INFORMAÇÃO / Desenvolvimento

image

TROMBUDO CENTRAL: Placa de obra é trocada e prefeitura não justifica paralisação de mais de 45 dias

Em ano em que o município comemora 60 anos moradores da rua São Paulo também comemoram o segundo ano de espera para finalizar a obra de pavimentação que além do atraso contém um -festival- de irregularidades na execução.

A obra de pavimentação no bairro Jalisco está sendo marcada pela descrença da população, e como se não bastasse o atraso e adiamento constante, um o festival de irregularidades contam, como boca de lobo em local indevido, água das chuvas entrando em terrenos de contribuintes, postes de energia elétrica baixos, calçadas irregulares, buracos que insistem em aparecer a cada chuva torrencial, falta de redutor de velocidade.

A obra iniciou em setembro de 2016 com previsão de término em novembro do mesmo ano, na época muito tem se falado em obra eleitoral, alguns tubos foram colocados e então ocorreu à primeira paralisação. Na época o então atual prefeito Silvio Venturi comentou a importância do calçamento "Essa obra vai beneficiar os moradores da Rua São Paulo, carros e pedestres que transitam diariamente pela via, que tem apenas uma parte pavimentada", explica o prefeito Silvio Venturi.

Pela 3ª vez, a prefeitura troca a placa, com isso ela ganha mais um folego para tentar finalizar 274 metros de pavimentação sem precisar utilizar o lei 1971/2017 para justificar. Agora previsto para final de abril deste ano. Dois anos após a licitação que ocorreu em março de 2016.

Uma lei foi sancionada pela prefeita Geovana Gessner a respeito de obras paralisadas, a lei considera obra paralisada quando as atividades estão interrompidas por mais de 45 dias. Neste ano de 2018 às obras iniciaram em Março, mais de 45 dias paralisadas sem movimentação na pista, desde o natal de 2017.

De autoria do vereador Marlon Goede ela obriga o Executivo a colocar placas nas obras públicas municipais que tiveram os trabalhos interrompidos. "Essa placa tem como prioridade identificar o motivo da paralisação da obra, o porquê de estar paralisada e também especificar a aplicação do nosso dinheiro naquela obra pública", explica.

Além da exposição dos motivos da interrupção, deverá conter na placa o telefone do órgão público responsável pela realização da obra e o prazo que permanecerá paralisada. Além disso, as explicações precisam ser prestadas de forma formal aos vereadores. "Nosso papel como vereadores é fiscalizar e por isso, além de informar a população por meio da placa, o órgão público responsável pela obra deverá publicar no site e no mural oficial do município, o relatório detalhado justificando os motivos da paralisação da obra e enviar esse relatório a câmara de vereadores", pontua o vereador autor.

Guia de fotos

Relacionados

Após um período de férias, a prefeita Solange Schlichting (Chica), reassumiu o comando da Prefeitura de Salete. Em ato realizado na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito em exercício, Adroaldo Brocardo, retransmitiu o cargo. Secretários municipais e o vereador Genoir Kniss estiveram presentes. Depois de assinar o documento de retransmissão de cargo, Adroaldo agradeceu novamente a prefeita Chica pela confiança depositada, destacou o trabalho realizado no período e falou da continuidade do governo. Chica [...]

Na noite do último sábado, 19, quatro pessoas foram presas pela Polícia Militar, suspeitas de envolvimento no roubo ocorrido em Pouso Redondo no dia 16/01/2019. O fato aconteceu na Rua Prefeito Benjamin Bini. Por volta das 19h30, a Polícia Militar de Pouso Redondo visualizou um veículo cujos ocupantes estavam em atitude suspeita. Ao tentar realizar a abordagem o carro fugiu do local e acabou colidinho com outro veículo. Ao colidir, os ocupantes abandonaram o veículo e fugiram a pé, não sendo mais localizados. Tempos depois, um tá [...]

Os moradores de Ibirama, ou cidadãos que possuem imóveis no município, já podem retirar o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no Setor de Tributação da Prefeitura, localizado na rua Dr. Getúlio Vargas, 70, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também existe a possibilidade de fazer o download do documento no site da prefeitura (www.ibirama.sc.gov.br), na aba Portal do Cidadão. O município oferece descontos significativos para os contribuintes que pagarem o Imposto em parcela única. [...]

Os ibiramenses que participaram da Copa América de Downhill 4X, realizada no último fim de semana, em São Roque, SP, não alcançaram o pódio durante a competição. Rainha da Montanha no ano passado, Bruna Ulrich foi desclassificada na semifinal por percorrer parte da pista fora do traçado. O mesmo aconteceu com Lucas Borba, jogado para fora da pista, na penúltima curva da corrida da semifinal, após o choque com um dos adversários. A estreante Ana Maria Xavier dos Santos também parou na semifinal. "Foi muito legal a experiência em p [...]

Fale conosco