INFORMAÇÃO / Educação

image

Seades entrega certificado de panificação para pessoas com deficiência


Curso foi realizado em parceria com Apae e Obra Kolping. Capacitação atendeu 12 pessoas com deficiência

12 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participaram de cerimônia de entrega de certificados do curso de panificação ofertado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e Obra Kolping. A conclusão ocorreu na manhã do dia 1º de novembro. Foram oito meses em que foram ministradas aulas para produção de diversos pratos doces e salgados.

A capacitação possibilitou que os alunos pudessem aprender a produzir bolo, pão de queijo, pizza, torta, pão de leite, bolacha, diversos tipos de pães e massinhas. A duração foi de 80 horas e iniciou em fevereiro deste ano. "Por meio do Centro de Qualificação Profissional [CQP] pudemos aperfeiçoar as técnicas de panificação.

Vale lembrar que a própria Apae organiza turmas de iniciação ao mercado de trabalho. A atividade foi reestruturada e adaptada para o grupo de alunos com deficiência intelectual que não têm leitura nem escrita", enfatiza a secretária da Seades, Danielle Zanella.

Maria de Fátima de Moraes, 41 anos, diz que gostou de botar a mão na massa. "O que mais me chamou atenção foi a oportunidade de aprender a fazer pão de queijo, pizza, pãozinho e bolo". Tímida para prolongar a conversa, resume a fala ao afirmar que é o primeiro curso dessa natureza em que participa. "Estou aprendendo a preparar os pratos na minha casa", emenda.

Inclusão social
"Houve a adaptação do material escrito para facilitar o aprendizado. Cada participante levará um exemplar, com as receitas, para casa. Esse é um exemplo de ações da Seades que visa a inclusão produtiva. Em 2019 já está sendo pensado e estruturado calendário de novos eventos, inclusive para esta parcela da comunidade. Tão primordial quanto pensarmos em desenvolvimento é dar ênfase à inclusão no mercado de trabalho. Buscamos aproximar cada vez mais a sociedade em geral das pessoas com deficiência", comenta o prefeito José Thomé.

"Gostaria de destacar a seriedade com que a Apae trata os alunos. É uma instituição que transforma vidas. O meu filho a frequentou e teve um ganho no desenvolvimento cognitivo. Hoje, inclusive, recebe destaque em competições de matemática, na atual escola".

O instrutor de padaria, Valdoni Faustino, destaca que - nesta gestão - essa é a primeira turma para as pessoas com deficiência (PcD). "Com o novo aprendizado, os alunos experimentam uma nova rotina. Saem do ambiente em que estão acostumados e vivem um momento de recreação. O que não diminui a importância e seriedade do treinamento. Se, de um lado, nós inovamos na forma de transmitir conhecimento; por parte dos aprendizes é possível notar interesse, organização e comprometimento. É uma experiência realmente especial".

A atividade teve o patrocínio do frigorífico Pamplona, que cedeu os ingredientes.

Relacionados

Após um período de férias, a prefeita Solange Schlichting (Chica), reassumiu o comando da Prefeitura de Salete. Em ato realizado na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito em exercício, Adroaldo Brocardo, retransmitiu o cargo. Secretários municipais e o vereador Genoir Kniss estiveram presentes. Depois de assinar o documento de retransmissão de cargo, Adroaldo agradeceu novamente a prefeita Chica pela confiança depositada, destacou o trabalho realizado no período e falou da continuidade do governo. Chica [...]

Na noite do último sábado, 19, quatro pessoas foram presas pela Polícia Militar, suspeitas de envolvimento no roubo ocorrido em Pouso Redondo no dia 16/01/2019. O fato aconteceu na Rua Prefeito Benjamin Bini. Por volta das 19h30, a Polícia Militar de Pouso Redondo visualizou um veículo cujos ocupantes estavam em atitude suspeita. Ao tentar realizar a abordagem o carro fugiu do local e acabou colidinho com outro veículo. Ao colidir, os ocupantes abandonaram o veículo e fugiram a pé, não sendo mais localizados. Tempos depois, um tá [...]

Comunidade ganha quatro alternativas para acionar o poder público sobre lâmpadas queimadas e outros serviços de iluminação A prefeitura de Rio do Sul implantou quatro diferentes formas para que a população possa informar solicitar manutenção de iluminação pública em ruas e avenidas da cidade. Através do telefone 0800-647-2031, do aplicativo Atende.Net, de e-mail ou de um telefone celular, o morador pode avisar o poder público sobre lâmpadas queimadas ou outros problemas relacionados a iluminação para que seja encaminhado o co [...]

Os moradores de Ibirama, ou cidadãos que possuem imóveis no município, já podem retirar o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no Setor de Tributação da Prefeitura, localizado na rua Dr. Getúlio Vargas, 70, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também existe a possibilidade de fazer o download do documento no site da prefeitura (www.ibirama.sc.gov.br), na aba Portal do Cidadão. O município oferece descontos significativos para os contribuintes que pagarem o Imposto em parcela única. [...]

Fale conosco