de seis vezes maior que a taxa de homicídios no Estado registrada ao longo do ano passado.

Apesar da mobilização de mil soldados das Forças Armadas e de um contingente de 200 homens da Força Nacional, que chegaram ao Estado na segunda-feira, a violência continua se alastrando após a Polícia Militar iniciar uma greve no fim de semana por uma disputa sobre reajuste salarial.

Nesta quarta, o Ministério da Defesa anunciou que o Estado receberá reforço de 550 militares das Forças Armadas, além de mais 100 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública. De acordo com nota, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que o governo federal atende aos pedidos do Espírito Santo "dentro da nossa capacidade" e "se forem necessários outros deslocamentos serão feitos".

Mediante uma onda de assaltos, roubos e assassinatos, autoridades locais disseram precisar de centenas de tropas militares a mais para ajudar a compensar a média de 1.800 policiais que normalmente patrulham as ruas do Estado.

A greve, que tem participação de familiares e amigos de policiais que bloquearam acessos a batalhões, acontece à medida que o Espírito Santo, assim como outros Estados, enfrenta dificuldades financeiras para garantir serviços como saúde, educação e segurança.

O governador Paulo Hartung disse nesta quarta-feira que a greve, que fez com que escolas e hospitais fossem fechados e muitos moradores decidissem ficar em casa por medo da violência, é uma "chantagem". Ele comparou a greve ao "sequestro da liberdade de cidadãos", com cobrança de um "resgate".

Autoridades do governo estadual não confirmaram o número crescente de mortes violentas, mas a mídia local relatou que mais de 80 pessoas morreram desde sábado.

A maior parte da violência está centrada na região metropolitana de Vitória, onde vivem cerca de dois milhões de pessoas.

(Reportagem adicional de Paulo Prada e de Tatiana Ramil)

Relacionados

1. Leitura do parecer de redação final do PROJETO DE LEI N°16/2018 do Executivo que: RATIFICA A RESOLUÇÃO N°01, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2018, DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL MULTIFINALITÁRIO DOS MUNICÍPIOS DA AMAVI - CIM - AMAVI QUE ALTERA O CONTRATO DE CONSÓRCIO PÚBLICO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 2. Discussão e 2° Votação do Projeto de Lei N° 17/2018 "ALTERA A LEI 1990 DE 24 DE NOVEMBRO DE 2017 QUE INSTITUI O PROGRAMA DE INCENTIVO E DESCONTO, DENOMINADO "IPTU VERDE", NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL E DÁ OUTRAS PROVID [...]

O município de Salete terá no dia 27 de junho, uma ação itinerante para o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Os produtores rurais poderão levar os vasilhames já tríplice-lavados até o ponto de coleta mais próximo. Para a entrega das embalagens, os produtores devem atentar para algumas orientações, deixá-las destampadas e furadas, as tampas devem ser colocadas em um saco separado, as caixas de papelão devem ser desmontadas e os vasilhames flexíveis também devem ser separados dos demais. Além disso, é necessá [...]

Iniciou nesta segunda-feira, 18 de junho, a obra de pavimentação asfáltica da Rua Hugo Haverroth em Ituporanga, uma das maiores obras da Administração Municipal, já que esta é a rua mais longa do perímetro urbano do município compreendendo um trajeto de quase 2 quilômetros. A pavimentação vai beneficiar diretamente mais de 200 famílias e indiretamente mais de 5 mil pessoas, que poderão utilizar a rua como caminho alternativo no acesso ao Centro da cidade, já que a Hugo Haverroth interliga três importantes bairros residenciais [...]

O fim de semana foi agitado para muitos atletas que participaram da programação esportiva da Olimbairros em Rio do Sul. Jogos em diversas modalidades foram realizados pela Fundação Municipal de Desportos (FMD) definindo os campeões no vôlei de areia, dominó, tranca, atletismo, ciclismo, xadrez e futevôlei. Além das modalidades que conheceram seus campeões, outros jogos foram realizados na bocha e futsal. Em ambas modalidades iniciou a segunda fase da competição, que se encerra no próximo sábado (23). No futevôlei quem venceu as [...]

Fale conosco