INFORMAÇÃO / Educação

image

Alunos do CEI Arthur Bruno Jand conhecem o plenário da Câmara Municipal


Cerca de 20 crianças do 4º ano do Centro Educação Infantis Arthur Bruno Jand visitaram na tarde desta quinta-feira, 29, a Câmara de Trombudo Central.

Elas acompanharam uma apresentação de como funciona o Poder Legislativo Municipal, conheceram o plenário, os departamentos existentes, sentaram nas cadeiras parlamentares e ficaram sabendo qual o papel do vereador em sua cidade.

As crianças foram atendidas pelo presidente da Casa Luiz Augusto Corrêa e por mais três vereadores presentes, Jean Damasio, Lauri Floriani e Marlon Goede, a justificativas para os demais não estarem presente é devido a compromissos empregatícios.

Os estudantes também receberam explicações sobre o funcionamento do Poder Legislativo, o campo de atuação dos vereadores e o papel fiscalizador da sociedade.
Bastante participativos meninos e meninas interagiram com os vereadores, e tiraram dúvidas como a questão de promulgação e sansão de uma lei, orientação sobre a compra de voto reforçando o crime, dúvidas sobre lavagem e desvio de dinheiro.

A iniciativa surgiu através dos próprios alunos que de acordo com a professora Lais Franca Kniess o interesse surgiu ao estudar a história de um livro incluído no processo estudantil destas crianças que aborda a importância das leis.

O livro "Pode e não pode" fala de uma cidade que as leis são feitas pra beneficiar o prefeito "queremos discutir e mostrar que a lei é feita pra todos, assim o assunto se torna mais dinâmico e fácil de alertar os alunos que a importância das leis é primordial para a ordem de uma cidade" enfatiza Lais. Logo após foi abordado à assembleia legislativa, os deputados e por fim quem faz as leis nos municípios, os vereadores, "a ideia surgiu através de uma iniciativa dos alunos, despertou a curiosidade e através de um oficio coletivo enviado a câmara e apreciado pelo presidente ocorreu o convite" explana a professora.

Para aluna do 4º ano, Isabela Potes Rosa que mora em Rio do Sul e estuda em Trombudo Central é uma novidade conhecer o plenário da câmara "é uma honra poder estar aqui presente e sentar na cadeira do presidente, estou feliz em saber um pouco mais do trabalho de um vereador".

O objetivo do projeto é conscientizar já cedo, crianças a partir de 09 anos, para a cidadania. A proposta é ensinar as crianças hoje, para torná-las cidadãs conscientes amanhã.
Após a experiência positiva a pratica deverá ser mensal e constante até final do ano, demais turmas a partir do quarto ano do ensino fundamental municipal e estadual deveram ser convidadas, essas turmas já entendem com maior facilidade as especificações das leis, "deu pra ver a alegria e o interesse estampado nos rostos das crianças, e na nossa também, temos uma obrigação de criar cidadãos, após essa breve explanação a câmara vai elabora uma cartilha para que o aluno leve pra casa e ajude a orientar os pais" finaliza o presidente da casa Augusto Correa com um presente a escola, um quadro do mapa de Santa Catarina

Guia de fotos

Relacionados

Quem passar pela 26ª Feira de Oportunidades da Viacredi Alto Vale, que será realizada de 27 a 29 de julho no Centro de Eventos Hermann H. Purnhagen em Rio do Sul, poderá participar de workshop e palestra gratuitamente. "O evento tem como principal objetivo valorizar a economia local. Entendemos que a capacitação é fundamental para melhorar ainda mais o desempenho dos empreendedores da nossa região", salienta o Diretor de Operações da Viacredi Alto Vale, Gilmar Luiz Facchini. A capacitação será destaque na programaç [...]

1. Leitura do parecer de redação final do PROJETO DE LEI N° 18/2018 do Executivo que: AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REPASSAR RECURSOS FINANCEIROS A CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE TROMBUDO CENTRAL CDL E, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Leitura de redação final 2. Leitura do parecer de redação final do PROJETO DE LEI N° 20/2018 do Executivo que: DENOMINA CANCHA DE LAÇO. leitura de redação final 3. Discussão e 2° votação do PROJETO DE LEI N° 22/2018 do Executivo: AUTORIZA REALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PREMIAÇ [...]

O Deputado Aldo Schneider, presidente da Assembleia Legislativa, solicitou ao Governo Federal a liberação de recursos para a reparação da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II. A estrutura localizada na rodovia BR-470/SC entre os municípios de Apiúna e Ibirama está em estado estrutural precário e necessita de manutenção urgente. A Rodovia BR 470/SC é essencial para economia de Santa Catarina pois serve de corredor para o escoamento da produção empresarial de diversas regiões do Estado. A ponte está localizada no Km 11 da BR-470/SC, [...]

Exercício cênico inspirado na obra de Eugène Ionesco é encenado na quinta-feira, dia 19 O semestre letivo do curso de teatro da Fundação Cultural de Rio do Sul termina com mostras artísticas. Os alunos do curso de teatro adulto apresentam o exercício cênico Jogos de massacre na quinta-feira, 19 de julho, 20h, com entrada gratuita e classificação de 16 anos. Jogos de massacre é uma obra Eugène Ionesco e do chamado teatro do absurdo. A direção da apresentação é do ator e professor Thiago Becker. No enredo, uma [...]

Fale conosco