INFORMAÇÃO / Educação

image

Seminário Municipal da Educação marca início do ano letivo em Rio do Sul

Evento ocorreu no teatro Dom Bosco, ocasião em foram anunciadas novidades para os profissionais

A noite do dia 4 de fevereiro, no teatro Dom Bosco, foi marcada por confraternização, novidades, reflexão e palestra. Esse foi o tom de abertura do Seminário Pedagógico do Ano Letivo 2019. Além do prefeito, José Thomé, entre os participantes da mesa de honra estavam o vice-prefeito Paulo Cunha, a secretária de Educação, Janara Mafra, o deputado estadual Milton Hobus e demais autoridades da Polícia Militar, Amavi e Conselho Municipal de Educação. O desfecho ficou por conta do palestrante e o professor universitário Daltro Monteiro.

Na ocasião, Janara avisou - em primeira mão - a organização do intercâmbio de professores da educação infantil com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Oportunidade que os servidores terão de participar de formação continuada e vivência de práticas pedagógicas. Outro benefício para a categoria é a integralização da -hora atividade-, que passa a acontecer a partir de março deste ano e que era aguardada pelos professores há 10 anos.

O prefeito, José Thomé, destacou atividades que considera essenciais para alavancar o patamar da educação pública rio-sulense. "Sempre em meus discursos não deixo de reconhecer a importância de ações como Creche 12 Meses, modelo de Educação Empreendedora, aperfeiçoamento de gestores escolares, entre outras práticas. Estamos empenhados em construir a terceira escola modelo de educação integral, que será a reformulação de funcionamento do CE Roberto Machado. Iremos proporcionar diversas atividades no contraturno para possibilitar o fortalecimento e o desenvolvimento social da nossa comunidade".

Valorização
O vice-prefeito, Paulo Cunha, defendeu que duas das principais bandeiras da atual gestão são Saúde e Educação. "Com este olhar construímos escolas, fortalecemos o relacionamento com os pais e demonstramos solidariedade com a categoria profissional dos professores. Esses são nossos trunfos". O deputado estadual, Milton Hobus, destacou a importância da Educação para a formação de uma sociedade próspera: "Este é um ramo que desperta a ambição de crescer, é uma maneira de formar cidadãos".

Houve a apresentação das principais melhorias desenvolvidas na atual gestão. A citar, entre as principais:
- conclusão da primeira etapa do -Habite-se-, que é a autorização para funcionamento das unidades escolares,
- Novo telhado do CEI Augusto Bosco (Laranjeiras),
- quatro novas salas no CEI Cinderela (Boa Vista),
- ampliação no CEI Guilherme Butzke (Rainha),
- ampliação de sete novas salas no CEI Pinguinho de Gente (Taboão),
- nova quadra de esportes coberta no CE Willy Schleumer (Taboão),
- R$ 1 milhão em equipamentos e materiais pedagógicos oferecidos por meio do programa Fala Comunidade Educadora e seis novos laboratórios de informática.
Além de planos como:
- futura implantação de contra turno no CE Roberto Machado (Progresso) e
- Construção de novo CEI no centro, ao lado do prédio do INSS.

Hoje a rede pública de ensino conta com 6114 alunos instalados em 312 turmas. Janara Mafra assegura que este é o maior número já registrado. De 2017 a 2019 houve a inclusão de cerca de 500 novas vagas. Como já tradicional, nos eventos da pasta, o público foi recepcionado com apresentação musical de servidores da Fundação Cultural e de professores. Houve, ainda, apresentação musical e coreográfica feita por crianças do CEI Navegantes.

Relacionados

Quem participar do evento que divulga os resultados de 2018 e define os rumos da Cooperativa para 2019, receberá camiseta especial dos 30 anos de presença da Viacredi Alto Vale na região Atuar com transparência é um dos padrões de qualidade da Viacredi Alto Vale. A Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 27 de abril, às 16h, no Centro de Eventos Hermann H. Purnhagen, em Rio do Sul (SC), será mais uma oportunidade para todos os cooperados ficaram cientes dos resultados e aprovarem através do voto temas como a prestaç [...]

Cenários ao ar livre, figurinos e iluminação especial, além de um trabalho com mais de 80 pessoas, entre atores e equipe de produção. O teatro da Paixão de Cristo será apresentado pelo segundo ano consecutivo na cidade de Salete, na Sexta-Feira Santa (19), a partir das 19h, O espetáculo narra os últimos dias da vida de Jesus, a morte e a ressurreição. A realização do teatro da Paixão de Cristo é uma iniciativa da Prefeitura de Salete, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e Secretaria de Indústria, Comérci [...]

Do dia 6 a 9 de maio, será realizado mais um mutirão de cirurgias de catarata em Pouso Redondo. Os pacientes que possuem diagnóstico de catarata já devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde para fazer o trâmite do encaminhamento. O mutirão será realizado no Hospital Annegret Neitzke, em parceria com o Governo do Estado. Serão efetuados 800 procedimentos gratuitos para pacientes que aguardam na fila em todo o Alto Vale. O atendimento será via o Sistema de Centrais de Regulação (Sisreg) do Sistema Único de Saúde (SUS). As c [...]

O ibiramense Lucas Borba se deu bem no Campeonato Pan-Americano de Downhill, realizado no último fim de semana, em Villa la Angostura Neuquen, na Argentina. O evento contou com os melhores atletas do continente, o que não impediu Lukinha de alcançar um título inédito na competição, o Bronze na categoria Elite. O atleta relembra a vitória de 2013, quando foi campeão na categoria Júnior. "Foi um grande dia, marcarei esse momento com todo carinho. Foi a minha primeira medalha na principal categoria do Downhill. O sentimento é único, j [...]

Fale conosco