INFORMAÇÃO / Saúde

image

Teste do pezinho pode apontar até seis doenças


O hipotireoidismo congênito é uma delas e exige atenção
Para muitas mamães aquela picadinha no calcanhar do bebê, ainda nos primeiros dias de vida, é um momento de apreensão. Mas vale lembrar que ele é imprescindível para o futuro saudável da criança. O dia 06 de junho é marcado como o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame que pode detectar até seis doenças, entre elas, o hipotireoidismo congênito.

De acordo com e pediatra e endocrinologista, Michele Gatti C. Vieira, é através do teste do pezinho que é possível diagnosticar e tratar precocemente algumas doenças. "É um exame obrigatório e gratuito, que na sua forma básica identifica seis doenças principais. Os papais também podem optar pelo exame ampliado, que nesse caso detecta mais de 40", explica ao ressaltar que o básico é extremamente importante e suficiente para identificar doenças como o hipotireoidismo congênito.

A doença é conhecida pela redução ou falta total da produção de hormônio da tireóide, importante para o amadurecimento e funcionamento de vários órgãos, em especial o sistema nervoso central. "A falta ou produção reduzida desse hormônio provoca lesões neurológicas, que comprometem a mentalidade da criança e gera até mesmo alterações corporais", enfatiza.

A especialista afirma ainda que somente o diagnóstico precoce da doença, detectada a partir do teste do pezinho, é capaz de prevenir o retardo mental. Segundo ela, o tratamento consiste na reposição de hormônios e pode devolver uma vida saudável às crianças.
Quando e como fazer o teste do pezinho

O teste do pezinho deve ser feito das primeiras 48 horas até o 5º dia de vida do recém-nascido. Realizado nos postos de saúde da rede pública, o exame é considerado rápido de fazer. Basta uma picadinha no calcanhar do bebê para coletar a amostra de sangue necessária para as análises. O resultado leva cerca de 30 dias para ficar pronto e diante de qualquer alteração é necessário ser examinado por um pediatra.

"É sempre importante reforçar o quanto o teste do pezinho, um exame relativamente simples, é essencial para o desenvolvimento da saúde do seu bebê. Não dá pra negligenciar. É gratuito e obrigatório, e pode mudar a vida da criança", finaliza a especialista.
Imagem: Ilustração

Relacionados

Após um período de férias, a prefeita Solange Schlichting (Chica), reassumiu o comando da Prefeitura de Salete. Em ato realizado na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito em exercício, Adroaldo Brocardo, retransmitiu o cargo. Secretários municipais e o vereador Genoir Kniss estiveram presentes. Depois de assinar o documento de retransmissão de cargo, Adroaldo agradeceu novamente a prefeita Chica pela confiança depositada, destacou o trabalho realizado no período e falou da continuidade do governo. Chica [...]

Na noite do último sábado, 19, quatro pessoas foram presas pela Polícia Militar, suspeitas de envolvimento no roubo ocorrido em Pouso Redondo no dia 16/01/2019. O fato aconteceu na Rua Prefeito Benjamin Bini. Por volta das 19h30, a Polícia Militar de Pouso Redondo visualizou um veículo cujos ocupantes estavam em atitude suspeita. Ao tentar realizar a abordagem o carro fugiu do local e acabou colidinho com outro veículo. Ao colidir, os ocupantes abandonaram o veículo e fugiram a pé, não sendo mais localizados. Tempos depois, um tá [...]

Comunidade ganha quatro alternativas para acionar o poder público sobre lâmpadas queimadas e outros serviços de iluminação A prefeitura de Rio do Sul implantou quatro diferentes formas para que a população possa informar solicitar manutenção de iluminação pública em ruas e avenidas da cidade. Através do telefone 0800-647-2031, do aplicativo Atende.Net, de e-mail ou de um telefone celular, o morador pode avisar o poder público sobre lâmpadas queimadas ou outros problemas relacionados a iluminação para que seja encaminhado o co [...]

Os moradores de Ibirama, ou cidadãos que possuem imóveis no município, já podem retirar o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no Setor de Tributação da Prefeitura, localizado na rua Dr. Getúlio Vargas, 70, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também existe a possibilidade de fazer o download do documento no site da prefeitura (www.ibirama.sc.gov.br), na aba Portal do Cidadão. O município oferece descontos significativos para os contribuintes que pagarem o Imposto em parcela única. [...]

Fale conosco