INFORMAÇÃO / Desenvolvimento

image

Salete recebe novo alimentador de energia elétrica da Celesc


A Empresa investiu R$ 2,7 milhões que vai beneficiar 6 mil unidades consumidoras
A Celesc inaugura nesta quarta-feira, 5 de dezembro, em Salete, no Vale do Itajaí, alimentador de distribuição de energia elétrica que vai beneficiar 6 mil clientes da região. A inauguração será na Câmara de Vereadores do município, às 14h com a presença de representantes da Empresa e autoridades locais.

O novo alimentador compreende uma rede de média tensão de 23kV, com 17,2 quilômetros de extensão, que vai da subestação de Taió até o município de Salete, às margens da SC 414. A estrutura foi instalada em 305 postes, com nova tecnologia de rede compacta, que confere mais resistência a intempéries, objetos e galhos de árvores sobre os cabos, um problema comum na região. O novo traçado também traz uma realidade diferente para os serviços de operação e manutenção do sistema, uma vez que permite a aproximação das equipes motorizadas.

"A obra substitui a antiga rede de distribuição construída fora do traçado da rodovia, em áreas que não permitiam a chegada dos veículos e, desta forma, não nos era permitido, por exemplo, fazer serviços de operação ou manutenção do sistema, sem desligamento da rede", conta Manoel Arisoli Pereira, chefe da Agência Regional da Celesc, em Rio do Sul.

A localização da antiga rede também dificultava o atendimento a emergências. "Enfrentávamos sérios problemas com as ocorrências, especialmente nas áreas de reflorestamento onde, infelizmente, é comum enfrentarmos problemas com árvores sobre a rede, porque o tempo para recompormos o sistema é bem maior quando tudo precisa ser realizado sem ajuda mecânica", destaca Arisoli.

Além de a estrutura ser mais resistente, o novo Alimentador também conta com banco de regulador 50% mais potente que os da antiga rede, passando de 200 para 300 Ampères. Desta forma, fica mantida a qualidade o nível de tensão que chega às unidades consumidoras.

Indiretamente, o novo Alimentador também beneficia Rio do Campo, ao oferecer uma nova opção de atendimento aos consumidores naquele município. "Se tivermos problemas com a rede em Rio do Campo, transferimos a carga para o alimentador de Salete e tudo volta ao normal de forma muito mais rápida", explica o gerente.

Cidades beneficiadas
Salete
Numero de unidades consumidoras em 11/2008- 2614 clientes - 1.034.000kWh (consumo)
Numero de unidades consumidoras em 11/2018- 3114 clientes - 1.453.208 kWh (consumo)
Em 10 anos, o número de clientes cresceu 19%. Ao mesmo tempo, o consumo cresceu 40%. A alta do consumo foi puxada pelo crescimento industrial do município na última década, liderado pelo pólo de indústrias madeireiras e metal-mecânico. Setor agropecuário forte, com presença de fumo, granjas de suíno e leite.

Rio do Campo
Número de unidades consumidoras em 11/2008 - 2.404 clientes - 1.072.592 kWh (consumo)
Número de unidades consumidoras em 11/2018- 2.874 clientes - 1.302.006 kWh (consumo)
Em 10 anos, acréscimo de 20% no número de clientes e de 21% no consumo. A economia do município está fortemente associada às atividades agropecuárias, com predomínio das culturas de arroz e fumo, além da presença de granjas de suínos e ovinos.

Serviço:
O quê: Inauguração alimentador de distribuição de energia elétrica
Quando: 5 de dezembro (quarta-feira) 14h
Onde: Câmara de Vereadores de Salete - Rua Santa Catarina 113, Centro - Salete - SC

Relacionados

Após um período de férias, a prefeita Solange Schlichting (Chica), reassumiu o comando da Prefeitura de Salete. Em ato realizado na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito em exercício, Adroaldo Brocardo, retransmitiu o cargo. Secretários municipais e o vereador Genoir Kniss estiveram presentes. Depois de assinar o documento de retransmissão de cargo, Adroaldo agradeceu novamente a prefeita Chica pela confiança depositada, destacou o trabalho realizado no período e falou da continuidade do governo. Chica [...]

Na noite do último sábado, 19, quatro pessoas foram presas pela Polícia Militar, suspeitas de envolvimento no roubo ocorrido em Pouso Redondo no dia 16/01/2019. O fato aconteceu na Rua Prefeito Benjamin Bini. Por volta das 19h30, a Polícia Militar de Pouso Redondo visualizou um veículo cujos ocupantes estavam em atitude suspeita. Ao tentar realizar a abordagem o carro fugiu do local e acabou colidinho com outro veículo. Ao colidir, os ocupantes abandonaram o veículo e fugiram a pé, não sendo mais localizados. Tempos depois, um tá [...]

Os moradores de Ibirama, ou cidadãos que possuem imóveis no município, já podem retirar o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no Setor de Tributação da Prefeitura, localizado na rua Dr. Getúlio Vargas, 70, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também existe a possibilidade de fazer o download do documento no site da prefeitura (www.ibirama.sc.gov.br), na aba Portal do Cidadão. O município oferece descontos significativos para os contribuintes que pagarem o Imposto em parcela única. [...]

Os ibiramenses que participaram da Copa América de Downhill 4X, realizada no último fim de semana, em São Roque, SP, não alcançaram o pódio durante a competição. Rainha da Montanha no ano passado, Bruna Ulrich foi desclassificada na semifinal por percorrer parte da pista fora do traçado. O mesmo aconteceu com Lucas Borba, jogado para fora da pista, na penúltima curva da corrida da semifinal, após o choque com um dos adversários. A estreante Ana Maria Xavier dos Santos também parou na semifinal. "Foi muito legal a experiência em p [...]

Fale conosco