INFORMAÇÃO / Saúde

image

Programa Saúde do Trabalhador já atendeu 5 mil trabalhadores em 2017


Projeto realiza atividade laboral e encaminhamento para exames e consultas médicas do próprio local de trabalho

Em 2017 o programa Saúde do Trabalhador completa 10 anos em Rio do Sul. Além da costumeira ginástica laboral, o projeto atende os trabalhadores no próprio local de trabalho. Ocasião em que, conforme necessidade, também são realizados encaminhamentos para exames. Neste ano, um total 75 empresas foram atendidas, número que é 20% maior que o do ano passado. De janeiro a novembro 4955 trabalhadores foram atendidos.

A lista de serviços é composta por: hemograma completo, glicemia em jejum, colesterol, HDL/colesterol bom, triglicerídeos, exames para análise renal (como ureia e creatinina), TSH-Hormônio Estimulante de Tireoide que é para mulher acima de 35 anos e exame de próstata para homens acima de 40 anos.

Além de exames preventivos femininos, encaminhamento para mamografia (para trabalhadoras acima de 40 anos). Desde o começo do ano já foram feitos mais de 37 mil exames laboratoriais e, até o momento, a Secretaria de Saúde contabiliza 804 coletas de exames preventivos.

"Nós entendemos que, devido à correria habitual dos trabalhadores, às vezes o cuidado com a saúde fica em segundo plano. Com o nosso programa de saúde pública podemos oferecer agilidade no agendamento de exames. Isso significa que, além de o funcionário não precisar sair do local de trabalho, fica menos tempo em fila para atendimento e, assim, otimiza tempo", ressalta o prefeito José Thomé.

O investimento do programa foi dobrado em relação a 2016. Neste ano, o incremento foi de cerca de R$ 300 mil. Parte do valor foi utilizado para adicionar três novos exames: ureia, creatinina e tsh. "Neste ano, a Secretaria de Saúde tem o orgulho de atingir a marca de quase 5 mil trabalhadores atendidos de março até outubro. Um saldo considerável no ano em que o programa completa uma década", pondera a secretaria de Saúde, Sueli Oliveira.

Prevenção
A enfermeira responsável pelo programa de Atenção a Saúde do Trabalhador, Débora Campos, destaca que o programa inclui o trabalho de prevenção e alongamento, além de conscientizar os trabalhadores da importância da prática regular de atividade física. "É nossa função, como profissionais da saúde, gerar consciência. São resultados positivos que são frutos de ações simples e que podem, naturalmente, fazer parte do cotidiano das pessoas". É importante frisar que a prática de atividade física também faz parte do entendimento de saúde pública. Com hábitos saudáveis diminui o número de pessoas propensas a problemas de saúde e isso reflete na demanda de atendimento em postos de saúde, por exemplo.

No final das atividades o prefeito entrega o certificado "Empresa Amiga do Trabalhador". Thomé explica que é um selo que faz referência à preocupação e sensibilidade humana da empresa com os funcionários". O programa Saúde do Trabalhador foi institucionalizado como política pública permanente, o que garante a continuidade independente da mudança de gestão municipal.

Para 2018 existe a intenção de incluir novos exames, mudar a temática das palestras para aumentar a interatividade com o público e pensar novas maneiras de reforçar a conscientização de atividade física, frisa a enfermeira responsável pelo programa. O saldo é positivo, pois o cadastro é feito anualmente e os empresários que já conhecem o programa se inscrevem no ano seguinte.

Ainda é possível fazer inscrição neste ano. O serviço é totalmente gratuito. Os empresários interessados podem efetuar cadastro no link: https://goo.gl/82uaTv

Mário Dáud

Relacionados

Quem passar pela 26ª Feira de Oportunidades da Viacredi Alto Vale, que será realizada de 27 a 29 de julho no Centro de Eventos Hermann H. Purnhagen em Rio do Sul, poderá participar de workshop e palestra gratuitamente. "O evento tem como principal objetivo valorizar a economia local. Entendemos que a capacitação é fundamental para melhorar ainda mais o desempenho dos empreendedores da nossa região", salienta o Diretor de Operações da Viacredi Alto Vale, Gilmar Luiz Facchini. A capacitação será destaque na programaç [...]

1. Leitura do parecer de redação final do PROJETO DE LEI N° 18/2018 do Executivo que: AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REPASSAR RECURSOS FINANCEIROS A CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE TROMBUDO CENTRAL CDL E, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Leitura de redação final 2. Leitura do parecer de redação final do PROJETO DE LEI N° 20/2018 do Executivo que: DENOMINA CANCHA DE LAÇO. leitura de redação final 3. Discussão e 2° votação do PROJETO DE LEI N° 22/2018 do Executivo: AUTORIZA REALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PREMIAÇ [...]

O Deputado Aldo Schneider, presidente da Assembleia Legislativa, solicitou ao Governo Federal a liberação de recursos para a reparação da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II. A estrutura localizada na rodovia BR-470/SC entre os municípios de Apiúna e Ibirama está em estado estrutural precário e necessita de manutenção urgente. A Rodovia BR 470/SC é essencial para economia de Santa Catarina pois serve de corredor para o escoamento da produção empresarial de diversas regiões do Estado. A ponte está localizada no Km 11 da BR-470/SC, [...]

Exercício cênico inspirado na obra de Eugène Ionesco é encenado na quinta-feira, dia 19 O semestre letivo do curso de teatro da Fundação Cultural de Rio do Sul termina com mostras artísticas. Os alunos do curso de teatro adulto apresentam o exercício cênico Jogos de massacre na quinta-feira, 19 de julho, 20h, com entrada gratuita e classificação de 16 anos. Jogos de massacre é uma obra Eugène Ionesco e do chamado teatro do absurdo. A direção da apresentação é do ator e professor Thiago Becker. No enredo, uma [...]

Fale conosco