INFORMAÇÃO / Agricultura

image

Governo revoga aumento de energia elétrica para agricultores


Deputado Peninha levou pessoalmente o pedido ao Ministro de Minas e Energia para evitar reajuste de 43% na fatura dos produtores rurais.

O Governo Federal decidiu manter os descontos na tarifa de energia elétrica para produtores rurais. A decisão foi comemorada pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC), vice-líder do governo no Congresso, que fez pessoalmente o pedido ao ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima.

"Essa é certamente uma grande conquista. Afinal, a medida iria gerar um aumento considerável nos custos de produção para agricultores o que já estava gerando um efeito cascata. O produtor precisa repassar o seu custo para o consumidor. Eles têm esses descontos garantidos justamente em função da atividade diferenciada que exercem na produção de alimentos", argumenta Peninha.

A medida anula o Decreto nº 9.642/2018, assinado pelo então presidente Michel Temer, que reduzia os descontos concedidos à tarifa de energia elétrica para produtores rurais de todo o país para os próximos cinco anos. Isso representaria um aumento de 43% na conta dos agricultores. No caso dos agricultores que dependem de irrigação a taxa em janeiro caiu de 10 para 8%. Para produtores de peixes, por exemplo, a redução foi de 30 para 24%, e até 2023 o número chegaria à zero.

O Decreto 9.744, publicado no Diário Oficial da União, foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelos ministros: Tereza Cristina (Agricultura), Paulo Guedes (Economia), Bento Costa Lima (Minas e Energia) e Gustavo Henrique Canuto (Desenvolvimento Regional).

"Grande parte dos alimentos consumidos in natura é produzida em áreas irrigadas, como feijão, arroz, frutas e hortaliças em geral, o que afeta diretamente os milhões de trabalhadores rurais, em especial as cooperativas de pequenos agricultores. Fico feliz, especialmente ao ministro Bento Costa Lima que recebeu o meu pedido e entendeu a gravidade da situação", conclui o parlamentar.


Relacionados

Ao promover ações de segurança, prefeito anuncia ainda início do curso de tiro para agentes municipais A Guarda Municipal de Rio do Sul ganha mais dois veículos para integrar sua frota e auxiliar nos serviços de segurança da cidade. Duas Renault Duster zero quilômetro, adquiridas através de licitação no valor de R$ 165.440,02, contando a aquisição e adaptação interna e equipamentos, já estão disponíveis para ajudar no serviço dos agentes. Os veículos foram expostos em frente a Prefeitura de Rio do Sul desde sábado e a pa [...]

A Prefeitura de Salete por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Turístico e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou no sábado (20) e domingo (21) o 1º Mutirão de Castração de cães e gatos. Um total de 90 animais foram castrados nos dois dias. Os procedimentos cirúrgicos foram realizados por profissionais da Esterilize Clinica Veterinária, nas dependências do antigo refeitório da empresa Rohden, no Centro. Uma equipe de voluntários auxiliou durante os dois dias do mutirão. O 1º Mutirão de C [...]

Presidente Getúlio vivenciou no último fim de semana, as finais do Campeonato Municipal de Futebol 2019, Taça Cresol. A partida da final dos Aspirantes foi no sábado, 20, no Campo do Caxias, e dos Titulares foi domingo, 21, no estádio José Vanderlinde, na Serra dos Índios. A final dos Aspirantes reservou bons momentos. Cerca de 400 pessoas acompanharam a partida. Em uma disputa acirrada entre Caxias e Pinheiro, o Caxias fez um gol e garantiu o título. Se consagrou campeão invicto do Campeonato. Na Serra dos Índios, cerca de mil pes [...]

As oficinais instrumentais oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Salete por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto estarão mais estruturadas daqui pra frente. Os alunos contam agora com novos violinos, violões e flautas doces. Recentemente a Administração Municipal adquiriu 33 violinos, 60 violões e 200 flautas doces. O investimento na área cultural ultrapassou R$ 30 mil e é oriundo de recursos conquistados junto da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e somado a uma contrapartida. "É motivo de gr [...]

Fale conosco