INFORMAÇÃO / Saúde

image

Palestra e entrega de kits encerra curso de gestantes


Na noite de quarta-feira (28) foi realizado o último encontro do 2º Curso de Gestantes oferecido pela Prefeitura de Salete por meio da Secretaria de Saúde e Pastoral da Criança. Cerca de 44 mulheres e seus acompanhantes passaram pelos ensinamentos sobre as principais dúvidas que surgem durante a gravidez.
O encontro final foi especial, além das gestantes receberem o kit bebê com diversos itens e o certificado de conclusão do curso, o soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina - Batalhão de Taió, Tiago Corrêa, realizou uma instrução sobre noções básicas de primeiros socorros.

A secretária de saúde, Nelci Teresinha Adami Kuhlkamp, e a prefeita Solange Schlichting (Chica) estiveram no encerramento do 2º Curso de Gestantes. Na oportunidade Chica destacou aos presentes as ações, o carinho e a atenção da Administração Municipal para com os recém-nascidos.

"Fico feliz em saber que muitas mamães e papais participaram dos encontros. É gratificante saber que colaboramos de alguma forma neste momento tão especial, o nascimento de uma criança. Quero aproveitar para dizer que estamos buscando renovar o contrato para partos junto do Hospital e Maternidade Dona Lizete, em Taió, por entendermos que isso é uma forma de respeito às mães e traz mais comodidade aos familiares" falou. Por fim, Chica agradeceu toda a equipe que preparou o curso.

O 2º Curso de Gestantes iniciou no dia 07 de novembro e ao todo foram quatro encontros, organizados por equipes multidisciplinares dos postos de saúde e da Pastoral da Criança, promovidos as quartas-feiras à noite, no auditório da câmara de vereadores. Na programação os participantes acompanharam as instruções sobre diversos temas pertinentes a este período que antecede a maternidade, como a escolha do melhor procedimento para o nascimento do bebê, conscientização da importância da amamentação, questões nutricionais e odontológicas, direitos e deveres, aconselhamento psicológico e cuidados com o recém-nascido.

Em maio a Secretaria de Saúde realizou o 1º Curso de Gestantes, que também ocorreu em quatro encontros. Cerca de 50 mães participaram junto de seus acompanhantes para esclarecer as principais dúvidas da gestação.

Benefícios ofertados
Todas as mães e pais que participaram das etapas do curso receberam além de ensinamentos, brindes da Pastoral da Criança e tiveram prioridades em exames e ultrassons disponibilizados pela Secretaria de Saúde.
Outro beneficio foi a disponibilização do kit bebê. A parceria entre a Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde e voluntárias da Pastoral da Criança garantiu para as gestantes um conjunto contendo uma bolsa, termômetro digital, material para curativo do coto umbilical, travesseiro, fronha, cueiro, manta para enrolar a criança, toalhinha, cheirinho, um par de sapatinhos e dois conjuntos de pagão.

Relacionados

A realeza da Festa Nacional da Cebola, em Ituporanga, visitou a Câmara de Vereadores de Trombudo Central. A rainha Alessandra Kuster e as princesas Andreia Hasse Padilha e Marilia Stank fizeram um convite aos vereadores. O evento será realizado entre os dias 4 e 7 de abril. A Festa Nacional da Cebola já está consolidada como a maior festa agrícola de Santa Catarina e chega em sua 25ª edição com muitas novidades. Shows nacionais, feiras, exposições, entretenimento, gastronomia, desfile de máquinas agrícolas, seminário da cebola e [...]

Sérgio Luis Schlatter Júnior ocupou a "Tribuna do Povo", na reunião da Câmara de Vereadores de Trombudo Central. Ele apresentou alguns estudos sócio-econômicos sobre o município. Destaque para o nível de escolaridade do nosso município. Apenas 7% dos adultos tem ensino superior completo - abaixo da média nacional. Além disso, as pesquisas também mostraram que muitos jovens estão deixando a cidade para buscar novas oportunidades de emprego. [...]

Uma moção, de autoria do vereador Jean Damásio, foi aprovada e deverá ser assinada por todos os vereadores. O documento pede um estudo do Dnit. O objetivo é buscar melhorias no acesso ao município de Trombudo Central, na rodovia BR-470. O desligamento das lombadas eletrônicas no local também preocupa e pode ocasionar novos acidentes no trecho. [...]

O vereador Marlon Goede ocupou a tribuna nesta semana, durante a reunião realizada na segunda, para informar que deverá conseguir a liberação de R$ 100 mil. O valor é referente a emenda do atual senador Esperidião Amin. O pedido foi feito junto com o vereador Fábio Ramos. A quantia deverá ser direcionada ao setor de Agricultura do município. [...]

Fale conosco