INFORMAÇÃO / Educação

image

Encaminhamentos de trabalho e políticas assistenciais são destaques da Seades


Cursos de qualificação profissional e abertura de CRAS são algumas das principais ações da pasta

As atividades da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Social (Seades) foram diversas. Houve ações em destaque como cursos profissionalizantes, ações multidisciplinares para fortalecer vínculo entre famílias que apresentam risco de vulnerabilidade social, aprovação de projetos sociais para crianças e adolescentes, dentre outras.

Neste ano, um total de 240 trabalhadores receberam certificado de cursos profissionalizantes no novo Centro de Qualificação Profissional (CQP), aberto para atender a uma demanda crescente de profissionalização. Os alunos participaram de capacitações gratuitas em áreas como informática, panificação, salgado e confeitaria. "Eu considero a agenda de cursos muito importante. O saldo é de avanço para políticas de assistência social. As capacitações foram criadas a partir de demandas da própria comunidade. E nós a enxergamos como chance para uma efetiva mudança de vida", aponta a secretária da Seades, Danielle Zanella.

Dentro do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD), outra oportunidade para quem está fora do mercado de trabalho e precisa de uma atividade, o número de contratações foi três vezes maior do que no ano passado. São 121 pessoas que, depois de sete meses sem trabalho, ganharam uma chande de mudança profissional e também de qualificação, já que é uma exigência do PEAD que o trabalhador realize cursos.

"Outra característica a se ressaltar é que boa parte da mão de obra que conclui os cursos é aproveitada para integrar equipe de funcionários da Prefeitura. Muitos desses trabalhadores atuam em cargos de serviços gerais em secretarias como a de Obras, Educação e Assistência Social", declara Danielle.

A partir de dezembro Rio do Sul passou a ser atendida de forma integral pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Central. Esta era a única área que não recebia cobertura. Enquanto no CRAS Barragem, no Condomínio Marcolino Felippe, na Barra do Trombudo, houve atendimento socioassistencial para as 300 famílias, o que totaliza 2,5 mil pessoas. Foram desenvolvidas atividades de grupo para fortalecimento de vínculo, práticas de reciclagem de materiais e horta comunitária.

Trabalho contribui com necessidades das famílias
Com o mesmo comprometimento de combater situações de violência doméstica, a Seades administra o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O centro oferece serviço especializado para crianças, mulheres e idosos em situação de ameaça ou violação de direitos. Em 2017 o CREAS atendeu 2,2 mil pessoas, sendo que deste total 627 foram casos de adolescentes em medidas socioeducativas e 352 de pessoas em situação de rua.

No quesito elaboração de projetos e iniciativas sociais, a Secretaria logrou êxito ao ter 10 Projetos aprovados pelo Fundo de Infância e Adolescência - FIA. Sendo a única cidade do Alto Vale a ser beneficiada. "Nós fomos o 8º município do Estado em arrecadação. Os projetos integram áreas como esporte, cultura, profissionalização e lazer", pondera Danielle.

Ainda neste segmento, Rio do Sul foi o primeiro município no Estado a assinar convênio de cooperação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - Peti. "A Capital do Alto Vale recebeu o destaque em nível estadual nas ações estratégicas de erradicação de trabalho infantil. A maior ênfase foi na publicidade. Foram realizadas campanhas e elaboração de materiais informativos para contemplar rede de atendimento a criança e adolescente nos diversos setores como Educação, Saúde e Ministério do Trabalho".

Relacionados

A oficialização da desistência da candidatura à reeleição do deputado Aldo Schneider foi cercada de emoção e de sentimento familiar. "A minha vontade e o meu desejo é que seja o Jerry", frase do parlamentar para a esposa Marita Otto Schneider, que mesmo abalada com a situação de saúde do marido, conseguiu repassá-la durante a coletiva de imprensa em Rio do Sul. A coletiva de imprensa ocorreu na manhã de quarta-feira (15) com a presença do parceiro e deputado federal Rogério Peninha Mendonça, coordenadores e líderes do MDB d [...]

A prefeita Solange Schlichting (Chica) decretou luto oficial de três dias nesta quarta-feira (15), pela morte do ex-vice-prefeito, Nelson Moser, 55 anos, ocorrido hoje no Hospital e Maternidade Santa Terezinha, em Salete. Ele vinha a alguns anos se tratando contra um câncer. Nelson Moser ocupou o cargo de vice-prefeito de Salete entre os anos de 2001 a 2004, na então administração do prefeito Ademir Niehues. No decreto publicado, além de ser lembrado pela atuação na carreira política, é destacado a sua trajetória no ramo empresaria [...]

Ruas da Vila Nova e Fundo Gabiroba também serão beneficiadas Com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida à população, a Prefeitura de Rio do Oeste investe recursos próprios em obras de saneamento básica. Nesta semana, três ruas da área central da cidade estão sendo contempladas. Uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos trabalha na colocação de tubos de 30 centímetros de diâmetro na rua Francisco Russi, do bairro Bela Vista. O projeto prevê a construção da estrutura em um trecho de 100 metros. O mesmo serviço ocor [...]

As brincadeiras mexem com o imaginário, auxiliam no desenvolvimento e no crescimento das crianças. Pensando nisso, uma nova ação da Administração Municipal de Salete coloriu a frente de unidades escolares e partes da Praça Raimundo Tamanini, ao lado da Prefeitura. Pintada no chão da calçada ou no pátio da Praça, as amarelinhas agora encantam e divertem a criançada. O jogo é um desafio de equilíbrio que te leva do início da figura para o término, que é o céu. Joga, pula, agacha e pega a pedrinha. Tudo isso sem pis [...]

Fale conosco