INFORMAÇÃO / Educação

image

Encaminhamentos de trabalho e políticas assistenciais são destaques da Seades


Cursos de qualificação profissional e abertura de CRAS são algumas das principais ações da pasta

As atividades da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Social (Seades) foram diversas. Houve ações em destaque como cursos profissionalizantes, ações multidisciplinares para fortalecer vínculo entre famílias que apresentam risco de vulnerabilidade social, aprovação de projetos sociais para crianças e adolescentes, dentre outras.

Neste ano, um total de 240 trabalhadores receberam certificado de cursos profissionalizantes no novo Centro de Qualificação Profissional (CQP), aberto para atender a uma demanda crescente de profissionalização. Os alunos participaram de capacitações gratuitas em áreas como informática, panificação, salgado e confeitaria. "Eu considero a agenda de cursos muito importante. O saldo é de avanço para políticas de assistência social. As capacitações foram criadas a partir de demandas da própria comunidade. E nós a enxergamos como chance para uma efetiva mudança de vida", aponta a secretária da Seades, Danielle Zanella.

Dentro do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD), outra oportunidade para quem está fora do mercado de trabalho e precisa de uma atividade, o número de contratações foi três vezes maior do que no ano passado. São 121 pessoas que, depois de sete meses sem trabalho, ganharam uma chande de mudança profissional e também de qualificação, já que é uma exigência do PEAD que o trabalhador realize cursos.

"Outra característica a se ressaltar é que boa parte da mão de obra que conclui os cursos é aproveitada para integrar equipe de funcionários da Prefeitura. Muitos desses trabalhadores atuam em cargos de serviços gerais em secretarias como a de Obras, Educação e Assistência Social", declara Danielle.

A partir de dezembro Rio do Sul passou a ser atendida de forma integral pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Central. Esta era a única área que não recebia cobertura. Enquanto no CRAS Barragem, no Condomínio Marcolino Felippe, na Barra do Trombudo, houve atendimento socioassistencial para as 300 famílias, o que totaliza 2,5 mil pessoas. Foram desenvolvidas atividades de grupo para fortalecimento de vínculo, práticas de reciclagem de materiais e horta comunitária.

Trabalho contribui com necessidades das famílias
Com o mesmo comprometimento de combater situações de violência doméstica, a Seades administra o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O centro oferece serviço especializado para crianças, mulheres e idosos em situação de ameaça ou violação de direitos. Em 2017 o CREAS atendeu 2,2 mil pessoas, sendo que deste total 627 foram casos de adolescentes em medidas socioeducativas e 352 de pessoas em situação de rua.

No quesito elaboração de projetos e iniciativas sociais, a Secretaria logrou êxito ao ter 10 Projetos aprovados pelo Fundo de Infância e Adolescência - FIA. Sendo a única cidade do Alto Vale a ser beneficiada. "Nós fomos o 8º município do Estado em arrecadação. Os projetos integram áreas como esporte, cultura, profissionalização e lazer", pondera Danielle.

Ainda neste segmento, Rio do Sul foi o primeiro município no Estado a assinar convênio de cooperação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - Peti. "A Capital do Alto Vale recebeu o destaque em nível estadual nas ações estratégicas de erradicação de trabalho infantil. A maior ênfase foi na publicidade. Foram realizadas campanhas e elaboração de materiais informativos para contemplar rede de atendimento a criança e adolescente nos diversos setores como Educação, Saúde e Ministério do Trabalho".

Relacionados

A Secretaria de Agricultura de Rio do Campo em parceria com o Senar, oferecerá o curso de Instalação e Manutenção de Redes Elétricas. O treinamento é gratuito e será realizado nos dias 23 e 24 de maio de 2018 no Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), localizado em frente à Prefeitura. O horário do curso é das 8h às 17h, com almoço gratuito aos participantes. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de maio. Para participar basta ter 18 anos completos. Os interessados devem entrar em contato com a Sec [...]

Quatro partidas eliminatórias vão definir as equipes classificadas para as semifinais do Campeonato Municipal de Futebol de Rio do Sul - Taça Kaishi Asian Food. Os jogos serão disputados no domingo, com as tradicionais rodadas duplas, acontecendo em dois estádios do município. Às 10h jogam Taboão/Arena Tite contra Boa Vista/Art Jóias no Estádio Municipal Alfredo João Krieck. No mesmo horário, no Campo do Guarani, se enfrentam Milan Futebol Clube e Box Top. Pela tarde jogam as equipes com melhor campanha nos dois grupos. O Guarani, [...]

Zeli da Silva defende que questões do Conselho de Ciência passem pelos vereadores Transparência e representatividade foram alguns dos princípios que levaram a vereadora Zeli da Silva a propor a emenda 20/2018, supressiva, aditiva e modificativa ao projeto de lei complementar Nº 10, de 9 de março de 2018, que cria e dispõe sobre a política municipal de ciência, tecnologia e inovação e estabelece medidas de incentivo e apoio às suas ações e estratégias no ecossistema empresarial, empreendedor, acadêmico e social no município. [...]

Até o início deste ano, a taxa administrativa cobrada pela Caixa Econômica Federal (CEF) para intermediação da transferência de recursos às prefeituras (para uma obra ou contrato viabilizado por uma emenda parlamentar) era de 2,5%. Em janeiro, o Ministério do Planejamento editou uma instrução normativa com novas regras para esses repasses, elevando o percentual da taxa para até 11,9%. A decisão gerou revolta, principalmente entre os gestores de pequenos municípios que seriam os mais prejudicados. Ao saber da notícia, o senador [...]

Fale conosco