INFORMAÇÃO / Desenvolvimento

image

Departamento de Planejamento de Rio do Sul recebe mais de 6.400 protocolos


Mudanças do Plano Diretor, estudo socioambiental e desburocratização são algumas metas para o ano que vem

De janeiro a novembro deste ano, o Departamento de Planejamento da Prefeitura de Rio do Sul movimentou mais de 6.400 protocolos. Os documentos são referentes a requerimentos, consultas de viabilidade, laudos, solicitações de alvarás e demais procedimentos que são de responsabilidade do setor. Outro número significativo é de cerca de 3.000 registros de processos relacionados à abertura de empresas.

No mesmo período também foram emitidas 370 autorizações para construções, reformas e ampliações e ainda 55 permissões para parcelamentos de solo - denominação utilizada para desmembramentos, loteamentos e terraplanagens, por exemplo. Além das atividades cotidianas do Departamento de Planejamento, em 2017, os servidores estão trabalhando em projetos que visam melhorar os serviços oferecidos pelo setor.

"Neste ano também atuamos na identificação dos pontos fracos do setor e na busca de ações para superá-los. Foi um período de bastante aprendizado e a cada dia estivemos empenhados em aprimorar o funcionamento do Departamento", reforça o diretor de Análise de Projetos e Plano Diretor, Kanauan Jasper.

Entre as atividades realizadas pelo setor está a criação da lei complementar que sugere regularização de edificações em desacordo com o Plano Diretor da cidade. Na prática, proprietários de obras prontas que estão com alguma desconformidade com a legislação, ganham o direito de buscar a regulamentação através de medidas compensatórias previstas em um termo de ajuste de conduta.

Outra ação importante do setor em 2017 foi a finalização da etapa do Estudo Socioambiental dos três grandes rios do município e dos ribeirões. A consolidação de toda a análise deverá ser concluída no próximo ano e prevê uma avaliação das áreas de preservação permanente nas margens.

Grupos de trabalho também foram criados para revisar o Plano Diretor. Conforme Jasper, a primeira etapa de verificação do Código de Edificações já foi concluída e a intenção é que no próximo ano toda a legislação seja reavaliada.

A tecnologia tem colaborado para deixar os trabalhos do Departamento de Planejamento mais transparentes. Desde agosto, as atas das reuniões da Comissão Permanente do Plano Diretor estão disponíveis no site da Prefeitura para acesso da população. A implementação do Processo Digital é mais um projeto que teve início neste ano e para 2018 deve diminuir a quantidade de documentos em papel recebidos pelo setor. A intenção é que os arquivos sejam enviados pelos cidadãos de forma on-line.

Para 2018, o diretor afirma que um dos grandes projetos do setor será a criação de legislação específica para regularização fundiária. "Queremos ainda capacitar nossos colaboradores para o atendimento da população e reestruturar o Departamento com a vinda de novos profissionais e compra de equipamentos. Nosso objetivo é alcançar as expectativas da comunidade da melhor forma possível e dentro da legalidade", finaliza.

Relacionados

Quem passar pela 26ª Feira de Oportunidades da Viacredi Alto Vale, que será realizada de 27 a 29 de julho no Centro de Eventos Hermann H. Purnhagen em Rio do Sul, poderá participar de workshop e palestra gratuitamente. "O evento tem como principal objetivo valorizar a economia local. Entendemos que a capacitação é fundamental para melhorar ainda mais o desempenho dos empreendedores da nossa região", salienta o Diretor de Operações da Viacredi Alto Vale, Gilmar Luiz Facchini. A capacitação será destaque na programaç [...]

1. Leitura do parecer de redação final do PROJETO DE LEI N° 18/2018 do Executivo que: AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REPASSAR RECURSOS FINANCEIROS A CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE TROMBUDO CENTRAL CDL E, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Leitura de redação final 2. Leitura do parecer de redação final do PROJETO DE LEI N° 20/2018 do Executivo que: DENOMINA CANCHA DE LAÇO. leitura de redação final 3. Discussão e 2° votação do PROJETO DE LEI N° 22/2018 do Executivo: AUTORIZA REALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PREMIAÇ [...]

O Deputado Aldo Schneider, presidente da Assembleia Legislativa, solicitou ao Governo Federal a liberação de recursos para a reparação da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II. A estrutura localizada na rodovia BR-470/SC entre os municípios de Apiúna e Ibirama está em estado estrutural precário e necessita de manutenção urgente. A Rodovia BR 470/SC é essencial para economia de Santa Catarina pois serve de corredor para o escoamento da produção empresarial de diversas regiões do Estado. A ponte está localizada no Km 11 da BR-470/SC, [...]

Exercício cênico inspirado na obra de Eugène Ionesco é encenado na quinta-feira, dia 19 O semestre letivo do curso de teatro da Fundação Cultural de Rio do Sul termina com mostras artísticas. Os alunos do curso de teatro adulto apresentam o exercício cênico Jogos de massacre na quinta-feira, 19 de julho, 20h, com entrada gratuita e classificação de 16 anos. Jogos de massacre é uma obra Eugène Ionesco e do chamado teatro do absurdo. A direção da apresentação é do ator e professor Thiago Becker. No enredo, uma [...]

Fale conosco