INFORMAÇÃO / Saúde

image

Teste do pezinho pode apontar até seis doenças


O hipotireoidismo congênito é uma delas e exige atenção
Para muitas mamães aquela picadinha no calcanhar do bebê, ainda nos primeiros dias de vida, é um momento de apreensão. Mas vale lembrar que ele é imprescindível para o futuro saudável da criança. O dia 06 de junho é marcado como o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame que pode detectar até seis doenças, entre elas, o hipotireoidismo congênito.

De acordo com e pediatra e endocrinologista, Michele Gatti C. Vieira, é através do teste do pezinho que é possível diagnosticar e tratar precocemente algumas doenças. "É um exame obrigatório e gratuito, que na sua forma básica identifica seis doenças principais. Os papais também podem optar pelo exame ampliado, que nesse caso detecta mais de 40", explica ao ressaltar que o básico é extremamente importante e suficiente para identificar doenças como o hipotireoidismo congênito.

A doença é conhecida pela redução ou falta total da produção de hormônio da tireóide, importante para o amadurecimento e funcionamento de vários órgãos, em especial o sistema nervoso central. "A falta ou produção reduzida desse hormônio provoca lesões neurológicas, que comprometem a mentalidade da criança e gera até mesmo alterações corporais", enfatiza.

A especialista afirma ainda que somente o diagnóstico precoce da doença, detectada a partir do teste do pezinho, é capaz de prevenir o retardo mental. Segundo ela, o tratamento consiste na reposição de hormônios e pode devolver uma vida saudável às crianças.
Quando e como fazer o teste do pezinho

O teste do pezinho deve ser feito das primeiras 48 horas até o 5º dia de vida do recém-nascido. Realizado nos postos de saúde da rede pública, o exame é considerado rápido de fazer. Basta uma picadinha no calcanhar do bebê para coletar a amostra de sangue necessária para as análises. O resultado leva cerca de 30 dias para ficar pronto e diante de qualquer alteração é necessário ser examinado por um pediatra.

"É sempre importante reforçar o quanto o teste do pezinho, um exame relativamente simples, é essencial para o desenvolvimento da saúde do seu bebê. Não dá pra negligenciar. É gratuito e obrigatório, e pode mudar a vida da criança", finaliza a especialista.
Imagem: Ilustração

Relacionados

1. Leitura do parecer de redação final do PROJETO DE LEI N°16/2018 do Executivo que: RATIFICA A RESOLUÇÃO N°01, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2018, DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL MULTIFINALITÁRIO DOS MUNICÍPIOS DA AMAVI - CIM - AMAVI QUE ALTERA O CONTRATO DE CONSÓRCIO PÚBLICO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 2. Discussão e 2° Votação do Projeto de Lei N° 17/2018 "ALTERA A LEI 1990 DE 24 DE NOVEMBRO DE 2017 QUE INSTITUI O PROGRAMA DE INCENTIVO E DESCONTO, DENOMINADO "IPTU VERDE", NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL E DÁ OUTRAS PROVID [...]

O município de Salete terá no dia 27 de junho, uma ação itinerante para o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Os produtores rurais poderão levar os vasilhames já tríplice-lavados até o ponto de coleta mais próximo. Para a entrega das embalagens, os produtores devem atentar para algumas orientações, deixá-las destampadas e furadas, as tampas devem ser colocadas em um saco separado, as caixas de papelão devem ser desmontadas e os vasilhames flexíveis também devem ser separados dos demais. Além disso, é necessá [...]

Iniciou nesta segunda-feira, 18 de junho, a obra de pavimentação asfáltica da Rua Hugo Haverroth em Ituporanga, uma das maiores obras da Administração Municipal, já que esta é a rua mais longa do perímetro urbano do município compreendendo um trajeto de quase 2 quilômetros. A pavimentação vai beneficiar diretamente mais de 200 famílias e indiretamente mais de 5 mil pessoas, que poderão utilizar a rua como caminho alternativo no acesso ao Centro da cidade, já que a Hugo Haverroth interliga três importantes bairros residenciais [...]

O fim de semana foi agitado para muitos atletas que participaram da programação esportiva da Olimbairros em Rio do Sul. Jogos em diversas modalidades foram realizados pela Fundação Municipal de Desportos (FMD) definindo os campeões no vôlei de areia, dominó, tranca, atletismo, ciclismo, xadrez e futevôlei. Além das modalidades que conheceram seus campeões, outros jogos foram realizados na bocha e futsal. Em ambas modalidades iniciou a segunda fase da competição, que se encerra no próximo sábado (23). No futevôlei quem venceu as [...]

Fale conosco