INFORMAÇÃO / Desenvolvimento

image

Audiência Pública discute Plano Municipal de Turismo, em Rio do Campo


Uma Audiência Pública realizada na sexta-feira (04), discutiu o futuro do setor turístico de Rio do Campo. Um plano elaborado pela Secretaria de Cultura e Turismo foi apresentado com 20 metas. A audiência ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores.

Estiveram presentes o Prefeito Rodrigo Preis, Presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Carlos Contezini, vereadora Gi, Chefe do Departamento de Cultura, Julho César Barcelos, entre outras lideranças, servidores públicos e comunidade em geral.

O encontro foi coordenado pela professora responsável pelas Secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, Andréa Giovana Leite Andreani, que enfatizou a importância da construção do Plano "Nosso grande desafio era o de escrever o Plano de Turismo que remetesse a uma visão de longo prazo. O documento aponta ações que serão realizadas até 2027 e seus eixos de atuação foram construídos em forma conjunta tendo representatividade da comunidade com vínculo ou interesse turístico", afirma.

Andreani afirma acreditar no potencial turístico de Rio do Campo "Tenho a certeza que este documento oportunizará as ações privadas unidas ao poder público, de forma organizada, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo em Rio do Campo", diz.

O prefeito Rodrigo Preis mencionou que importantes avanços no Turismo já aconteceram na atualidade, como por exemplo, o resgate da Festa das Origens. Apesar disso, ele afirma que ainda há muito para ser feito "Com a elaboração do Plano, teremos condições de reivindicar recursos para investir no município".

Preis comenta ainda que a base do município é agrícola, mas as portas do município estão abertas para o turismo "Rio do Campo é um município de base agrícola e tem como fatores de produção econômica a agricultura, pecuária, indústria, comércio entre outros. Porém hoje, tem aberto suas portas para um novo setor, o Turismo, que tem no município o cenário de produção e de consumo", comenta.

O Presidente da Câmara citou que o poder legislativo de Rio do Campo é parceiro na elaboração do Plano e que dará apoio ao projeto quando ele chegar à Câmara.

Durante a audiência, foram apresentadas e discutidas as metas do Plano. "Há grande potencial turístico no município de Rio do Campo, devido aos seus atrativos naturais e culturais, no entanto para que a atividade ocorra de maneira organizada e planejada, faz-se necessário o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo", consta.

Em cada meta, foi descrito a atual situação e o que pode ser feito para melhorar. As metas visam fortalecer eventos culturais, pontos turísticos e ampliar as políticas públicas como um todo no setor de turismo do município.

Relacionados

Alunos das duas Escolas Modelo de Rio do Sul que participam de um curso de robótica oferecido pelo Sesi estarão envolvidos a partir desta quinta-feira no Festival de Educação, Tecnologia e Inovação. Promovido pelo próprio Sesi até sábado, o evento vai reunir representantes de todo o Estado em atividades educativas e que envolvem a tecnologia e a inovação. Os alunos passaram por dois meses de aprendizado para cumprir tarefas neste evento. Será realizada uma competição de robótica, além de outras missões que envolvam a inovaç [...]

Ibirama recebe neste fim de semana, mais de 300 ciclistas de diversas cidades de Santa Catarina, para participar do 2º Desafio de Mountain Bike Vale de Aventuras. O objetivo do desafio é permitir que todos os competidores possam concluir a prova, superando seus limites. Para isso, a organização teve um cuidado especial na definição do trajeto, o que contou com o apoio do atleta de Downhill de Ibirama, Lucas Borba. De acordo com Angélica Krieser, uma das organizadoras do evento, o percurso pode ser pecorrido por qualquer competidor, com [...]

Apontar os desafios a serem enfrentados e discutir ações para garantir o pleno acesso de crianças e adolescentes às políticas sociais, como também, formular propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência e elaborar ações para garantir a promoção da igualdade e proteção integral desse público. Estes foram os objetivos da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no dia 11 de outubro, em Ibirama. Representantes de escolas e dos Serviços da Política de Assistência Social, co [...]

A Secretaria Municipal de Saúde promoverá uma ação de prevenção no próximo dia 27 direcionada às mulheres, em alusão ao "Outubro Rosa". Está sendo preparada uma palestra com a psicóloga Indianara Pandini com o tema "Saúde da Mulher: Prevenção". O evento será realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Rio do Campo a partir das 14h. No dia haverá sorteio de brindes e café da tarde gratuito. No mesmo dia, das 8h às 12h, a Unidade Básica de Saúde do Centro estará aberta para coleta de exames preventivos, testes rápido [...]

Fale conosco