INFORMAÇÃO / Educação

image

Projeto incentiva alimentação saudável em escola municipal


Demonstrar práticas alimentares adequadas dentro da sala de aula e conseguir que os hábitos sejam levados pelos estudantes para o dia a dia. Um projeto está orientando alunos da escola municipal EEF Bernardo Rohden sobre uma alimentação saudável e nutricional.

Na última sexta-feira (11) a prefeita de Salete, Solange Schlichting (Chica), e a secretária de educação cultura e desporto, Joana Demori, acompanhadas da diretora, Solange Antunes dos Santos, conheceram de perto o trabalho desenvolvido em uma aula do 8º ano.

As ações são desempenhadas pela professora de ciências, Andréia Aparecida Torquato Estácio Schorner, em várias turmas, com o apoio da direção da unidade escolar. O conteúdo está previsto na grade curricular e engloba até oito aulas da disciplina. Ela fala como surgiu a ideia do projeto.

"O intuito maior foi trabalhar a alimentação dos alunos, frisamos na questão de ser nutricional e equilibrada, também falamos da importância dos integrais para o bom funcionamento do organismo. No início tivemos uma barreira para a aceitação deles, pois no mercado onde compramos os alimentos é tudo muito colorido, porém muitas vezes não é saudável. O que ouvíamos era isso não é bom, não são gostosas aquelas sementes, aqueles grãos".

De acordo com a professora quando se teve novamente outra ideia, tudo mudou, e os estudantes passaram a gostar mais do assunto. "Quando fizemos o café onde só tinha ingredientes ricos em fibras e nutrientes, eles perceberam que era saboroso e que dava para estar colocando isso na sua alimentação", falou Andréia. Ela destaca ainda que, apesar do conteúdo ser abordado em um determinado período, o aprendizado continua e várias questões são comentadas em sala durante o ano.

Para a secretária de educação cultura e desporto, Joana Demori, a escola é o melhor locar para disseminar informações que contribuem diretamente na vida das crianças. "Parabéns a todos, a professora, a direção da escola, mas principalmente aos alunos por desenvolver este projeto. Quando a gente vai desejar algo para alguém, desejamos sempre saúde, e isso começa por uma boa alimentação e prática de exercícios também", falou.

"Fiquei muito feliz pela iniciativa e pelo convite para ver tudo de perto. Eu sou adepta a alimentação saudável há muito tempo, pois cuidando disso, temos uma vida melhor, nosso organismo funciona bem. Parabéns pela ação, que busca trabalhar toda a comunidade, já que as crianças levam o que aprendem para os pais, demais familiares e amigos", comentou a prefeita, Solange Schlichting (Chica).

Ao final da fala da prefeita, da secretária e das apresentações do projeto, todos os presentes puderam saborear o café produzido de forma integral com a ajuda dos alunos.

Relacionados

Alunos das duas Escolas Modelo de Rio do Sul que participam de um curso de robótica oferecido pelo Sesi estarão envolvidos a partir desta quinta-feira no Festival de Educação, Tecnologia e Inovação. Promovido pelo próprio Sesi até sábado, o evento vai reunir representantes de todo o Estado em atividades educativas e que envolvem a tecnologia e a inovação. Os alunos passaram por dois meses de aprendizado para cumprir tarefas neste evento. Será realizada uma competição de robótica, além de outras missões que envolvam a inovaç [...]

Ibirama recebe neste fim de semana, mais de 300 ciclistas de diversas cidades de Santa Catarina, para participar do 2º Desafio de Mountain Bike Vale de Aventuras. O objetivo do desafio é permitir que todos os competidores possam concluir a prova, superando seus limites. Para isso, a organização teve um cuidado especial na definição do trajeto, o que contou com o apoio do atleta de Downhill de Ibirama, Lucas Borba. De acordo com Angélica Krieser, uma das organizadoras do evento, o percurso pode ser pecorrido por qualquer competidor, com [...]

A Secretaria Municipal de Saúde promoverá uma ação de prevenção no próximo dia 27 direcionada às mulheres, em alusão ao "Outubro Rosa". Está sendo preparada uma palestra com a psicóloga Indianara Pandini com o tema "Saúde da Mulher: Prevenção". O evento será realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Rio do Campo a partir das 14h. No dia haverá sorteio de brindes e café da tarde gratuito. No mesmo dia, das 8h às 12h, a Unidade Básica de Saúde do Centro estará aberta para coleta de exames preventivos, testes rápido [...]

Com entrada gratuita e aberto ao público em geral, a 4ª Mostra Cultural de Salete valorizou a produção da cultura local. O evento foi realizado entre os dias 10 a 12 de outubro e contou com mostra de cinema, apresentações de teatro, canto, música instrumental e dança. Toda a programação que contemplou as diferentes manifestações culturais foi sediada nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Centro. A organização estima que mais de 500 pessoas, entre artistas e público, acompanharam os três dias de [...]

Fale conosco