INFORMAÇÃO / Saúde

image

Teste do pezinho pode apontar até seis doenças


O hipotireoidismo congênito é uma delas e exige atenção
Para muitas mamães aquela picadinha no calcanhar do bebê, ainda nos primeiros dias de vida, é um momento de apreensão. Mas vale lembrar que ele é imprescindível para o futuro saudável da criança. O dia 06 de junho é marcado como o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame que pode detectar até seis doenças, entre elas, o hipotireoidismo congênito.

De acordo com e pediatra e endocrinologista, Michele Gatti C. Vieira, é através do teste do pezinho que é possível diagnosticar e tratar precocemente algumas doenças. "É um exame obrigatório e gratuito, que na sua forma básica identifica seis doenças principais. Os papais também podem optar pelo exame ampliado, que nesse caso detecta mais de 40", explica ao ressaltar que o básico é extremamente importante e suficiente para identificar doenças como o hipotireoidismo congênito.

A doença é conhecida pela redução ou falta total da produção de hormônio da tireóide, importante para o amadurecimento e funcionamento de vários órgãos, em especial o sistema nervoso central. "A falta ou produção reduzida desse hormônio provoca lesões neurológicas, que comprometem a mentalidade da criança e gera até mesmo alterações corporais", enfatiza.

A especialista afirma ainda que somente o diagnóstico precoce da doença, detectada a partir do teste do pezinho, é capaz de prevenir o retardo mental. Segundo ela, o tratamento consiste na reposição de hormônios e pode devolver uma vida saudável às crianças.
Quando e como fazer o teste do pezinho

O teste do pezinho deve ser feito das primeiras 48 horas até o 5º dia de vida do recém-nascido. Realizado nos postos de saúde da rede pública, o exame é considerado rápido de fazer. Basta uma picadinha no calcanhar do bebê para coletar a amostra de sangue necessária para as análises. O resultado leva cerca de 30 dias para ficar pronto e diante de qualquer alteração é necessário ser examinado por um pediatra.

"É sempre importante reforçar o quanto o teste do pezinho, um exame relativamente simples, é essencial para o desenvolvimento da saúde do seu bebê. Não dá pra negligenciar. É gratuito e obrigatório, e pode mudar a vida da criança", finaliza a especialista.
Imagem: Ilustração

Relacionados

Alunos das duas Escolas Modelo de Rio do Sul que participam de um curso de robótica oferecido pelo Sesi estarão envolvidos a partir desta quinta-feira no Festival de Educação, Tecnologia e Inovação. Promovido pelo próprio Sesi até sábado, o evento vai reunir representantes de todo o Estado em atividades educativas e que envolvem a tecnologia e a inovação. Os alunos passaram por dois meses de aprendizado para cumprir tarefas neste evento. Será realizada uma competição de robótica, além de outras missões que envolvam a inovaç [...]

Ibirama recebe neste fim de semana, mais de 300 ciclistas de diversas cidades de Santa Catarina, para participar do 2º Desafio de Mountain Bike Vale de Aventuras. O objetivo do desafio é permitir que todos os competidores possam concluir a prova, superando seus limites. Para isso, a organização teve um cuidado especial na definição do trajeto, o que contou com o apoio do atleta de Downhill de Ibirama, Lucas Borba. De acordo com Angélica Krieser, uma das organizadoras do evento, o percurso pode ser pecorrido por qualquer competidor, com [...]

Apontar os desafios a serem enfrentados e discutir ações para garantir o pleno acesso de crianças e adolescentes às políticas sociais, como também, formular propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência e elaborar ações para garantir a promoção da igualdade e proteção integral desse público. Estes foram os objetivos da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no dia 11 de outubro, em Ibirama. Representantes de escolas e dos Serviços da Política de Assistência Social, co [...]

A equipe da Secretaria de Educação de Ituporanga e unidades escolares recebeu a Assessoria Educacional da AMAVI esteve no Município de Ituporanga na noite desta quarta-feira, dia 17 de outubro, para apresentação e treinamento dos professores e coordenadores pedagógicos. A partir do ano de 2019 os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental não usarão mais diário impresso para registro de frequência, aulas e resultado de avaliações dos alunos. As informações lançadas online (Web) no Portal do Professor ficam imediat [...]

Fale conosco