INFORMAÇÃO / Agricultura

image

Jovens agricultores recebem curso de mecânica em tratores e máquinas


Um grupo de 14 jovens agricultores de Salete concluiu nesta quarta-feira (25), o curso de manutenção preventiva de tratores e máquinas agrícolas realizado através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A capacitação gratuita foi trazida ao município pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais da cidade de Taió.

Nos três dias de aprendizado, de segunda a quarta-feira, os jovens receberam conhecimentos sobre o funcionamento, manutenção, técnicas de segurança, regulagem e operacionalização de tratores e máquinas agrícolas. As aulas teóricas e práticas ocorreram no auditório da câmara de vereadores e no pátio da secretaria de obras e serviços. Gabriel Locks, que reside na comunidade de Rio Herta, foi um dos alunos e aprovou a realização do curso.

"Nas aulas foram repassadas questões importantes, que não tínhamos o conhecimento. Aprendemos as principais formas de manutenção, a maneira correta e como evitarmos os erros que cometíamos no dia a dia. O curso foi bem lucrativo, também pela parte preventiva do condutor", comentou.

O professor de mecanização da Unoesc, Antônio Júlio Schneider, ministrou o curso do Senar, que contou com uma carga horária de 16 horas/aula. Na fala ele destacou que ficou contente com a adesão e a atenção dos participantes nas lições repassadas.

"No primeiro dia passamos toda a parte teórica voltada à segurança do operador, a manutenção preventiva e periódica dos tratores e máquinas agrícolas. Nos demais encontros os jovens também colocaram a mão na massa e realizaram alguns testes. Com os ensinamentos colocados em prática eles poderão reduzir os gastos com a mecânica e o consumo de combustível, na simples troca correta de óleo, filtro e aditivos", concluiu Antônio.

Além de buscar o curso ao município, durante os três dias a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente forneceu a alimentação, café da manhã e da tarde aos participantes. Ainda, a secretária, Anadir Koch Belli, acompanhou parte da programação das aulas.

Relacionados

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 06/2018, PARA DISCUSSÃO DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 06/2018, REFERENTE AO PARCELAMENTO DE SOLO NO MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL. A Câmara Municipal de Trombudo Central, através de sua Mesa Diretora e da Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo do Poder Legislativo Municipal, em consonância com as atribuições que lhes conferem a Lei Orgânica do Município E Regimento Interno da Câmara Municipal, convocam as entidades civis organizadas do municípi [...]

Discussão e 2°votação do Projeto de Lei n° 30/2018 do Executivo que: DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA (LDO) PARA 2019, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, COM A REDAÇÃO DAS EMENDAS TIPO MODIFICATIVAS DO LEGISLATIVO N° 01,02 E 03/2018 AO PROJETO. Sendo aprovado em segunda votação [...]

Na tarde desta quinta-feira (11) a prefeita, Solange Schlichting (Chica), esteve no 13° Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, em Rio do Sul, participando da solenidade de entrega de 15 novas viaturas para a região. Os veículos são Fiat, Palio Wekend Adventure, com cela, dispositivo sonoro e luminoso, provenientes do programa Pacto por Santa Catarina, do Governo do Estado. No ato, Chica entregou a chave do veículo ao comandante do Batalhão da Polícia Militar no município de Salete, Sargento Borba. A viatura renova a frota e [...]

O maior baile com chopp do Alto Vale do Itajaí vai ocorrer no segundo sábado de novembro, no Clube de Caça e Tiro Mosquito, em Agronômica. A décima quinta edição do Agrochopp vai ocorrer no dia 10 de novembro, a partir das 22h30, com a animação da Banda Kaso Novo. "Este ano vai ser ainda melhor. Conseguimos escolher uma banda que é sempre muito elogiada e muitos já estão comentando de forma positiva. Isso é muito bom. Agora a nossa meta é vender os ingressos e fazer com que as pessoas possam se divertir bastante no baile", des [...]

Fale conosco