INFORMAÇÃO / Web Notícias

image

Jungmann diz que greve de policiais no ES mostra declínio e ordem está sendo restaurada


(Reuters) - O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou neste domingo que a ordem e a segurança pública no Espírito Santo foram recuperadas e que, segundo informações do governo estadual, a paralisação dos policiais militares está "em declínio".

"A grande Vitória está levando uma vida bem mais tranquila. Amanhã as escolas estarão funcionando. O comércio abre, como já abriu no sábado, e o sistema de transporte coletivo deverá operar normalmente", disse Jungmann, após reunião com o presidente Michel Temer neste domingo, no Palácio do Jaburu.

"A determinação do presidente da República, de recuperar a ordem, está sendo atendida", acrescentou. Ainda assim, o efetivo de 3,1 mil homens das Forças Armadas permanecerá no Espírito Santo.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, 1.236 policiais militares se apresentara para voltar ao trabalho.

A Polícia Militar, com o apoio do Exército, usou helicópteros para retirar homens do Batalhão de Missões Especiais e fazer o policiamento ostensivo nas ruas da região metropolitana da capital.

O movimento, que começou no dia 4 de fevereiro, visa o aumento de salários dos policiais militares. Mulheres de policiais seguiam bloqueando a entrada de batalhões.

O ministro afirmou que familiares de PMs ainda permanecem fazendo protesto nos quartéis por terem apoio dos grevistas remanescentes. "As mulheres dos PMs continuam lá porque contam em alguma medida, ou muita medida, com o apoio daqueles que se encontram aquartelados. No nosso modo de entender, isso não condiz com aqueles que usam fardas. Isso tem que parar", disse o ministro a jornalistas em Brasília.

No Rio de Janeiro familiares de policiais militares também protestaram fora de batalhões, a maioria na região metropolitana da capital, mas as ações não tiveram impacto no policiamento. Segundo o ministro, a situação está sendo monitorada.

"Estamos, a pedido do presidente da República, acompanhando a situação no Rio de Janeiro, onde 97 por cento do policiamento encontra-se nas ruas. Há um protesto, mas que não tem afetado de forma alguma o funcionamento policial no Estado. Tudo segue normal nas outras unidades da federação", disse.

Jungmann disse ainda que a atuação do governo federal no Espírito Santo será "a regra" para situações semelhantes que vierem a ocorrer em outras localidades. O ministro destacou, no entanto, que até agora não foi detectado um "efeito contágio" da situação em outros Estados.

Além de Jungmann participaram da reunião com Temer os ministros da secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, da secretaria-geral da Presidência, Moreira Franco, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Sérgio Etchegoyen, e o ministro interino da Justiça, José Levi do Amaral.

Relacionados

No dia 11 ocorreu a entrega dos certificados Pensando em preparar os adolescentes para o mercado de trabalho, em maio deste ano a Administração Municipal de Rio do Oeste firmou uma parceria com o Senai e com a Gerência Regional de Educação de Rio do Sul, através da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR). Com isso, foi oferecido a um grupo de estudantes da Escola de Educação Básica Expedicionário Mário Nardelli o Curso Profissionalizante de Auxiliar Administrativo. As aulas nas dependências da escola eram semanais, sempre no p [...]

Um adolescente de 17 anos foi apreendido por policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar na tarde desta quarta-feira, 13, após cometer roubo no Bairro Progresso, em Pouso Redondo. O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de Taió foi acionado por volta das 16h para atender uma ocorrência de roubo a mercado na Rua Irineu Bornhausen. De acordo com a vítima, dois homens teriam entrado no estabelecimento, armados com um revólver, e levaram aproximadamente R$ 4 mil do caixa. O solicitante também repassou as características do [...]

Ação é uma forma de aquecer a economia municipal O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, se reuniu com equipe técnica para tratar da regulamentação de comerciantes informais. A proposta é incentivar a boa prática comercial para que ambulantes irregulares efetuem cadastro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Participaram da reunião, realizada na tarde do dia 14, equipe de governo e integrantes da Guarda Municipal. Ainda nesta quinta-feira haverá blitz educativa para conscientizar os ambulantes sobre a importância de [...]

Ótima notícia para o Alto Vale do Itajaí. O reitor da UDESC Marcus Tomasi ligou para o deputado Aldo Schneider e informou que o campus de Ibirama vai receber a partir de 2018 o curso de graduação em Engenharia Civil. Com o inicio deste curso, o Alto Vale terá mais uma oportunidade de estudo totalmente gratuito. A UDESC atualmente está ampliando suas dependências no município de Ibirama, com investimento e obras no valor aproximado de R$ 6 milhões. O pedido foi solicitado pelo Prefeito de Ibirama Adriano Poffo junto com o Presiden [...]

Fale conosco