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Inclusão: Alunos com deficiência recebem atendimento exclusivo na rede municipal de ensino


Cerca de 220 alunos participam de atividades específicas no atendimento educacional especializado

Oito unidades da rede municipal de ensino desenvolvem atendimento específico para alunos que apresentam algum tipo de deficiência em Rio do Sul. Ao todo, 221 alunos do Ensino Fundamental são atendidos. O objetivo é propor a integração e desenvolvimento cognitivo com atividades específicas nas unidades escolares.

O público é formado por alunos do Ensino Fundamental com quadro de autismo, Síndrome de Asperger, deficiência intelectual (leve moderada ou severa), déficit intelectual (deficiência leve), baixa visão, deficiência auditiva e transtornos como Opositor-Desafiador (TOD), déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia. Na educação infantil a maioria dos alunos apresenta atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência física.

As salas de recursos são utilizadas com objetivo de "elaborar, suplementar e complementar as questões de desenvolvimento cognitivo e neurobiológico da crianças. Enfatizo que não é reforço escolar", pontua a professora de Educação Especial, Edycleya Silvério. "Os espaços são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e material pedagógico para promover a participação e aprendizagem dos alunos no ensino regular", completa a educadora.

A rede municipal de ensino é composta por 221 alunos com laudo com todos os tipos de deficiência atendidos nas oito salas de recursos cadastradas pelo Ministério da Educação (MEC): Ella Kurth, Aníbal de Barba, Roberto Machado, Pedro dos Santos, Ricardo Marchi, Ceplas, Willy Schleumer e Sebastião Back. Na rede há 10 servidores para atendimento das oito escolas com turmas do 1º ao 9º ano.

Educação integradora
Para Edycleya, "o profissional de educação especial dentro do ensino regular é um mediador em todas as áreas. É este profissional que realiza o elo entre a unidade de ensino e a família do aluno, quem faz a ponte entre o professor e conteúdo. Além da conexão entre família e sociedade".

A secretária de Educação, Janara Mafra, destaca "que a educação é uma atividade que traz crescimento cognitivo e oportuniza o desenvolvimento humano. E a rede pública de ensino está atenta à comunidade com deficiência. O ambiente educacional tem o dever de acolher todos. As atividades desenvolvidas pelo atendimento especializado desenvolvem e estimulam esta parcela de alunos. Dessa forma, enxergamos a educação como função que agrega toda a população estudantil de Rio do Sul".

Na lista de atividades práticas consta: oficina de pipas, slackline (equilíbrio em cordas), práticas sensoriais com bolas de pilates, dentre outras. O atendimento educacional especializado (AEE) ocorre de forma individual ou em pequenos grupos, uma a duas vezes por semana, com prioridade no contraturno.

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