INFORMAÇÃO / Educação

image

Inclusão: Alunos com deficiência recebem atendimento exclusivo na rede municipal de ensino


Cerca de 220 alunos participam de atividades específicas no atendimento educacional especializado

Oito unidades da rede municipal de ensino desenvolvem atendimento específico para alunos que apresentam algum tipo de deficiência em Rio do Sul. Ao todo, 221 alunos do Ensino Fundamental são atendidos. O objetivo é propor a integração e desenvolvimento cognitivo com atividades específicas nas unidades escolares.

O público é formado por alunos do Ensino Fundamental com quadro de autismo, Síndrome de Asperger, deficiência intelectual (leve moderada ou severa), déficit intelectual (deficiência leve), baixa visão, deficiência auditiva e transtornos como Opositor-Desafiador (TOD), déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia. Na educação infantil a maioria dos alunos apresenta atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência física.

As salas de recursos são utilizadas com objetivo de "elaborar, suplementar e complementar as questões de desenvolvimento cognitivo e neurobiológico da crianças. Enfatizo que não é reforço escolar", pontua a professora de Educação Especial, Edycleya Silvério. "Os espaços são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e material pedagógico para promover a participação e aprendizagem dos alunos no ensino regular", completa a educadora.

A rede municipal de ensino é composta por 221 alunos com laudo com todos os tipos de deficiência atendidos nas oito salas de recursos cadastradas pelo Ministério da Educação (MEC): Ella Kurth, Aníbal de Barba, Roberto Machado, Pedro dos Santos, Ricardo Marchi, Ceplas, Willy Schleumer e Sebastião Back. Na rede há 10 servidores para atendimento das oito escolas com turmas do 1º ao 9º ano.

Educação integradora
Para Edycleya, "o profissional de educação especial dentro do ensino regular é um mediador em todas as áreas. É este profissional que realiza o elo entre a unidade de ensino e a família do aluno, quem faz a ponte entre o professor e conteúdo. Além da conexão entre família e sociedade".

A secretária de Educação, Janara Mafra, destaca "que a educação é uma atividade que traz crescimento cognitivo e oportuniza o desenvolvimento humano. E a rede pública de ensino está atenta à comunidade com deficiência. O ambiente educacional tem o dever de acolher todos. As atividades desenvolvidas pelo atendimento especializado desenvolvem e estimulam esta parcela de alunos. Dessa forma, enxergamos a educação como função que agrega toda a população estudantil de Rio do Sul".

Na lista de atividades práticas consta: oficina de pipas, slackline (equilíbrio em cordas), práticas sensoriais com bolas de pilates, dentre outras. O atendimento educacional especializado (AEE) ocorre de forma individual ou em pequenos grupos, uma a duas vezes por semana, com prioridade no contraturno.

Relacionados

A oficialização da desistência da candidatura à reeleição do deputado Aldo Schneider foi cercada de emoção e de sentimento familiar. "A minha vontade e o meu desejo é que seja o Jerry", frase do parlamentar para a esposa Marita Otto Schneider, que mesmo abalada com a situação de saúde do marido, conseguiu repassá-la durante a coletiva de imprensa em Rio do Sul. A coletiva de imprensa ocorreu na manhã de quarta-feira (15) com a presença do parceiro e deputado federal Rogério Peninha Mendonça, coordenadores e líderes do MDB d [...]

A prefeita Solange Schlichting (Chica) decretou luto oficial de três dias nesta quarta-feira (15), pela morte do ex-vice-prefeito, Nelson Moser, 55 anos, ocorrido hoje no Hospital e Maternidade Santa Terezinha, em Salete. Ele vinha a alguns anos se tratando contra um câncer. Nelson Moser ocupou o cargo de vice-prefeito de Salete entre os anos de 2001 a 2004, na então administração do prefeito Ademir Niehues. No decreto publicado, além de ser lembrado pela atuação na carreira política, é destacado a sua trajetória no ramo empresaria [...]

Ruas da Vila Nova e Fundo Gabiroba também serão beneficiadas Com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida à população, a Prefeitura de Rio do Oeste investe recursos próprios em obras de saneamento básica. Nesta semana, três ruas da área central da cidade estão sendo contempladas. Uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos trabalha na colocação de tubos de 30 centímetros de diâmetro na rua Francisco Russi, do bairro Bela Vista. O projeto prevê a construção da estrutura em um trecho de 100 metros. O mesmo serviço ocor [...]

As brincadeiras mexem com o imaginário, auxiliam no desenvolvimento e no crescimento das crianças. Pensando nisso, uma nova ação da Administração Municipal de Salete coloriu a frente de unidades escolares e partes da Praça Raimundo Tamanini, ao lado da Prefeitura. Pintada no chão da calçada ou no pátio da Praça, as amarelinhas agora encantam e divertem a criançada. O jogo é um desafio de equilíbrio que te leva do início da figura para o término, que é o céu. Joga, pula, agacha e pega a pedrinha. Tudo isso sem pis [...]

Fale conosco