INFORMAÇÃO / Educação

image

Alunos do CEI Arthur Bruno Jand conhecem o plenário da Câmara Municipal


Cerca de 20 crianças do 4º ano do Centro Educação Infantis Arthur Bruno Jand visitaram na tarde desta quinta-feira, 29, a Câmara de Trombudo Central.

Elas acompanharam uma apresentação de como funciona o Poder Legislativo Municipal, conheceram o plenário, os departamentos existentes, sentaram nas cadeiras parlamentares e ficaram sabendo qual o papel do vereador em sua cidade.

As crianças foram atendidas pelo presidente da Casa Luiz Augusto Corrêa e por mais três vereadores presentes, Jean Damasio, Lauri Floriani e Marlon Goede, a justificativas para os demais não estarem presente é devido a compromissos empregatícios.

Os estudantes também receberam explicações sobre o funcionamento do Poder Legislativo, o campo de atuação dos vereadores e o papel fiscalizador da sociedade.
Bastante participativos meninos e meninas interagiram com os vereadores, e tiraram dúvidas como a questão de promulgação e sansão de uma lei, orientação sobre a compra de voto reforçando o crime, dúvidas sobre lavagem e desvio de dinheiro.

A iniciativa surgiu através dos próprios alunos que de acordo com a professora Lais Franca Kniess o interesse surgiu ao estudar a história de um livro incluído no processo estudantil destas crianças que aborda a importância das leis.

O livro "Pode e não pode" fala de uma cidade que as leis são feitas pra beneficiar o prefeito "queremos discutir e mostrar que a lei é feita pra todos, assim o assunto se torna mais dinâmico e fácil de alertar os alunos que a importância das leis é primordial para a ordem de uma cidade" enfatiza Lais. Logo após foi abordado à assembleia legislativa, os deputados e por fim quem faz as leis nos municípios, os vereadores, "a ideia surgiu através de uma iniciativa dos alunos, despertou a curiosidade e através de um oficio coletivo enviado a câmara e apreciado pelo presidente ocorreu o convite" explana a professora.

Para aluna do 4º ano, Isabela Potes Rosa que mora em Rio do Sul e estuda em Trombudo Central é uma novidade conhecer o plenário da câmara "é uma honra poder estar aqui presente e sentar na cadeira do presidente, estou feliz em saber um pouco mais do trabalho de um vereador".

O objetivo do projeto é conscientizar já cedo, crianças a partir de 09 anos, para a cidadania. A proposta é ensinar as crianças hoje, para torná-las cidadãs conscientes amanhã.
Após a experiência positiva a pratica deverá ser mensal e constante até final do ano, demais turmas a partir do quarto ano do ensino fundamental municipal e estadual deveram ser convidadas, essas turmas já entendem com maior facilidade as especificações das leis, "deu pra ver a alegria e o interesse estampado nos rostos das crianças, e na nossa também, temos uma obrigação de criar cidadãos, após essa breve explanação a câmara vai elabora uma cartilha para que o aluno leve pra casa e ajude a orientar os pais" finaliza o presidente da casa Augusto Correa com um presente a escola, um quadro do mapa de Santa Catarina

Guia de fotos

Relacionados

Após um período de férias, a prefeita Solange Schlichting (Chica), reassumiu o comando da Prefeitura de Salete. Em ato realizado na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito em exercício, Adroaldo Brocardo, retransmitiu o cargo. Secretários municipais e o vereador Genoir Kniss estiveram presentes. Depois de assinar o documento de retransmissão de cargo, Adroaldo agradeceu novamente a prefeita Chica pela confiança depositada, destacou o trabalho realizado no período e falou da continuidade do governo. Chica [...]

Na noite do último sábado, 19, quatro pessoas foram presas pela Polícia Militar, suspeitas de envolvimento no roubo ocorrido em Pouso Redondo no dia 16/01/2019. O fato aconteceu na Rua Prefeito Benjamin Bini. Por volta das 19h30, a Polícia Militar de Pouso Redondo visualizou um veículo cujos ocupantes estavam em atitude suspeita. Ao tentar realizar a abordagem o carro fugiu do local e acabou colidinho com outro veículo. Ao colidir, os ocupantes abandonaram o veículo e fugiram a pé, não sendo mais localizados. Tempos depois, um tá [...]

Comunidade ganha quatro alternativas para acionar o poder público sobre lâmpadas queimadas e outros serviços de iluminação A prefeitura de Rio do Sul implantou quatro diferentes formas para que a população possa informar solicitar manutenção de iluminação pública em ruas e avenidas da cidade. Através do telefone 0800-647-2031, do aplicativo Atende.Net, de e-mail ou de um telefone celular, o morador pode avisar o poder público sobre lâmpadas queimadas ou outros problemas relacionados a iluminação para que seja encaminhado o co [...]

Os moradores de Ibirama, ou cidadãos que possuem imóveis no município, já podem retirar o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no Setor de Tributação da Prefeitura, localizado na rua Dr. Getúlio Vargas, 70, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também existe a possibilidade de fazer o download do documento no site da prefeitura (www.ibirama.sc.gov.br), na aba Portal do Cidadão. O município oferece descontos significativos para os contribuintes que pagarem o Imposto em parcela única. [...]

Fale conosco