INFORMAÇÃO / Geral

image

Ibirama promove cinco mutirões de castração de animais em um ano


A Prefeitura de Ibirama comemora a realização de cinco mutirões de castração de cães e gatos, em parceria com voluntários, em menos de um ano. A mais recente edição foi promovida no fim de semana, entre os dias 30 de junho e 1º de julho, no Pavilhão de Eventos Rudolfo Koffke, tendo também o apoio do projeto "Quem Ama Castra".

O prefeito Adriano Poffo aponta que os trabalhos são tomados com prioridade, tendo suporte da Secretaria Municipal de Saúde. Ele destaca que o principal objetivo dos mutirões é erradicar o problema do abandono de animais em Ibirama e região. "Este é um passo importante para o controle populacional de cães e gatos, visto que também se trata de uma questão de saúde pública", avalia.

A cada edição, são envolvidos mais de trinta voluntários nos atendimentos, contemplando em média a esterilização de 110 a 150 animais. Até agora, já se somam mais de 700 cães e gatos beneficiados. "Trabalha-se por amor à causa durante todo um sábado e domingo, mas vale muito a pena. Calculamos que, com esses procedimentos, quase dez mil filhotes tenham sido evitados, só neste período", destaca o voluntário Marcos Miranda.

Conforme a parceria, o município fica responsável pela cessão do espaço e de quase 90% dos materiais cirúrgicos e de saúde utilizados nos procedimentos, além de fornecer a destinação correta do lixo infectante e reciclável. A Prefeitura também contribui com apoio publicitário e doação de materiais de escritório, de limpeza e higiene, transporte de materiais e empréstimo de equipamentos, como lixeiras e colchonetes.

As castrações são realizadas com o apoio de médicos veterinários parceiros, seguindo todas as orientações do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina. A operação dos animais é sempre condicionada a um cadastro prévio dos tutores e quitação de um valor social, que vem suprir os custos básicos da cirurgia.

Próximo mutirão será em outubro
Um próximo mutirão já está programado para o segundo semestre deste ano, com a realização prevista para o início de outubro. A oportunidade é priorizada a famílias com renda de até três salários mínimos, sendo acessível a toda população do Vale Norte. Estima-se que moradores de cerca de dez municípios da região já tenham sido beneficiados pelos mutirões de Ibirama.

Relacionados

Quem passar pela 26ª Feira de Oportunidades da Viacredi Alto Vale, que será realizada de 27 a 29 de julho no Centro de Eventos Hermann H. Purnhagen em Rio do Sul, poderá participar de workshop e palestra gratuitamente. "O evento tem como principal objetivo valorizar a economia local. Entendemos que a capacitação é fundamental para melhorar ainda mais o desempenho dos empreendedores da nossa região", salienta o Diretor de Operações da Viacredi Alto Vale, Gilmar Luiz Facchini. A capacitação será destaque na programaç [...]

1. Leitura do parecer de redação final do PROJETO DE LEI N° 18/2018 do Executivo que: AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REPASSAR RECURSOS FINANCEIROS A CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE TROMBUDO CENTRAL CDL E, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Leitura de redação final 2. Leitura do parecer de redação final do PROJETO DE LEI N° 20/2018 do Executivo que: DENOMINA CANCHA DE LAÇO. leitura de redação final 3. Discussão e 2° votação do PROJETO DE LEI N° 22/2018 do Executivo: AUTORIZA REALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PREMIAÇ [...]

O Deputado Aldo Schneider, presidente da Assembleia Legislativa, solicitou ao Governo Federal a liberação de recursos para a reparação da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II. A estrutura localizada na rodovia BR-470/SC entre os municípios de Apiúna e Ibirama está em estado estrutural precário e necessita de manutenção urgente. A Rodovia BR 470/SC é essencial para economia de Santa Catarina pois serve de corredor para o escoamento da produção empresarial de diversas regiões do Estado. A ponte está localizada no Km 11 da BR-470/SC, [...]

Exercício cênico inspirado na obra de Eugène Ionesco é encenado na quinta-feira, dia 19 O semestre letivo do curso de teatro da Fundação Cultural de Rio do Sul termina com mostras artísticas. Os alunos do curso de teatro adulto apresentam o exercício cênico Jogos de massacre na quinta-feira, 19 de julho, 20h, com entrada gratuita e classificação de 16 anos. Jogos de massacre é uma obra Eugène Ionesco e do chamado teatro do absurdo. A direção da apresentação é do ator e professor Thiago Becker. No enredo, uma [...]

Fale conosco