INFORMAÇÃO / Educação

image

Alunos do CEI Arthur Bruno Jand conhecem o plenário da Câmara Municipal


Cerca de 20 crianças do 4º ano do Centro Educação Infantis Arthur Bruno Jand visitaram na tarde desta quinta-feira, 29, a Câmara de Trombudo Central.

Elas acompanharam uma apresentação de como funciona o Poder Legislativo Municipal, conheceram o plenário, os departamentos existentes, sentaram nas cadeiras parlamentares e ficaram sabendo qual o papel do vereador em sua cidade.

As crianças foram atendidas pelo presidente da Casa Luiz Augusto Corrêa e por mais três vereadores presentes, Jean Damasio, Lauri Floriani e Marlon Goede, a justificativas para os demais não estarem presente é devido a compromissos empregatícios.

Os estudantes também receberam explicações sobre o funcionamento do Poder Legislativo, o campo de atuação dos vereadores e o papel fiscalizador da sociedade.
Bastante participativos meninos e meninas interagiram com os vereadores, e tiraram dúvidas como a questão de promulgação e sansão de uma lei, orientação sobre a compra de voto reforçando o crime, dúvidas sobre lavagem e desvio de dinheiro.

A iniciativa surgiu através dos próprios alunos que de acordo com a professora Lais Franca Kniess o interesse surgiu ao estudar a história de um livro incluído no processo estudantil destas crianças que aborda a importância das leis.

O livro "Pode e não pode" fala de uma cidade que as leis são feitas pra beneficiar o prefeito "queremos discutir e mostrar que a lei é feita pra todos, assim o assunto se torna mais dinâmico e fácil de alertar os alunos que a importância das leis é primordial para a ordem de uma cidade" enfatiza Lais. Logo após foi abordado à assembleia legislativa, os deputados e por fim quem faz as leis nos municípios, os vereadores, "a ideia surgiu através de uma iniciativa dos alunos, despertou a curiosidade e através de um oficio coletivo enviado a câmara e apreciado pelo presidente ocorreu o convite" explana a professora.

Para aluna do 4º ano, Isabela Potes Rosa que mora em Rio do Sul e estuda em Trombudo Central é uma novidade conhecer o plenário da câmara "é uma honra poder estar aqui presente e sentar na cadeira do presidente, estou feliz em saber um pouco mais do trabalho de um vereador".

O objetivo do projeto é conscientizar já cedo, crianças a partir de 09 anos, para a cidadania. A proposta é ensinar as crianças hoje, para torná-las cidadãs conscientes amanhã.
Após a experiência positiva a pratica deverá ser mensal e constante até final do ano, demais turmas a partir do quarto ano do ensino fundamental municipal e estadual deveram ser convidadas, essas turmas já entendem com maior facilidade as especificações das leis, "deu pra ver a alegria e o interesse estampado nos rostos das crianças, e na nossa também, temos uma obrigação de criar cidadãos, após essa breve explanação a câmara vai elabora uma cartilha para que o aluno leve pra casa e ajude a orientar os pais" finaliza o presidente da casa Augusto Correa com um presente a escola, um quadro do mapa de Santa Catarina

Guia de fotos

Relacionados

Ocorrência 01 Nesta terça feira 24, por volta das 21h na Rua dos Vereadores Bairro Itoupava em Rio do Sul, uma Guarnição da Polícia Militar se deslocou ao local dos fatos para averiguar dois masculinos em atitude suspeita, sendo que ao chegar abordaram dois masculinos que estavam próximos a via fazendo uso de um cigarro de substância entorpecente similar a maconha, sendo que um deles se declarou proprietário do cigarro. Ambos o masculinos foram devidamente revistados sendo que nada mais foi encontrado. Diante dos fatos os au [...]

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Aldo Schneider (MDB), recebeu na tarde desta quarta-feira (18) a Federação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-SC ) para tratar da realização da 21ª Olimpíada das Apaes de Santa Catarina. O evento, que será realizado em agosto na cidade de Gaspar, deve receber do parlamento um auxílio de cerca de R$ 50 mil em serviços. Realizada a cada três anos, a Olimpíada das Apaes espera receber, entre os dias 5 e 9 de agosto, 2 mil participantes, entre atletas, dirigentes, á [...]

A cidade de Salete recebe a partir desta sexta-feira (20) mais uma edição do Torneio Familiar de Futsal. O evento esportivo chega há 26 anos e reunirá 40 famílias de diversas regiões do Estado, em três dias de animação, reflexão, lazer e disputas acirradas pelo título. Em 2017 a competição foi conquistada pela família Hellmann. A abertura ocorrerá nesta sexta-feira (20) às 19h30min, no palco dos jogos, o Ginásio Municipal de Esportes Roberto Schreiber, no bairro Cachoeira, com a presença dos atletas d [...]

O atletismo de Rio do Sul disputa neste sábado (21) uma das competições mais importantes da temporada. É a etapa única do campeonato catarinense sub-18, que terá pelo menos 12 atletas rio-sulenses na disputa em Itajaí. Além de marcas para o ranking estadual, os esportistas vão tentar vagas para o campeonato brasileiro, principal competição da categoria na temporada. Conforme um dos técnicos da modalidade, Jeferson Bagatoli, essa será a primeira vez na temporada que o atletismo de Rio do Sul terá atletas participando das provas [...]

Fale conosco