INFORMAÇÃO / Saúde

image

O uso de lentes de contato, uma alternativa


Atualmente muitos pacientes utilizam as lentes de contato, não somente pela finalidade estética mas também com finalidade terapêutica. Os pacientes onde a cirurgia refrativa foi contra indicada podem se beneficiar deste recurso que são as lentes de contato.

As lentes de contato são uma alternativa para pacientes que não queiram usar óculos ou realizar cirurgia refrativa. Algumas lentes possuem alta permeabilidade de oxigênio como as lentes de silicone hidrogel, lentes de descarte diário, e lentes rígidas de alta transmissibilidade de oxigênio.

O uso das Lentes Beneficiam os pacientes com miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, conhecida como vista cansada que inicia na grande maioria da população após os 40 anos. Os pacientes que apresentam córneas Irregulares, ceratocones, pacientes pós transplante de córnea, pós cirurgia de implante anel intra- -estromal podem obter uma visão satisfatória com o uso das lentes de contato, principalmente rígidas, gás permeáveis e atualmente com as lentes de contato semi -Esclerais e esclerais.

As lentes de contato requerem cuidados com seu uso e manutenção, existem riscos com o uso indevido das lentes de contato como infecção. Existem casos mais graves de úlceras de Córnea que podem evoluir para transplante, estas infecções podem ser ocasionadas por fungos, bactérias e protozoários.

As bactérias nas lentes de contato esta usualmente relacionada a hábitos inadequados, não descarte das lentes no prazo certo, limpeza e desinfecção incorretas e por contaminação das soluções de limpeza das lentes. Os cuidados com as lentes são de extrema importância, recomendo não dormir com as lentes, evitar usar soro fisiológico, água corrente ou saliva, não reaproveitar a solução para limpeza, estes cuidados ajudam na prevenção das infecções por uso de lentes de contato.

A recomendação é sempre consultar um oftalmologista para uma boa adaptação das lentes de contato e as devidas orientações sobre seu uso, sua manutenção e uso de colírios com as lentes quando necessário.

MARCUS TABOX
OFTALMOLOGIA
CRM/SC 18183 | RQE 10091 | FLORIANÓPOLIS
RSAUDE

Relacionados

Alunos das duas Escolas Modelo de Rio do Sul que participam de um curso de robótica oferecido pelo Sesi estarão envolvidos a partir desta quinta-feira no Festival de Educação, Tecnologia e Inovação. Promovido pelo próprio Sesi até sábado, o evento vai reunir representantes de todo o Estado em atividades educativas e que envolvem a tecnologia e a inovação. Os alunos passaram por dois meses de aprendizado para cumprir tarefas neste evento. Será realizada uma competição de robótica, além de outras missões que envolvam a inovaç [...]

Ibirama recebe neste fim de semana, mais de 300 ciclistas de diversas cidades de Santa Catarina, para participar do 2º Desafio de Mountain Bike Vale de Aventuras. O objetivo do desafio é permitir que todos os competidores possam concluir a prova, superando seus limites. Para isso, a organização teve um cuidado especial na definição do trajeto, o que contou com o apoio do atleta de Downhill de Ibirama, Lucas Borba. De acordo com Angélica Krieser, uma das organizadoras do evento, o percurso pode ser pecorrido por qualquer competidor, com [...]

Apontar os desafios a serem enfrentados e discutir ações para garantir o pleno acesso de crianças e adolescentes às políticas sociais, como também, formular propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência e elaborar ações para garantir a promoção da igualdade e proteção integral desse público. Estes foram os objetivos da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no dia 11 de outubro, em Ibirama. Representantes de escolas e dos Serviços da Política de Assistência Social, co [...]

A equipe da Secretaria de Educação de Ituporanga e unidades escolares recebeu a Assessoria Educacional da AMAVI esteve no Município de Ituporanga na noite desta quarta-feira, dia 17 de outubro, para apresentação e treinamento dos professores e coordenadores pedagógicos. A partir do ano de 2019 os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental não usarão mais diário impresso para registro de frequência, aulas e resultado de avaliações dos alunos. As informações lançadas online (Web) no Portal do Professor ficam imediat [...]

Fale conosco