INFORMAÇÃO / Desenvolvimento

image

Estudo de reestruturação viária é apresentado



Foto: Rafael Beling

Membros do Conselho Municipal de Trânsito, da Associação Comercial e Industrial de Ibirama (ACIIBI), da Câmara de Dirigentes Lojistas, vereadores e servidores da Prefeitura de Ibirama, puderam conhecer na noite desta terça-feira, dia 10, as alternativas para reestruturação do sistema viário do município. A apresentação foi realizada na Câmara de Vereadores pelos profissionais técnicos da Obra de Arquitetura e Planejamento LTDA, empresa responsável pela análise, contratada após processo licitatório.

O estudo foi embasado em dados técnicos, como o levantamento do fluxo de veículos em seis pontos críticos identificados no município entre o horário das 17h15 e 18h30, que permitiram identificar os gargalos do trânsito na cidade. Na oportunidade, foram apresentadas quatro alternativas de solução para a circulação de veículos na área central do município, as quais foram colocadas em discussão com o público presente.

Entre as proposições apresentadas, alternativas para modificação dos sentidos de trânsito, com a possibilidade de implantação de sistemas binários e ciclovias. De acordo com um dos arquitetos responsáveis, Antônio Botelho, o trânsito urbano precisa ser lento, contínuo e seguro. "Com base em nossos estudos apresentamos opções técnicas, que precisam ser analisadas conforme as necessidades do município. São vocês que dirão quais serão as melhores alternativas a serem implantadas", afirmou.

O presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Edson Keil, considerou a reunião muito positiva, principalmente pela oportunidade dada ao conselho e as entidades da sociedade civil organizada de se manifestar. "Foi uma excelente apresentação, das quatro alternativas apresentadas, duas foram mais positivas, as quais serão reunidas pelos profissionais técnicos, e resultarão na opção ideal para a melhoria do trânsito no município, onde os pedestres e os ciclistas também tiveram atenção especial", destacou.

O presidente da ACIIBI, Sálvio Giacomozzi, afirmou que serão alterações importantes, com impactos inevitáveis e que precisam ser amplamente discutidas. "Vejo como oportuno e inteligente por parte da prefeitura, promover este movimento de apresentação e discussão de possibilidades junto à sociedade".

Representando os lojistas de Ibirama, o presidente da CDL, Ariel Henrique de Oliveira, definiu a reunião como fantástica. "Poder discutir a forma que o trânsito vai funcionar é muito importante, porque é de total interesse da entidade, não só pelos comerciantes do Centro, mas de todo o município. Essa comunicação entre a prefeitura e as entidades está sendo essencial para o crescimento e desenvolvimento de Ibirama", afirmou.

Dentro de 15 dias, uma nova reunião será realizada com os membros do Conselho Municipal de Trânsito e das entidades da sociedade civil organizada, para que as sugestões discutidas na reunião sejam incluídas nos estudos finais. "Com estes estudos finalizados, realizaremos audiências públicas para colocar as mudanças em discussão. Este é um momento de pensar coletivamente, pois as decisões que tomaremos agora refletirão no desenvolvimento da cidade", pontou o prefeito Adriano Poffo.

O estudo contempla também a realização de melhorias estruturais em pelo menos cinco pontos da cidade, com a implantação de rótulas e ampliação de raios de curva em algumas interseções.

Relacionados

Alunos das duas Escolas Modelo de Rio do Sul que participam de um curso de robótica oferecido pelo Sesi estarão envolvidos a partir desta quinta-feira no Festival de Educação, Tecnologia e Inovação. Promovido pelo próprio Sesi até sábado, o evento vai reunir representantes de todo o Estado em atividades educativas e que envolvem a tecnologia e a inovação. Os alunos passaram por dois meses de aprendizado para cumprir tarefas neste evento. Será realizada uma competição de robótica, além de outras missões que envolvam a inovaç [...]

Ibirama recebe neste fim de semana, mais de 300 ciclistas de diversas cidades de Santa Catarina, para participar do 2º Desafio de Mountain Bike Vale de Aventuras. O objetivo do desafio é permitir que todos os competidores possam concluir a prova, superando seus limites. Para isso, a organização teve um cuidado especial na definição do trajeto, o que contou com o apoio do atleta de Downhill de Ibirama, Lucas Borba. De acordo com Angélica Krieser, uma das organizadoras do evento, o percurso pode ser pecorrido por qualquer competidor, com [...]

Apontar os desafios a serem enfrentados e discutir ações para garantir o pleno acesso de crianças e adolescentes às políticas sociais, como também, formular propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência e elaborar ações para garantir a promoção da igualdade e proteção integral desse público. Estes foram os objetivos da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no dia 11 de outubro, em Ibirama. Representantes de escolas e dos Serviços da Política de Assistência Social, co [...]

A Secretaria Municipal de Saúde promoverá uma ação de prevenção no próximo dia 27 direcionada às mulheres, em alusão ao "Outubro Rosa". Está sendo preparada uma palestra com a psicóloga Indianara Pandini com o tema "Saúde da Mulher: Prevenção". O evento será realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Rio do Campo a partir das 14h. No dia haverá sorteio de brindes e café da tarde gratuito. No mesmo dia, das 8h às 12h, a Unidade Básica de Saúde do Centro estará aberta para coleta de exames preventivos, testes rápido [...]

Fale conosco