INFORMAÇÃO / Saúde

image

Teste do pezinho pode apontar até seis doenças


O hipotireoidismo congênito é uma delas e exige atenção
Para muitas mamães aquela picadinha no calcanhar do bebê, ainda nos primeiros dias de vida, é um momento de apreensão. Mas vale lembrar que ele é imprescindível para o futuro saudável da criança. O dia 06 de junho é marcado como o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame que pode detectar até seis doenças, entre elas, o hipotireoidismo congênito.

De acordo com e pediatra e endocrinologista, Michele Gatti C. Vieira, é através do teste do pezinho que é possível diagnosticar e tratar precocemente algumas doenças. "É um exame obrigatório e gratuito, que na sua forma básica identifica seis doenças principais. Os papais também podem optar pelo exame ampliado, que nesse caso detecta mais de 40", explica ao ressaltar que o básico é extremamente importante e suficiente para identificar doenças como o hipotireoidismo congênito.

A doença é conhecida pela redução ou falta total da produção de hormônio da tireóide, importante para o amadurecimento e funcionamento de vários órgãos, em especial o sistema nervoso central. "A falta ou produção reduzida desse hormônio provoca lesões neurológicas, que comprometem a mentalidade da criança e gera até mesmo alterações corporais", enfatiza.

A especialista afirma ainda que somente o diagnóstico precoce da doença, detectada a partir do teste do pezinho, é capaz de prevenir o retardo mental. Segundo ela, o tratamento consiste na reposição de hormônios e pode devolver uma vida saudável às crianças.
Quando e como fazer o teste do pezinho

O teste do pezinho deve ser feito das primeiras 48 horas até o 5º dia de vida do recém-nascido. Realizado nos postos de saúde da rede pública, o exame é considerado rápido de fazer. Basta uma picadinha no calcanhar do bebê para coletar a amostra de sangue necessária para as análises. O resultado leva cerca de 30 dias para ficar pronto e diante de qualquer alteração é necessário ser examinado por um pediatra.

"É sempre importante reforçar o quanto o teste do pezinho, um exame relativamente simples, é essencial para o desenvolvimento da saúde do seu bebê. Não dá pra negligenciar. É gratuito e obrigatório, e pode mudar a vida da criança", finaliza a especialista.
Imagem: Ilustração

Relacionados

A oficialização da desistência da candidatura à reeleição do deputado Aldo Schneider foi cercada de emoção e de sentimento familiar. "A minha vontade e o meu desejo é que seja o Jerry", frase do parlamentar para a esposa Marita Otto Schneider, que mesmo abalada com a situação de saúde do marido, conseguiu repassá-la durante a coletiva de imprensa em Rio do Sul. A coletiva de imprensa ocorreu na manhã de quarta-feira (15) com a presença do parceiro e deputado federal Rogério Peninha Mendonça, coordenadores e líderes do MDB d [...]

A prefeita Solange Schlichting (Chica) decretou luto oficial de três dias nesta quarta-feira (15), pela morte do ex-vice-prefeito, Nelson Moser, 55 anos, ocorrido hoje no Hospital e Maternidade Santa Terezinha, em Salete. Ele vinha a alguns anos se tratando contra um câncer. Nelson Moser ocupou o cargo de vice-prefeito de Salete entre os anos de 2001 a 2004, na então administração do prefeito Ademir Niehues. No decreto publicado, além de ser lembrado pela atuação na carreira política, é destacado a sua trajetória no ramo empresaria [...]

Ruas da Vila Nova e Fundo Gabiroba também serão beneficiadas Com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida à população, a Prefeitura de Rio do Oeste investe recursos próprios em obras de saneamento básica. Nesta semana, três ruas da área central da cidade estão sendo contempladas. Uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos trabalha na colocação de tubos de 30 centímetros de diâmetro na rua Francisco Russi, do bairro Bela Vista. O projeto prevê a construção da estrutura em um trecho de 100 metros. O mesmo serviço ocor [...]

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto reuniu na tarde de terça-feira (14) as diretoras das unidades escolares da rede municipal de ensino. O encontro ocorreu na Prefeitura e visou buscar uma comunicação integrada, aberta ao diálogo, com sugestões das profissionais. Na fala a secretária de educação, Joana Demori, destacou projetos e ações que estão na pauta para serem desenvolvidos nas unidades, capacitações, oficina pedagógica, Desfile Cívico de 7 de Setembro, dentre outros assuntos. "Buscamos sempre conve [...]

Fale conosco