INFORMAÇÃO / Geral

image

Ibirama promove cinco mutirões de castração de animais em um ano


A Prefeitura de Ibirama comemora a realização de cinco mutirões de castração de cães e gatos, em parceria com voluntários, em menos de um ano. A mais recente edição foi promovida no fim de semana, entre os dias 30 de junho e 1º de julho, no Pavilhão de Eventos Rudolfo Koffke, tendo também o apoio do projeto "Quem Ama Castra".

O prefeito Adriano Poffo aponta que os trabalhos são tomados com prioridade, tendo suporte da Secretaria Municipal de Saúde. Ele destaca que o principal objetivo dos mutirões é erradicar o problema do abandono de animais em Ibirama e região. "Este é um passo importante para o controle populacional de cães e gatos, visto que também se trata de uma questão de saúde pública", avalia.

A cada edição, são envolvidos mais de trinta voluntários nos atendimentos, contemplando em média a esterilização de 110 a 150 animais. Até agora, já se somam mais de 700 cães e gatos beneficiados. "Trabalha-se por amor à causa durante todo um sábado e domingo, mas vale muito a pena. Calculamos que, com esses procedimentos, quase dez mil filhotes tenham sido evitados, só neste período", destaca o voluntário Marcos Miranda.

Conforme a parceria, o município fica responsável pela cessão do espaço e de quase 90% dos materiais cirúrgicos e de saúde utilizados nos procedimentos, além de fornecer a destinação correta do lixo infectante e reciclável. A Prefeitura também contribui com apoio publicitário e doação de materiais de escritório, de limpeza e higiene, transporte de materiais e empréstimo de equipamentos, como lixeiras e colchonetes.

As castrações são realizadas com o apoio de médicos veterinários parceiros, seguindo todas as orientações do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina. A operação dos animais é sempre condicionada a um cadastro prévio dos tutores e quitação de um valor social, que vem suprir os custos básicos da cirurgia.

Próximo mutirão será em outubro
Um próximo mutirão já está programado para o segundo semestre deste ano, com a realização prevista para o início de outubro. A oportunidade é priorizada a famílias com renda de até três salários mínimos, sendo acessível a toda população do Vale Norte. Estima-se que moradores de cerca de dez municípios da região já tenham sido beneficiados pelos mutirões de Ibirama.

Relacionados

ORDEM DO DIA Leitura da ementa do projeto de lei complementar n° 06/2018. Aproveito, então, para informar a todos os presentes que será realizada audiência pública deste projeto de lei complementar, em data que será definida em breve, e será publicada no diário oficial do município, no site da câmara e na página da câmara junto ao facebook, ficando todos os aqui presentes convidados para se fazerem presentes. Ainda, serão encaminhados diversos ofícios convidando a comunidade para participar do ato. Leitura da ement [...]

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 04/2018, PARA AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO 2º QUADRIMESTRE/2018. A Câmara Municipal de Trombudo Central, através de sua Mesa Diretora e da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento do Poder Legislativo Municipal, em consonância com as atribuições que lhes conferem a Lei Orgânica do Município, o Regimento Interno da Câmara Municipal, e em atendimentos ao Art. 9º, § 4º, da Lei Complementar Federal nº 101/00 de 04/05/2000 (Lei de Responsabilidade Fisc [...]

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 05/2018, PARA DISCUSSÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2019. A Câmara Municipal de Trombudo Central, através de sua Mesa Diretora e da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento do Poder Legislativo Municipal, em consonância com as atribuições que lhes conferem a Lei Orgânica do Município, o Regimento Interno da Câmara Municipal, e em atendimentos ao Art. 48, § 1º, inciso I da Lei Complementar Federal nº 101/00 de 04/05/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), conv [...]

Construção ocorreu através da parceria da Prefeitura com a comunidade A comunidade de Nossa Senhora das Dores, na Toca Grande II, em Rio do Oeste, foi contemplada com um novo espaço para a prática esportiva. Foi inaugurada no fim de semana a Quadra de Futebol Society Dilma Negherbon Catafesta. O terreno pertence à Prefeitura, mas será mantido pelos moradores. "Tinha no local, havia muitos anos, uma escolinha isolada que estava desativada. O Estado doou o imóvel ao município, então decidimos tirar do papel a ideia de construir ali um [...]

Fale conosco