INFORMAÇÃO / Desenvolvimento

image

Audiência Pública discute Plano Municipal de Turismo, em Rio do Campo


Uma Audiência Pública realizada na sexta-feira (04), discutiu o futuro do setor turístico de Rio do Campo. Um plano elaborado pela Secretaria de Cultura e Turismo foi apresentado com 20 metas. A audiência ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores.

Estiveram presentes o Prefeito Rodrigo Preis, Presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Carlos Contezini, vereadora Gi, Chefe do Departamento de Cultura, Julho César Barcelos, entre outras lideranças, servidores públicos e comunidade em geral.

O encontro foi coordenado pela professora responsável pelas Secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, Andréa Giovana Leite Andreani, que enfatizou a importância da construção do Plano "Nosso grande desafio era o de escrever o Plano de Turismo que remetesse a uma visão de longo prazo. O documento aponta ações que serão realizadas até 2027 e seus eixos de atuação foram construídos em forma conjunta tendo representatividade da comunidade com vínculo ou interesse turístico", afirma.

Andreani afirma acreditar no potencial turístico de Rio do Campo "Tenho a certeza que este documento oportunizará as ações privadas unidas ao poder público, de forma organizada, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo em Rio do Campo", diz.

O prefeito Rodrigo Preis mencionou que importantes avanços no Turismo já aconteceram na atualidade, como por exemplo, o resgate da Festa das Origens. Apesar disso, ele afirma que ainda há muito para ser feito "Com a elaboração do Plano, teremos condições de reivindicar recursos para investir no município".

Preis comenta ainda que a base do município é agrícola, mas as portas do município estão abertas para o turismo "Rio do Campo é um município de base agrícola e tem como fatores de produção econômica a agricultura, pecuária, indústria, comércio entre outros. Porém hoje, tem aberto suas portas para um novo setor, o Turismo, que tem no município o cenário de produção e de consumo", comenta.

O Presidente da Câmara citou que o poder legislativo de Rio do Campo é parceiro na elaboração do Plano e que dará apoio ao projeto quando ele chegar à Câmara.

Durante a audiência, foram apresentadas e discutidas as metas do Plano. "Há grande potencial turístico no município de Rio do Campo, devido aos seus atrativos naturais e culturais, no entanto para que a atividade ocorra de maneira organizada e planejada, faz-se necessário o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo", consta.

Em cada meta, foi descrito a atual situação e o que pode ser feito para melhorar. As metas visam fortalecer eventos culturais, pontos turísticos e ampliar as políticas públicas como um todo no setor de turismo do município.

Relacionados

Quatro partidas eliminatórias vão definir as equipes classificadas para as semifinais do Campeonato Municipal de Futebol de Rio do Sul - Taça Kaishi Asian Food. Os jogos serão disputados no domingo, com as tradicionais rodadas duplas, acontecendo em dois estádios do município. Às 10h jogam Taboão/Arena Tite contra Boa Vista/Art Jóias no Estádio Municipal Alfredo João Krieck. No mesmo horário, no Campo do Guarani, se enfrentam Milan Futebol Clube e Box Top. Pela tarde jogam as equipes com melhor campanha nos dois grupos. O Guarani, [...]

Zeli da Silva defende que questões do Conselho de Ciência passem pelos vereadores Transparência e representatividade foram alguns dos princípios que levaram a vereadora Zeli da Silva a propor a emenda 20/2018, supressiva, aditiva e modificativa ao projeto de lei complementar Nº 10, de 9 de março de 2018, que cria e dispõe sobre a política municipal de ciência, tecnologia e inovação e estabelece medidas de incentivo e apoio às suas ações e estratégias no ecossistema empresarial, empreendedor, acadêmico e social no município. [...]

Até o início deste ano, a taxa administrativa cobrada pela Caixa Econômica Federal (CEF) para intermediação da transferência de recursos às prefeituras (para uma obra ou contrato viabilizado por uma emenda parlamentar) era de 2,5%. Em janeiro, o Ministério do Planejamento editou uma instrução normativa com novas regras para esses repasses, elevando o percentual da taxa para até 11,9%. A decisão gerou revolta, principalmente entre os gestores de pequenos municípios que seriam os mais prejudicados. Ao saber da notícia, o senador [...]

Atividades diversas são convite para que alunos reúnam a família em tarde de lazer em escola de Rio do Sul Neste sábado o programa Escola Aberta acontece na Escola Modelo Ella Kurth, no bairro Rainha. Toda a comunidade está convidada a participar de atividades gratuitas de lazer e integração. A unidade estará aberta das 14h às 17h. Em homenagem ao Dia das Mães, no pátio interno a direção irá fornecer café e bolo nega maluca, além do sorteio de brindes. A cantina da escola estará em funcionamento com venda de pastel e refriger [...]

Fale conosco