INFORMAÇÃO / Desenvolvimento

image

Salete recebe novo alimentador de energia elétrica da Celesc


A Empresa investiu R$ 2,7 milhões que vai beneficiar 6 mil unidades consumidoras
A Celesc inaugura nesta quarta-feira, 5 de dezembro, em Salete, no Vale do Itajaí, alimentador de distribuição de energia elétrica que vai beneficiar 6 mil clientes da região. A inauguração será na Câmara de Vereadores do município, às 14h com a presença de representantes da Empresa e autoridades locais.

O novo alimentador compreende uma rede de média tensão de 23kV, com 17,2 quilômetros de extensão, que vai da subestação de Taió até o município de Salete, às margens da SC 414. A estrutura foi instalada em 305 postes, com nova tecnologia de rede compacta, que confere mais resistência a intempéries, objetos e galhos de árvores sobre os cabos, um problema comum na região. O novo traçado também traz uma realidade diferente para os serviços de operação e manutenção do sistema, uma vez que permite a aproximação das equipes motorizadas.

"A obra substitui a antiga rede de distribuição construída fora do traçado da rodovia, em áreas que não permitiam a chegada dos veículos e, desta forma, não nos era permitido, por exemplo, fazer serviços de operação ou manutenção do sistema, sem desligamento da rede", conta Manoel Arisoli Pereira, chefe da Agência Regional da Celesc, em Rio do Sul.

A localização da antiga rede também dificultava o atendimento a emergências. "Enfrentávamos sérios problemas com as ocorrências, especialmente nas áreas de reflorestamento onde, infelizmente, é comum enfrentarmos problemas com árvores sobre a rede, porque o tempo para recompormos o sistema é bem maior quando tudo precisa ser realizado sem ajuda mecânica", destaca Arisoli.

Além de a estrutura ser mais resistente, o novo Alimentador também conta com banco de regulador 50% mais potente que os da antiga rede, passando de 200 para 300 Ampères. Desta forma, fica mantida a qualidade o nível de tensão que chega às unidades consumidoras.

Indiretamente, o novo Alimentador também beneficia Rio do Campo, ao oferecer uma nova opção de atendimento aos consumidores naquele município. "Se tivermos problemas com a rede em Rio do Campo, transferimos a carga para o alimentador de Salete e tudo volta ao normal de forma muito mais rápida", explica o gerente.

Cidades beneficiadas
Salete
Numero de unidades consumidoras em 11/2008- 2614 clientes - 1.034.000kWh (consumo)
Numero de unidades consumidoras em 11/2018- 3114 clientes - 1.453.208 kWh (consumo)
Em 10 anos, o número de clientes cresceu 19%. Ao mesmo tempo, o consumo cresceu 40%. A alta do consumo foi puxada pelo crescimento industrial do município na última década, liderado pelo pólo de indústrias madeireiras e metal-mecânico. Setor agropecuário forte, com presença de fumo, granjas de suíno e leite.

Rio do Campo
Número de unidades consumidoras em 11/2008 - 2.404 clientes - 1.072.592 kWh (consumo)
Número de unidades consumidoras em 11/2018- 2.874 clientes - 1.302.006 kWh (consumo)
Em 10 anos, acréscimo de 20% no número de clientes e de 21% no consumo. A economia do município está fortemente associada às atividades agropecuárias, com predomínio das culturas de arroz e fumo, além da presença de granjas de suínos e ovinos.

Serviço:
O quê: Inauguração alimentador de distribuição de energia elétrica
Quando: 5 de dezembro (quarta-feira) 14h
Onde: Câmara de Vereadores de Salete - Rua Santa Catarina 113, Centro - Salete - SC

Relacionados

A realeza da Festa Nacional da Cebola, em Ituporanga, visitou a Câmara de Vereadores de Trombudo Central. A rainha Alessandra Kuster e as princesas Andreia Hasse Padilha e Marilia Stank fizeram um convite aos vereadores. O evento será realizado entre os dias 4 e 7 de abril. A Festa Nacional da Cebola já está consolidada como a maior festa agrícola de Santa Catarina e chega em sua 25ª edição com muitas novidades. Shows nacionais, feiras, exposições, entretenimento, gastronomia, desfile de máquinas agrícolas, seminário da cebola e [...]

Sérgio Luis Schlatter Júnior ocupou a "Tribuna do Povo", na reunião da Câmara de Vereadores de Trombudo Central. Ele apresentou alguns estudos sócio-econômicos sobre o município. Destaque para o nível de escolaridade do nosso município. Apenas 7% dos adultos tem ensino superior completo - abaixo da média nacional. Além disso, as pesquisas também mostraram que muitos jovens estão deixando a cidade para buscar novas oportunidades de emprego. [...]

Uma moção, de autoria do vereador Jean Damásio, foi aprovada e deverá ser assinada por todos os vereadores. O documento pede um estudo do Dnit. O objetivo é buscar melhorias no acesso ao município de Trombudo Central, na rodovia BR-470. O desligamento das lombadas eletrônicas no local também preocupa e pode ocasionar novos acidentes no trecho. [...]

O vereador Marlon Goede ocupou a tribuna nesta semana, durante a reunião realizada na segunda, para informar que deverá conseguir a liberação de R$ 100 mil. O valor é referente a emenda do atual senador Esperidião Amin. O pedido foi feito junto com o vereador Fábio Ramos. A quantia deverá ser direcionada ao setor de Agricultura do município. [...]

Fale conosco