INFORMAÇÃO / Educação

image

Projeto incentiva alimentação saudável em escola municipal


Demonstrar práticas alimentares adequadas dentro da sala de aula e conseguir que os hábitos sejam levados pelos estudantes para o dia a dia. Um projeto está orientando alunos da escola municipal EEF Bernardo Rohden sobre uma alimentação saudável e nutricional.

Na última sexta-feira (11) a prefeita de Salete, Solange Schlichting (Chica), e a secretária de educação cultura e desporto, Joana Demori, acompanhadas da diretora, Solange Antunes dos Santos, conheceram de perto o trabalho desenvolvido em uma aula do 8º ano.

As ações são desempenhadas pela professora de ciências, Andréia Aparecida Torquato Estácio Schorner, em várias turmas, com o apoio da direção da unidade escolar. O conteúdo está previsto na grade curricular e engloba até oito aulas da disciplina. Ela fala como surgiu a ideia do projeto.

"O intuito maior foi trabalhar a alimentação dos alunos, frisamos na questão de ser nutricional e equilibrada, também falamos da importância dos integrais para o bom funcionamento do organismo. No início tivemos uma barreira para a aceitação deles, pois no mercado onde compramos os alimentos é tudo muito colorido, porém muitas vezes não é saudável. O que ouvíamos era isso não é bom, não são gostosas aquelas sementes, aqueles grãos".

De acordo com a professora quando se teve novamente outra ideia, tudo mudou, e os estudantes passaram a gostar mais do assunto. "Quando fizemos o café onde só tinha ingredientes ricos em fibras e nutrientes, eles perceberam que era saboroso e que dava para estar colocando isso na sua alimentação", falou Andréia. Ela destaca ainda que, apesar do conteúdo ser abordado em um determinado período, o aprendizado continua e várias questões são comentadas em sala durante o ano.

Para a secretária de educação cultura e desporto, Joana Demori, a escola é o melhor locar para disseminar informações que contribuem diretamente na vida das crianças. "Parabéns a todos, a professora, a direção da escola, mas principalmente aos alunos por desenvolver este projeto. Quando a gente vai desejar algo para alguém, desejamos sempre saúde, e isso começa por uma boa alimentação e prática de exercícios também", falou.

"Fiquei muito feliz pela iniciativa e pelo convite para ver tudo de perto. Eu sou adepta a alimentação saudável há muito tempo, pois cuidando disso, temos uma vida melhor, nosso organismo funciona bem. Parabéns pela ação, que busca trabalhar toda a comunidade, já que as crianças levam o que aprendem para os pais, demais familiares e amigos", comentou a prefeita, Solange Schlichting (Chica).

Ao final da fala da prefeita, da secretária e das apresentações do projeto, todos os presentes puderam saborear o café produzido de forma integral com a ajuda dos alunos.

Relacionados

A oficialização da desistência da candidatura à reeleição do deputado Aldo Schneider foi cercada de emoção e de sentimento familiar. "A minha vontade e o meu desejo é que seja o Jerry", frase do parlamentar para a esposa Marita Otto Schneider, que mesmo abalada com a situação de saúde do marido, conseguiu repassá-la durante a coletiva de imprensa em Rio do Sul. A coletiva de imprensa ocorreu na manhã de quarta-feira (15) com a presença do parceiro e deputado federal Rogério Peninha Mendonça, coordenadores e líderes do MDB d [...]

A prefeita Solange Schlichting (Chica) decretou luto oficial de três dias nesta quarta-feira (15), pela morte do ex-vice-prefeito, Nelson Moser, 55 anos, ocorrido hoje no Hospital e Maternidade Santa Terezinha, em Salete. Ele vinha a alguns anos se tratando contra um câncer. Nelson Moser ocupou o cargo de vice-prefeito de Salete entre os anos de 2001 a 2004, na então administração do prefeito Ademir Niehues. No decreto publicado, além de ser lembrado pela atuação na carreira política, é destacado a sua trajetória no ramo empresaria [...]

Ruas da Vila Nova e Fundo Gabiroba também serão beneficiadas Com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida à população, a Prefeitura de Rio do Oeste investe recursos próprios em obras de saneamento básica. Nesta semana, três ruas da área central da cidade estão sendo contempladas. Uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos trabalha na colocação de tubos de 30 centímetros de diâmetro na rua Francisco Russi, do bairro Bela Vista. O projeto prevê a construção da estrutura em um trecho de 100 metros. O mesmo serviço ocor [...]

As brincadeiras mexem com o imaginário, auxiliam no desenvolvimento e no crescimento das crianças. Pensando nisso, uma nova ação da Administração Municipal de Salete coloriu a frente de unidades escolares e partes da Praça Raimundo Tamanini, ao lado da Prefeitura. Pintada no chão da calçada ou no pátio da Praça, as amarelinhas agora encantam e divertem a criançada. O jogo é um desafio de equilíbrio que te leva do início da figura para o término, que é o céu. Joga, pula, agacha e pega a pedrinha. Tudo isso sem pis [...]

Fale conosco