INFORMAÇÃO / Economia

image

Cooperativa vai receber espaço no Boa Vista para gerenciar a distribuição de alimentos do Programa d


O prefeito José Thomé autorizou a cessão de uso de um imóvel no bairro Boa Vista à Cooperação Cooperativa Agrícola Familiar Serra Taboão, para que seja utilizado para depósito de itens alimentícios fornecidos pelos agricultores que participam do Programa de Compra Direta da Merenda Escolar. O espaço fica em um antigo salão que pertence à prefeitura e hoje está sem uso, ficando muito próximo da Secretaria de Educação, que é a principal interessada no programa que fornece diversos itens para a merenda.

Em conversa na tarde de quinta-feira no gabinete com o presidente da cooperativa, Angelo Hermann e a esposa e diretora financeira, Valdelice Hermann, o prefeito comentou sobre a importância da parceria para ajudar no recebimento e distribuição dos itens alimentícios, logística de entrega e questões financeiras.

O Programa de Compra Direta oferece através de edital, a aquisição de produtos de origem da lavoura de Rio do Sul, eliminando assim a compra de produtores de outras cidades, incentivando a agricultura familiar. No ano passado, foi investido em torno de R$ 530 mil somente nesta modalidade. Agricultores fornecem frutas, verduras, legumes, pães, bolachas, geleias, sucos e outros derivados para alimentação das escolas. O preço é equivalente ao do mercado, valorizando a economia local e gerando incremento de renda para as famílias.

O termo de cessão vale por cinco anos, podendo ser renovado por igual período. Agora, a cooperativa poderá investir no local para sistemas de acondicionamento de alimentos e logística. A prefeitura deve auxiliar ainda com uma parceria para uma câmara fria.

"A cooperativa já estava com planos de alugar um imóvel para suas atividades e atender os cerca de 25 agricultores envolvidos no Compra Direta. Agora, teremos uma redução de custos e isso vai ajudar toda a cadeia de fornecedores", explica Hermann.

O prefeito José Thomé ressaltou que a intenção é sempre melhorar o atendimento aos agricultores e fortalecer o Programa da Compra Direta. "Quanto melhor for o serviço e o rendimento do trabalho, mais pode ser gerado de renda para os agricultores, o que beneficia diretamente as escolas e as crianças que ganham alimentação de qualidade e variada todos os dias", destacou.

Relacionados

1. Leitura do parecer de redação final do PROJETO DE LEI N°16/2018 do Executivo que: RATIFICA A RESOLUÇÃO N°01, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2018, DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL MULTIFINALITÁRIO DOS MUNICÍPIOS DA AMAVI - CIM - AMAVI QUE ALTERA O CONTRATO DE CONSÓRCIO PÚBLICO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 2. Discussão e 2° Votação do Projeto de Lei N° 17/2018 "ALTERA A LEI 1990 DE 24 DE NOVEMBRO DE 2017 QUE INSTITUI O PROGRAMA DE INCENTIVO E DESCONTO, DENOMINADO "IPTU VERDE", NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL E DÁ OUTRAS PROVID [...]

O município de Salete terá no dia 27 de junho, uma ação itinerante para o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Os produtores rurais poderão levar os vasilhames já tríplice-lavados até o ponto de coleta mais próximo. Para a entrega das embalagens, os produtores devem atentar para algumas orientações, deixá-las destampadas e furadas, as tampas devem ser colocadas em um saco separado, as caixas de papelão devem ser desmontadas e os vasilhames flexíveis também devem ser separados dos demais. Além disso, é necessá [...]

Iniciou nesta segunda-feira, 18 de junho, a obra de pavimentação asfáltica da Rua Hugo Haverroth em Ituporanga, uma das maiores obras da Administração Municipal, já que esta é a rua mais longa do perímetro urbano do município compreendendo um trajeto de quase 2 quilômetros. A pavimentação vai beneficiar diretamente mais de 200 famílias e indiretamente mais de 5 mil pessoas, que poderão utilizar a rua como caminho alternativo no acesso ao Centro da cidade, já que a Hugo Haverroth interliga três importantes bairros residenciais [...]

O fim de semana foi agitado para muitos atletas que participaram da programação esportiva da Olimbairros em Rio do Sul. Jogos em diversas modalidades foram realizados pela Fundação Municipal de Desportos (FMD) definindo os campeões no vôlei de areia, dominó, tranca, atletismo, ciclismo, xadrez e futevôlei. Além das modalidades que conheceram seus campeões, outros jogos foram realizados na bocha e futsal. Em ambas modalidades iniciou a segunda fase da competição, que se encerra no próximo sábado (23). No futevôlei quem venceu as [...]

Fale conosco