INFORMAÇÃO / Desenvolvimento

image

Ações do Programa de Residência em Gestão Pública Municipal são apresentadas, em Florianópolis


Residente contratada em Mirim Doce participou do encerramento do programa e apresentou projetos desenvolvidos no município

Em 2017, Mirim Doce esteve entre os municípios catarinenses que conseguiu uma das vagas oferecidas no Programa de Residência em Gestão Pública Municipal, da Fundação Escola de Governo, baseada na Escola Nacional de Administração (ENA), que fica na França. A intenção é promover a qualificação da administração pública municipal, através da contratação de especialistas pós-graduados em gestão pública, que auxiliem o município em demandas específicas, de forma estratégica.

O encerramento do programa ocorreu nos dias 9 e 10, na sede da Fundação Escola de Governo, em Florianópolis, quando os residentes apresentaram os projetos desenvolvidos e resultados. No caso de Mirim Doce, a diretora de convênios da Secretaria de Agricultura, Cássia Fernanda da Silva, foi a residente que implementou ações ligadas ao setor.

Foram desenvolvidas a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), incentivo à compra direta da agricultura familiar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar, criação de uma feira para agricultores, vale feira e de um rótulo padrão para produtos coloniais, além do Programa para o Trabalho, Emprego e Garantia de Inclusão Social (Protegi), capacitações e fomento à produção orgânica e agroecológica.

O secretário de Administração, Carlos Liebsch, também participou, na terça-feira, de uma reunião para avaliação e discussão sobre o formato do próximo programa. Já o prefeito Sérgio Luiz Paisan, afirma estar satisfeito com os resultados. "Com esse programa conseguimos dar andamento a ações que há tempo sabíamos que precisavam acontecer", avalia ele.

O programa de residência é uma iniciativa do governo do Estado e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), através do Programa Qualifica - Mandato de Excelência. Na próxima segunda-feira, dia 16, ocorrerá um evento de encerramento na Alesc, com entrega de certificado às prefeituras que fizeram parte do programa.

Resultados obtidos e projetos em andamento
Serviço de Inspeção Municipal (SIM): instituído pela lei 877, de setembro de 2017, o SIM está em funcionamento, para inspeção de estabelecimentos que processam produtos de origem animal e autoriza a comercialização do município. Está em andamento a adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), através de consórcio da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), que unificará as normas e possibilitará a comercialização em território nacional.

Compras da agricultura familiar: Atuação em parceria entre as Secretarias de Agricultura e de Educação, para aumento da participação de agricultores familiares no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No primeiro semestre de 2018, o número de agricultores familiares que fornecem produtos à merenda escolar dobrou e os próximos passos serão viabilizar a compra de alimentos da agricultura familiar para as demais secretarias do município com dispensa de licitação, autorizada pela lei 12.512 de 2011, que estabelece o Programa de Aquisição de Alimentos Institucional.

Feira Livre e vale-feira: Projetos de lei estão em avaliação na Câmara de Vereadores de Mirim Doce para criação de uma feira que possibilitará a comercialização de produtos agrícolas do município. Também existe a intenção de instituir um vale-feira, para que servidores públicos possam adquirir produtos na feira e viabilizem a feira.

Rótulos para produtos coloniais: Projeto de lei está em avaliação na Câmara de Vereadores e sugere a criação de um rótulo padrão para produtos de agricultores do município.

Relacionados

Alunos das duas Escolas Modelo de Rio do Sul que participam de um curso de robótica oferecido pelo Sesi estarão envolvidos a partir desta quinta-feira no Festival de Educação, Tecnologia e Inovação. Promovido pelo próprio Sesi até sábado, o evento vai reunir representantes de todo o Estado em atividades educativas e que envolvem a tecnologia e a inovação. Os alunos passaram por dois meses de aprendizado para cumprir tarefas neste evento. Será realizada uma competição de robótica, além de outras missões que envolvam a inovaç [...]

Ibirama recebe neste fim de semana, mais de 300 ciclistas de diversas cidades de Santa Catarina, para participar do 2º Desafio de Mountain Bike Vale de Aventuras. O objetivo do desafio é permitir que todos os competidores possam concluir a prova, superando seus limites. Para isso, a organização teve um cuidado especial na definição do trajeto, o que contou com o apoio do atleta de Downhill de Ibirama, Lucas Borba. De acordo com Angélica Krieser, uma das organizadoras do evento, o percurso pode ser pecorrido por qualquer competidor, com [...]

Apontar os desafios a serem enfrentados e discutir ações para garantir o pleno acesso de crianças e adolescentes às políticas sociais, como também, formular propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência e elaborar ações para garantir a promoção da igualdade e proteção integral desse público. Estes foram os objetivos da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no dia 11 de outubro, em Ibirama. Representantes de escolas e dos Serviços da Política de Assistência Social, co [...]

A Secretaria Municipal de Saúde promoverá uma ação de prevenção no próximo dia 27 direcionada às mulheres, em alusão ao "Outubro Rosa". Está sendo preparada uma palestra com a psicóloga Indianara Pandini com o tema "Saúde da Mulher: Prevenção". O evento será realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Rio do Campo a partir das 14h. No dia haverá sorteio de brindes e café da tarde gratuito. No mesmo dia, das 8h às 12h, a Unidade Básica de Saúde do Centro estará aberta para coleta de exames preventivos, testes rápido [...]

Fale conosco