INFORMAÇÃO / Saúde

image

Palestra e entrega de kits encerra curso de gestantes


Na noite de quarta-feira (28) foi realizado o último encontro do 2º Curso de Gestantes oferecido pela Prefeitura de Salete por meio da Secretaria de Saúde e Pastoral da Criança. Cerca de 44 mulheres e seus acompanhantes passaram pelos ensinamentos sobre as principais dúvidas que surgem durante a gravidez.
O encontro final foi especial, além das gestantes receberem o kit bebê com diversos itens e o certificado de conclusão do curso, o soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina - Batalhão de Taió, Tiago Corrêa, realizou uma instrução sobre noções básicas de primeiros socorros.

A secretária de saúde, Nelci Teresinha Adami Kuhlkamp, e a prefeita Solange Schlichting (Chica) estiveram no encerramento do 2º Curso de Gestantes. Na oportunidade Chica destacou aos presentes as ações, o carinho e a atenção da Administração Municipal para com os recém-nascidos.

"Fico feliz em saber que muitas mamães e papais participaram dos encontros. É gratificante saber que colaboramos de alguma forma neste momento tão especial, o nascimento de uma criança. Quero aproveitar para dizer que estamos buscando renovar o contrato para partos junto do Hospital e Maternidade Dona Lizete, em Taió, por entendermos que isso é uma forma de respeito às mães e traz mais comodidade aos familiares" falou. Por fim, Chica agradeceu toda a equipe que preparou o curso.

O 2º Curso de Gestantes iniciou no dia 07 de novembro e ao todo foram quatro encontros, organizados por equipes multidisciplinares dos postos de saúde e da Pastoral da Criança, promovidos as quartas-feiras à noite, no auditório da câmara de vereadores. Na programação os participantes acompanharam as instruções sobre diversos temas pertinentes a este período que antecede a maternidade, como a escolha do melhor procedimento para o nascimento do bebê, conscientização da importância da amamentação, questões nutricionais e odontológicas, direitos e deveres, aconselhamento psicológico e cuidados com o recém-nascido.

Em maio a Secretaria de Saúde realizou o 1º Curso de Gestantes, que também ocorreu em quatro encontros. Cerca de 50 mães participaram junto de seus acompanhantes para esclarecer as principais dúvidas da gestação.

Benefícios ofertados
Todas as mães e pais que participaram das etapas do curso receberam além de ensinamentos, brindes da Pastoral da Criança e tiveram prioridades em exames e ultrassons disponibilizados pela Secretaria de Saúde.
Outro beneficio foi a disponibilização do kit bebê. A parceria entre a Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde e voluntárias da Pastoral da Criança garantiu para as gestantes um conjunto contendo uma bolsa, termômetro digital, material para curativo do coto umbilical, travesseiro, fronha, cueiro, manta para enrolar a criança, toalhinha, cheirinho, um par de sapatinhos e dois conjuntos de pagão.

Relacionados

Após um período de férias, a prefeita Solange Schlichting (Chica), reassumiu o comando da Prefeitura de Salete. Em ato realizado na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito em exercício, Adroaldo Brocardo, retransmitiu o cargo. Secretários municipais e o vereador Genoir Kniss estiveram presentes. Depois de assinar o documento de retransmissão de cargo, Adroaldo agradeceu novamente a prefeita Chica pela confiança depositada, destacou o trabalho realizado no período e falou da continuidade do governo. Chica [...]

Na noite do último sábado, 19, quatro pessoas foram presas pela Polícia Militar, suspeitas de envolvimento no roubo ocorrido em Pouso Redondo no dia 16/01/2019. O fato aconteceu na Rua Prefeito Benjamin Bini. Por volta das 19h30, a Polícia Militar de Pouso Redondo visualizou um veículo cujos ocupantes estavam em atitude suspeita. Ao tentar realizar a abordagem o carro fugiu do local e acabou colidinho com outro veículo. Ao colidir, os ocupantes abandonaram o veículo e fugiram a pé, não sendo mais localizados. Tempos depois, um tá [...]

Comunidade ganha quatro alternativas para acionar o poder público sobre lâmpadas queimadas e outros serviços de iluminação A prefeitura de Rio do Sul implantou quatro diferentes formas para que a população possa informar solicitar manutenção de iluminação pública em ruas e avenidas da cidade. Através do telefone 0800-647-2031, do aplicativo Atende.Net, de e-mail ou de um telefone celular, o morador pode avisar o poder público sobre lâmpadas queimadas ou outros problemas relacionados a iluminação para que seja encaminhado o co [...]

Os moradores de Ibirama, ou cidadãos que possuem imóveis no município, já podem retirar o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no Setor de Tributação da Prefeitura, localizado na rua Dr. Getúlio Vargas, 70, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também existe a possibilidade de fazer o download do documento no site da prefeitura (www.ibirama.sc.gov.br), na aba Portal do Cidadão. O município oferece descontos significativos para os contribuintes que pagarem o Imposto em parcela única. [...]

Fale conosco