INFORMAÇÃO / Educação

image

Alunos do CEI Arthur Bruno Jand conhecem o plenário da Câmara Municipal


Cerca de 20 crianças do 4º ano do Centro Educação Infantis Arthur Bruno Jand visitaram na tarde desta quinta-feira, 29, a Câmara de Trombudo Central.

Elas acompanharam uma apresentação de como funciona o Poder Legislativo Municipal, conheceram o plenário, os departamentos existentes, sentaram nas cadeiras parlamentares e ficaram sabendo qual o papel do vereador em sua cidade.

As crianças foram atendidas pelo presidente da Casa Luiz Augusto Corrêa e por mais três vereadores presentes, Jean Damasio, Lauri Floriani e Marlon Goede, a justificativas para os demais não estarem presente é devido a compromissos empregatícios.

Os estudantes também receberam explicações sobre o funcionamento do Poder Legislativo, o campo de atuação dos vereadores e o papel fiscalizador da sociedade.
Bastante participativos meninos e meninas interagiram com os vereadores, e tiraram dúvidas como a questão de promulgação e sansão de uma lei, orientação sobre a compra de voto reforçando o crime, dúvidas sobre lavagem e desvio de dinheiro.

A iniciativa surgiu através dos próprios alunos que de acordo com a professora Lais Franca Kniess o interesse surgiu ao estudar a história de um livro incluído no processo estudantil destas crianças que aborda a importância das leis.

O livro "Pode e não pode" fala de uma cidade que as leis são feitas pra beneficiar o prefeito "queremos discutir e mostrar que a lei é feita pra todos, assim o assunto se torna mais dinâmico e fácil de alertar os alunos que a importância das leis é primordial para a ordem de uma cidade" enfatiza Lais. Logo após foi abordado à assembleia legislativa, os deputados e por fim quem faz as leis nos municípios, os vereadores, "a ideia surgiu através de uma iniciativa dos alunos, despertou a curiosidade e através de um oficio coletivo enviado a câmara e apreciado pelo presidente ocorreu o convite" explana a professora.

Para aluna do 4º ano, Isabela Potes Rosa que mora em Rio do Sul e estuda em Trombudo Central é uma novidade conhecer o plenário da câmara "é uma honra poder estar aqui presente e sentar na cadeira do presidente, estou feliz em saber um pouco mais do trabalho de um vereador".

O objetivo do projeto é conscientizar já cedo, crianças a partir de 09 anos, para a cidadania. A proposta é ensinar as crianças hoje, para torná-las cidadãs conscientes amanhã.
Após a experiência positiva a pratica deverá ser mensal e constante até final do ano, demais turmas a partir do quarto ano do ensino fundamental municipal e estadual deveram ser convidadas, essas turmas já entendem com maior facilidade as especificações das leis, "deu pra ver a alegria e o interesse estampado nos rostos das crianças, e na nossa também, temos uma obrigação de criar cidadãos, após essa breve explanação a câmara vai elabora uma cartilha para que o aluno leve pra casa e ajude a orientar os pais" finaliza o presidente da casa Augusto Correa com um presente a escola, um quadro do mapa de Santa Catarina

Guia de fotos

Relacionados

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 06/2018, PARA DISCUSSÃO DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 06/2018, REFERENTE AO PARCELAMENTO DE SOLO NO MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL. A Câmara Municipal de Trombudo Central, através de sua Mesa Diretora e da Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo do Poder Legislativo Municipal, em consonância com as atribuições que lhes conferem a Lei Orgânica do Município E Regimento Interno da Câmara Municipal, convocam as entidades civis organizadas do municípi [...]

Discussão e 2°votação do Projeto de Lei n° 30/2018 do Executivo que: DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA (LDO) PARA 2019, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, COM A REDAÇÃO DAS EMENDAS TIPO MODIFICATIVAS DO LEGISLATIVO N° 01,02 E 03/2018 AO PROJETO. Sendo aprovado em segunda votação [...]

Na tarde desta quinta-feira (11) a prefeita, Solange Schlichting (Chica), esteve no 13° Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, em Rio do Sul, participando da solenidade de entrega de 15 novas viaturas para a região. Os veículos são Fiat, Palio Wekend Adventure, com cela, dispositivo sonoro e luminoso, provenientes do programa Pacto por Santa Catarina, do Governo do Estado. No ato, Chica entregou a chave do veículo ao comandante do Batalhão da Polícia Militar no município de Salete, Sargento Borba. A viatura renova a frota e [...]

O maior baile com chopp do Alto Vale do Itajaí vai ocorrer no segundo sábado de novembro, no Clube de Caça e Tiro Mosquito, em Agronômica. A décima quinta edição do Agrochopp vai ocorrer no dia 10 de novembro, a partir das 22h30, com a animação da Banda Kaso Novo. "Este ano vai ser ainda melhor. Conseguimos escolher uma banda que é sempre muito elogiada e muitos já estão comentando de forma positiva. Isso é muito bom. Agora a nossa meta é vender os ingressos e fazer com que as pessoas possam se divertir bastante no baile", des [...]

Fale conosco