INFORMAÇÃO / Desenvolvimento

image

Estudo de reestruturação viária é apresentado



Foto: Rafael Beling

Membros do Conselho Municipal de Trânsito, da Associação Comercial e Industrial de Ibirama (ACIIBI), da Câmara de Dirigentes Lojistas, vereadores e servidores da Prefeitura de Ibirama, puderam conhecer na noite desta terça-feira, dia 10, as alternativas para reestruturação do sistema viário do município. A apresentação foi realizada na Câmara de Vereadores pelos profissionais técnicos da Obra de Arquitetura e Planejamento LTDA, empresa responsável pela análise, contratada após processo licitatório.

O estudo foi embasado em dados técnicos, como o levantamento do fluxo de veículos em seis pontos críticos identificados no município entre o horário das 17h15 e 18h30, que permitiram identificar os gargalos do trânsito na cidade. Na oportunidade, foram apresentadas quatro alternativas de solução para a circulação de veículos na área central do município, as quais foram colocadas em discussão com o público presente.

Entre as proposições apresentadas, alternativas para modificação dos sentidos de trânsito, com a possibilidade de implantação de sistemas binários e ciclovias. De acordo com um dos arquitetos responsáveis, Antônio Botelho, o trânsito urbano precisa ser lento, contínuo e seguro. "Com base em nossos estudos apresentamos opções técnicas, que precisam ser analisadas conforme as necessidades do município. São vocês que dirão quais serão as melhores alternativas a serem implantadas", afirmou.

O presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Edson Keil, considerou a reunião muito positiva, principalmente pela oportunidade dada ao conselho e as entidades da sociedade civil organizada de se manifestar. "Foi uma excelente apresentação, das quatro alternativas apresentadas, duas foram mais positivas, as quais serão reunidas pelos profissionais técnicos, e resultarão na opção ideal para a melhoria do trânsito no município, onde os pedestres e os ciclistas também tiveram atenção especial", destacou.

O presidente da ACIIBI, Sálvio Giacomozzi, afirmou que serão alterações importantes, com impactos inevitáveis e que precisam ser amplamente discutidas. "Vejo como oportuno e inteligente por parte da prefeitura, promover este movimento de apresentação e discussão de possibilidades junto à sociedade".

Representando os lojistas de Ibirama, o presidente da CDL, Ariel Henrique de Oliveira, definiu a reunião como fantástica. "Poder discutir a forma que o trânsito vai funcionar é muito importante, porque é de total interesse da entidade, não só pelos comerciantes do Centro, mas de todo o município. Essa comunicação entre a prefeitura e as entidades está sendo essencial para o crescimento e desenvolvimento de Ibirama", afirmou.

Dentro de 15 dias, uma nova reunião será realizada com os membros do Conselho Municipal de Trânsito e das entidades da sociedade civil organizada, para que as sugestões discutidas na reunião sejam incluídas nos estudos finais. "Com estes estudos finalizados, realizaremos audiências públicas para colocar as mudanças em discussão. Este é um momento de pensar coletivamente, pois as decisões que tomaremos agora refletirão no desenvolvimento da cidade", pontou o prefeito Adriano Poffo.

O estudo contempla também a realização de melhorias estruturais em pelo menos cinco pontos da cidade, com a implantação de rótulas e ampliação de raios de curva em algumas interseções.

Relacionados

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 03/2019, PARA AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO 1º QUADRIMESTRE/2019. A Câmara Municipal de Trombudo Central, através de sua Mesa Diretora e da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento do Poder Legislativo Municipal, em consonância com as atribuições que lhes conferem a Lei Orgânica do Município, o Regimento Interno da Câmara Municipal, e em atendimentos ao Art. 9º, § 4º, da Lei Complementar Federal nº 101/00 de 04/05/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), con [...]

A Câmara de Vereadores recebeu mais uma reunião ordinária nesta semana (segunda). Desta vez os vereadores estiveram reunidos e aprovaram "AS CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2017, DO MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL, SANTA CATARINA". Esta foi a reunião da terceira sessão legislativa, da décima quinta legislatura. Dentro das explicações pessoais o vereador Jean Carlo Damásio agradeceu as doações feitas no sábado (11) durante o pedágio para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Foram arrecadados cerca de R$10 mil para a [...]

A professora de Robótica e Educação Tecnológica do Colégio Sinodal Ruy Barbosa, Julia Vieira, foi convidada para atuar como juíza na etapa internacional do torneio de robótica - para crianças e jovens entre 9 e 15 anos. O evento será realizado entre os dias 29 de maio e 2 junho, em Montevidéu, no Uruguai. Os participantes precisarão construir robôs para cumprir missões, desenvolver valores e realizar uma pesquisa relacionada ao tema. "Fiquei muito feliz com o convite. É uma alegria aprender, ensinar e ver o despertar da curios [...]

A Câmara de Vereadores de Trombudo Central esteve mais uma vez reunida no mês de maio. Desta vez o encontro aconteceu na segunda-feira (20). Os vereadores estiveram reunidos na terceira sessão legislativa, da décima quinta legislatura. O grupo aprovou quatro projetos de Lei e encaminhou mais quatro para as comissões permanentes. O vereador Jean Carlo Damásio, depois de receber reclamações de alguns moradores, solicitou melhorias em alguns trechos de calçada e a instalação de guarda-corpo na Rua Nereu Ramos, no bairro Vila Nova. Al [...]

Fale conosco