INFORMAÇÃO / Saúde

image

Semana de Enfermagem ocorrerá nesta semana no Hospital Regional Alto Vale


"A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar". Este será o tema central da Semana de Enfermagem que será realizada pelo Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, entre os dias 15 e 17 de maio. O evento também é comemorado em todo o país entre os dias 12 e 20 de maio, período definido entre o dia do enfermeiro (12) e o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20).

Estas datas foram definidas em alusão ao nascimento de Florence Nightingale e a morte de Anna Neri, respectivamente. Ambas são personalidades históricas e de grande relevância para o desenvolvimento da enfermagem no mundo e no Brasil.

A abertura do evento vai ocorrer na terça-feira (15), às 19h30, no auditório. A primeira palestra, com início previsto para às 20h30, vai ser ministrada por Silvania Weiss. O tema abordado será "Processos Gerenciais".

Para o dia 16 (quarta-feira) foram programados quatro eventos. Às 9h30, o jornalista Roberto Ribeiro falará sobre "Comunicação em Saúde". Às 14h30, a médica Daniela Hobus destacará o tema "A enfermagem no atendimento humanizado à gestante no trabalho de parto e pós parto". Na sequência, o grupo de teatro entrará em cena com a peça "Juízo Final" para discutir a sistematização da assistência de enferemagem.

Para fechar o dia a comissão organizadora programou uma "mesa redonda" para debater o tema "As diferentes dimensões do cuidar", com quatro enfermeiros: Celeste Oelke Schaefer, Diogo Brasil, Kelly Christen Baade e Tamara Matamala Plens.

E no dia 17 (quinta-feira), três encontros fecharão a Semana de Enefermagem. Às 9h30, o médico Fernando Thiesen do Amarante vai abordar o tema "Cuidados com o paciente oncológico". Às 14h30 vai ser a vez da enferemeira Charlene Verusa trazer o tema "O papel da enfermagem no cuidado ao paciente potencial doador de órgãos e tecidos para transplante". E às 19h30, o engenheiro de produção Odair da Rosa fecha o ciclo de palestras com "Pensando a jornada do paciente".

A Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940, pela Escola de Enfermagem Nery, tendo como idealizadora a sua então diretora Laís Netto dos Reys.

Relacionados

A Secretaria de Agricultura de Rio do Campo em parceria com o Senar, oferecerá o curso de Instalação e Manutenção de Redes Elétricas. O treinamento é gratuito e será realizado nos dias 23 e 24 de maio de 2018 no Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), localizado em frente à Prefeitura. O horário do curso é das 8h às 17h, com almoço gratuito aos participantes. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de maio. Para participar basta ter 18 anos completos. Os interessados devem entrar em contato com a Sec [...]

Quatro partidas eliminatórias vão definir as equipes classificadas para as semifinais do Campeonato Municipal de Futebol de Rio do Sul - Taça Kaishi Asian Food. Os jogos serão disputados no domingo, com as tradicionais rodadas duplas, acontecendo em dois estádios do município. Às 10h jogam Taboão/Arena Tite contra Boa Vista/Art Jóias no Estádio Municipal Alfredo João Krieck. No mesmo horário, no Campo do Guarani, se enfrentam Milan Futebol Clube e Box Top. Pela tarde jogam as equipes com melhor campanha nos dois grupos. O Guarani, [...]

Zeli da Silva defende que questões do Conselho de Ciência passem pelos vereadores Transparência e representatividade foram alguns dos princípios que levaram a vereadora Zeli da Silva a propor a emenda 20/2018, supressiva, aditiva e modificativa ao projeto de lei complementar Nº 10, de 9 de março de 2018, que cria e dispõe sobre a política municipal de ciência, tecnologia e inovação e estabelece medidas de incentivo e apoio às suas ações e estratégias no ecossistema empresarial, empreendedor, acadêmico e social no município. [...]

Até o início deste ano, a taxa administrativa cobrada pela Caixa Econômica Federal (CEF) para intermediação da transferência de recursos às prefeituras (para uma obra ou contrato viabilizado por uma emenda parlamentar) era de 2,5%. Em janeiro, o Ministério do Planejamento editou uma instrução normativa com novas regras para esses repasses, elevando o percentual da taxa para até 11,9%. A decisão gerou revolta, principalmente entre os gestores de pequenos municípios que seriam os mais prejudicados. Ao saber da notícia, o senador [...]

Fale conosco