INFORMAÇÃO / Saúde

image

Semana de Enfermagem ocorrerá nesta semana no Hospital Regional Alto Vale


"A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar". Este será o tema central da Semana de Enfermagem que será realizada pelo Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, entre os dias 15 e 17 de maio. O evento também é comemorado em todo o país entre os dias 12 e 20 de maio, período definido entre o dia do enfermeiro (12) e o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20).

Estas datas foram definidas em alusão ao nascimento de Florence Nightingale e a morte de Anna Neri, respectivamente. Ambas são personalidades históricas e de grande relevância para o desenvolvimento da enfermagem no mundo e no Brasil.

A abertura do evento vai ocorrer na terça-feira (15), às 19h30, no auditório. A primeira palestra, com início previsto para às 20h30, vai ser ministrada por Silvania Weiss. O tema abordado será "Processos Gerenciais".

Para o dia 16 (quarta-feira) foram programados quatro eventos. Às 9h30, o jornalista Roberto Ribeiro falará sobre "Comunicação em Saúde". Às 14h30, a médica Daniela Hobus destacará o tema "A enfermagem no atendimento humanizado à gestante no trabalho de parto e pós parto". Na sequência, o grupo de teatro entrará em cena com a peça "Juízo Final" para discutir a sistematização da assistência de enferemagem.

Para fechar o dia a comissão organizadora programou uma "mesa redonda" para debater o tema "As diferentes dimensões do cuidar", com quatro enfermeiros: Celeste Oelke Schaefer, Diogo Brasil, Kelly Christen Baade e Tamara Matamala Plens.

E no dia 17 (quinta-feira), três encontros fecharão a Semana de Enefermagem. Às 9h30, o médico Fernando Thiesen do Amarante vai abordar o tema "Cuidados com o paciente oncológico". Às 14h30 vai ser a vez da enferemeira Charlene Verusa trazer o tema "O papel da enfermagem no cuidado ao paciente potencial doador de órgãos e tecidos para transplante". E às 19h30, o engenheiro de produção Odair da Rosa fecha o ciclo de palestras com "Pensando a jornada do paciente".

A Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940, pela Escola de Enfermagem Nery, tendo como idealizadora a sua então diretora Laís Netto dos Reys.

Relacionados

Alunos das duas Escolas Modelo de Rio do Sul que participam de um curso de robótica oferecido pelo Sesi estarão envolvidos a partir desta quinta-feira no Festival de Educação, Tecnologia e Inovação. Promovido pelo próprio Sesi até sábado, o evento vai reunir representantes de todo o Estado em atividades educativas e que envolvem a tecnologia e a inovação. Os alunos passaram por dois meses de aprendizado para cumprir tarefas neste evento. Será realizada uma competição de robótica, além de outras missões que envolvam a inovaç [...]

Ibirama recebe neste fim de semana, mais de 300 ciclistas de diversas cidades de Santa Catarina, para participar do 2º Desafio de Mountain Bike Vale de Aventuras. O objetivo do desafio é permitir que todos os competidores possam concluir a prova, superando seus limites. Para isso, a organização teve um cuidado especial na definição do trajeto, o que contou com o apoio do atleta de Downhill de Ibirama, Lucas Borba. De acordo com Angélica Krieser, uma das organizadoras do evento, o percurso pode ser pecorrido por qualquer competidor, com [...]

Apontar os desafios a serem enfrentados e discutir ações para garantir o pleno acesso de crianças e adolescentes às políticas sociais, como também, formular propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência e elaborar ações para garantir a promoção da igualdade e proteção integral desse público. Estes foram os objetivos da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no dia 11 de outubro, em Ibirama. Representantes de escolas e dos Serviços da Política de Assistência Social, co [...]

A equipe da Secretaria de Educação de Ituporanga e unidades escolares recebeu a Assessoria Educacional da AMAVI esteve no Município de Ituporanga na noite desta quarta-feira, dia 17 de outubro, para apresentação e treinamento dos professores e coordenadores pedagógicos. A partir do ano de 2019 os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental não usarão mais diário impresso para registro de frequência, aulas e resultado de avaliações dos alunos. As informações lançadas online (Web) no Portal do Professor ficam imediat [...]

Fale conosco