INFORMAÇÃO / Agricultura

image

Jovens agricultores recebem curso de mecânica em tratores e máquinas


Um grupo de 14 jovens agricultores de Salete concluiu nesta quarta-feira (25), o curso de manutenção preventiva de tratores e máquinas agrícolas realizado através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A capacitação gratuita foi trazida ao município pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais da cidade de Taió.

Nos três dias de aprendizado, de segunda a quarta-feira, os jovens receberam conhecimentos sobre o funcionamento, manutenção, técnicas de segurança, regulagem e operacionalização de tratores e máquinas agrícolas. As aulas teóricas e práticas ocorreram no auditório da câmara de vereadores e no pátio da secretaria de obras e serviços. Gabriel Locks, que reside na comunidade de Rio Herta, foi um dos alunos e aprovou a realização do curso.

"Nas aulas foram repassadas questões importantes, que não tínhamos o conhecimento. Aprendemos as principais formas de manutenção, a maneira correta e como evitarmos os erros que cometíamos no dia a dia. O curso foi bem lucrativo, também pela parte preventiva do condutor", comentou.

O professor de mecanização da Unoesc, Antônio Júlio Schneider, ministrou o curso do Senar, que contou com uma carga horária de 16 horas/aula. Na fala ele destacou que ficou contente com a adesão e a atenção dos participantes nas lições repassadas.

"No primeiro dia passamos toda a parte teórica voltada à segurança do operador, a manutenção preventiva e periódica dos tratores e máquinas agrícolas. Nos demais encontros os jovens também colocaram a mão na massa e realizaram alguns testes. Com os ensinamentos colocados em prática eles poderão reduzir os gastos com a mecânica e o consumo de combustível, na simples troca correta de óleo, filtro e aditivos", concluiu Antônio.

Além de buscar o curso ao município, durante os três dias a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente forneceu a alimentação, café da manhã e da tarde aos participantes. Ainda, a secretária, Anadir Koch Belli, acompanhou parte da programação das aulas.

Relacionados

No dia 11 ocorreu a entrega dos certificados Pensando em preparar os adolescentes para o mercado de trabalho, em maio deste ano a Administração Municipal de Rio do Oeste firmou uma parceria com o Senai e com a Gerência Regional de Educação de Rio do Sul, através da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR). Com isso, foi oferecido a um grupo de estudantes da Escola de Educação Básica Expedicionário Mário Nardelli o Curso Profissionalizante de Auxiliar Administrativo. As aulas nas dependências da escola eram semanais, sempre no p [...]

Um adolescente de 17 anos foi apreendido por policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar na tarde desta quarta-feira, 13, após cometer roubo no Bairro Progresso, em Pouso Redondo. O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de Taió foi acionado por volta das 16h para atender uma ocorrência de roubo a mercado na Rua Irineu Bornhausen. De acordo com a vítima, dois homens teriam entrado no estabelecimento, armados com um revólver, e levaram aproximadamente R$ 4 mil do caixa. O solicitante também repassou as características do [...]

Ação é uma forma de aquecer a economia municipal O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, se reuniu com equipe técnica para tratar da regulamentação de comerciantes informais. A proposta é incentivar a boa prática comercial para que ambulantes irregulares efetuem cadastro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Participaram da reunião, realizada na tarde do dia 14, equipe de governo e integrantes da Guarda Municipal. Ainda nesta quinta-feira haverá blitz educativa para conscientizar os ambulantes sobre a importância de [...]

Ótima notícia para o Alto Vale do Itajaí. O reitor da UDESC Marcus Tomasi ligou para o deputado Aldo Schneider e informou que o campus de Ibirama vai receber a partir de 2018 o curso de graduação em Engenharia Civil. Com o inicio deste curso, o Alto Vale terá mais uma oportunidade de estudo totalmente gratuito. A UDESC atualmente está ampliando suas dependências no município de Ibirama, com investimento e obras no valor aproximado de R$ 6 milhões. O pedido foi solicitado pelo Prefeito de Ibirama Adriano Poffo junto com o Presiden [...]

Fale conosco