INFORMAÇÃO / Desenvolvimento

image

Audiência Pública discute Plano Municipal de Turismo, em Rio do Campo


Uma Audiência Pública realizada na sexta-feira (04), discutiu o futuro do setor turístico de Rio do Campo. Um plano elaborado pela Secretaria de Cultura e Turismo foi apresentado com 20 metas. A audiência ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores.

Estiveram presentes o Prefeito Rodrigo Preis, Presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Carlos Contezini, vereadora Gi, Chefe do Departamento de Cultura, Julho César Barcelos, entre outras lideranças, servidores públicos e comunidade em geral.

O encontro foi coordenado pela professora responsável pelas Secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, Andréa Giovana Leite Andreani, que enfatizou a importância da construção do Plano "Nosso grande desafio era o de escrever o Plano de Turismo que remetesse a uma visão de longo prazo. O documento aponta ações que serão realizadas até 2027 e seus eixos de atuação foram construídos em forma conjunta tendo representatividade da comunidade com vínculo ou interesse turístico", afirma.

Andreani afirma acreditar no potencial turístico de Rio do Campo "Tenho a certeza que este documento oportunizará as ações privadas unidas ao poder público, de forma organizada, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo em Rio do Campo", diz.

O prefeito Rodrigo Preis mencionou que importantes avanços no Turismo já aconteceram na atualidade, como por exemplo, o resgate da Festa das Origens. Apesar disso, ele afirma que ainda há muito para ser feito "Com a elaboração do Plano, teremos condições de reivindicar recursos para investir no município".

Preis comenta ainda que a base do município é agrícola, mas as portas do município estão abertas para o turismo "Rio do Campo é um município de base agrícola e tem como fatores de produção econômica a agricultura, pecuária, indústria, comércio entre outros. Porém hoje, tem aberto suas portas para um novo setor, o Turismo, que tem no município o cenário de produção e de consumo", comenta.

O Presidente da Câmara citou que o poder legislativo de Rio do Campo é parceiro na elaboração do Plano e que dará apoio ao projeto quando ele chegar à Câmara.

Durante a audiência, foram apresentadas e discutidas as metas do Plano. "Há grande potencial turístico no município de Rio do Campo, devido aos seus atrativos naturais e culturais, no entanto para que a atividade ocorra de maneira organizada e planejada, faz-se necessário o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo", consta.

Em cada meta, foi descrito a atual situação e o que pode ser feito para melhorar. As metas visam fortalecer eventos culturais, pontos turísticos e ampliar as políticas públicas como um todo no setor de turismo do município.

Relacionados

A oficialização da desistência da candidatura à reeleição do deputado Aldo Schneider foi cercada de emoção e de sentimento familiar. "A minha vontade e o meu desejo é que seja o Jerry", frase do parlamentar para a esposa Marita Otto Schneider, que mesmo abalada com a situação de saúde do marido, conseguiu repassá-la durante a coletiva de imprensa em Rio do Sul. A coletiva de imprensa ocorreu na manhã de quarta-feira (15) com a presença do parceiro e deputado federal Rogério Peninha Mendonça, coordenadores e líderes do MDB d [...]

A prefeita Solange Schlichting (Chica) decretou luto oficial de três dias nesta quarta-feira (15), pela morte do ex-vice-prefeito, Nelson Moser, 55 anos, ocorrido hoje no Hospital e Maternidade Santa Terezinha, em Salete. Ele vinha a alguns anos se tratando contra um câncer. Nelson Moser ocupou o cargo de vice-prefeito de Salete entre os anos de 2001 a 2004, na então administração do prefeito Ademir Niehues. No decreto publicado, além de ser lembrado pela atuação na carreira política, é destacado a sua trajetória no ramo empresaria [...]

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto reuniu na tarde de terça-feira (14) as diretoras das unidades escolares da rede municipal de ensino. O encontro ocorreu na Prefeitura e visou buscar uma comunicação integrada, aberta ao diálogo, com sugestões das profissionais. Na fala a secretária de educação, Joana Demori, destacou projetos e ações que estão na pauta para serem desenvolvidos nas unidades, capacitações, oficina pedagógica, Desfile Cívico de 7 de Setembro, dentre outros assuntos. "Buscamos sempre conve [...]

As brincadeiras mexem com o imaginário, auxiliam no desenvolvimento e no crescimento das crianças. Pensando nisso, uma nova ação da Administração Municipal de Salete coloriu a frente de unidades escolares e partes da Praça Raimundo Tamanini, ao lado da Prefeitura. Pintada no chão da calçada ou no pátio da Praça, as amarelinhas agora encantam e divertem a criançada. O jogo é um desafio de equilíbrio que te leva do início da figura para o término, que é o céu. Joga, pula, agacha e pega a pedrinha. Tudo isso sem pis [...]

Fale conosco