INFORMAÇÃO / Educação

image

Projeto incentiva alimentação saudável em escola municipal


Demonstrar práticas alimentares adequadas dentro da sala de aula e conseguir que os hábitos sejam levados pelos estudantes para o dia a dia. Um projeto está orientando alunos da escola municipal EEF Bernardo Rohden sobre uma alimentação saudável e nutricional.

Na última sexta-feira (11) a prefeita de Salete, Solange Schlichting (Chica), e a secretária de educação cultura e desporto, Joana Demori, acompanhadas da diretora, Solange Antunes dos Santos, conheceram de perto o trabalho desenvolvido em uma aula do 8º ano.

As ações são desempenhadas pela professora de ciências, Andréia Aparecida Torquato Estácio Schorner, em várias turmas, com o apoio da direção da unidade escolar. O conteúdo está previsto na grade curricular e engloba até oito aulas da disciplina. Ela fala como surgiu a ideia do projeto.

"O intuito maior foi trabalhar a alimentação dos alunos, frisamos na questão de ser nutricional e equilibrada, também falamos da importância dos integrais para o bom funcionamento do organismo. No início tivemos uma barreira para a aceitação deles, pois no mercado onde compramos os alimentos é tudo muito colorido, porém muitas vezes não é saudável. O que ouvíamos era isso não é bom, não são gostosas aquelas sementes, aqueles grãos".

De acordo com a professora quando se teve novamente outra ideia, tudo mudou, e os estudantes passaram a gostar mais do assunto. "Quando fizemos o café onde só tinha ingredientes ricos em fibras e nutrientes, eles perceberam que era saboroso e que dava para estar colocando isso na sua alimentação", falou Andréia. Ela destaca ainda que, apesar do conteúdo ser abordado em um determinado período, o aprendizado continua e várias questões são comentadas em sala durante o ano.

Para a secretária de educação cultura e desporto, Joana Demori, a escola é o melhor locar para disseminar informações que contribuem diretamente na vida das crianças. "Parabéns a todos, a professora, a direção da escola, mas principalmente aos alunos por desenvolver este projeto. Quando a gente vai desejar algo para alguém, desejamos sempre saúde, e isso começa por uma boa alimentação e prática de exercícios também", falou.

"Fiquei muito feliz pela iniciativa e pelo convite para ver tudo de perto. Eu sou adepta a alimentação saudável há muito tempo, pois cuidando disso, temos uma vida melhor, nosso organismo funciona bem. Parabéns pela ação, que busca trabalhar toda a comunidade, já que as crianças levam o que aprendem para os pais, demais familiares e amigos", comentou a prefeita, Solange Schlichting (Chica).

Ao final da fala da prefeita, da secretária e das apresentações do projeto, todos os presentes puderam saborear o café produzido de forma integral com a ajuda dos alunos.

Relacionados

A Secretaria de Agricultura de Rio do Campo em parceria com o Senar, oferecerá o curso de Instalação e Manutenção de Redes Elétricas. O treinamento é gratuito e será realizado nos dias 23 e 24 de maio de 2018 no Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), localizado em frente à Prefeitura. O horário do curso é das 8h às 17h, com almoço gratuito aos participantes. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de maio. Para participar basta ter 18 anos completos. Os interessados devem entrar em contato com a Sec [...]

Quatro partidas eliminatórias vão definir as equipes classificadas para as semifinais do Campeonato Municipal de Futebol de Rio do Sul - Taça Kaishi Asian Food. Os jogos serão disputados no domingo, com as tradicionais rodadas duplas, acontecendo em dois estádios do município. Às 10h jogam Taboão/Arena Tite contra Boa Vista/Art Jóias no Estádio Municipal Alfredo João Krieck. No mesmo horário, no Campo do Guarani, se enfrentam Milan Futebol Clube e Box Top. Pela tarde jogam as equipes com melhor campanha nos dois grupos. O Guarani, [...]

Zeli da Silva defende que questões do Conselho de Ciência passem pelos vereadores Transparência e representatividade foram alguns dos princípios que levaram a vereadora Zeli da Silva a propor a emenda 20/2018, supressiva, aditiva e modificativa ao projeto de lei complementar Nº 10, de 9 de março de 2018, que cria e dispõe sobre a política municipal de ciência, tecnologia e inovação e estabelece medidas de incentivo e apoio às suas ações e estratégias no ecossistema empresarial, empreendedor, acadêmico e social no município. [...]

Até o início deste ano, a taxa administrativa cobrada pela Caixa Econômica Federal (CEF) para intermediação da transferência de recursos às prefeituras (para uma obra ou contrato viabilizado por uma emenda parlamentar) era de 2,5%. Em janeiro, o Ministério do Planejamento editou uma instrução normativa com novas regras para esses repasses, elevando o percentual da taxa para até 11,9%. A decisão gerou revolta, principalmente entre os gestores de pequenos municípios que seriam os mais prejudicados. Ao saber da notícia, o senador [...]

Fale conosco