INFORMAÇÃO / Educação

image

Seades entrega certificado de panificação para pessoas com deficiência


Curso foi realizado em parceria com Apae e Obra Kolping. Capacitação atendeu 12 pessoas com deficiência

12 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participaram de cerimônia de entrega de certificados do curso de panificação ofertado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e Obra Kolping. A conclusão ocorreu na manhã do dia 1º de novembro. Foram oito meses em que foram ministradas aulas para produção de diversos pratos doces e salgados.

A capacitação possibilitou que os alunos pudessem aprender a produzir bolo, pão de queijo, pizza, torta, pão de leite, bolacha, diversos tipos de pães e massinhas. A duração foi de 80 horas e iniciou em fevereiro deste ano. "Por meio do Centro de Qualificação Profissional [CQP] pudemos aperfeiçoar as técnicas de panificação.

Vale lembrar que a própria Apae organiza turmas de iniciação ao mercado de trabalho. A atividade foi reestruturada e adaptada para o grupo de alunos com deficiência intelectual que não têm leitura nem escrita", enfatiza a secretária da Seades, Danielle Zanella.

Maria de Fátima de Moraes, 41 anos, diz que gostou de botar a mão na massa. "O que mais me chamou atenção foi a oportunidade de aprender a fazer pão de queijo, pizza, pãozinho e bolo". Tímida para prolongar a conversa, resume a fala ao afirmar que é o primeiro curso dessa natureza em que participa. "Estou aprendendo a preparar os pratos na minha casa", emenda.

Inclusão social
"Houve a adaptação do material escrito para facilitar o aprendizado. Cada participante levará um exemplar, com as receitas, para casa. Esse é um exemplo de ações da Seades que visa a inclusão produtiva. Em 2019 já está sendo pensado e estruturado calendário de novos eventos, inclusive para esta parcela da comunidade. Tão primordial quanto pensarmos em desenvolvimento é dar ênfase à inclusão no mercado de trabalho. Buscamos aproximar cada vez mais a sociedade em geral das pessoas com deficiência", comenta o prefeito José Thomé.

"Gostaria de destacar a seriedade com que a Apae trata os alunos. É uma instituição que transforma vidas. O meu filho a frequentou e teve um ganho no desenvolvimento cognitivo. Hoje, inclusive, recebe destaque em competições de matemática, na atual escola".

O instrutor de padaria, Valdoni Faustino, destaca que - nesta gestão - essa é a primeira turma para as pessoas com deficiência (PcD). "Com o novo aprendizado, os alunos experimentam uma nova rotina. Saem do ambiente em que estão acostumados e vivem um momento de recreação. O que não diminui a importância e seriedade do treinamento. Se, de um lado, nós inovamos na forma de transmitir conhecimento; por parte dos aprendizes é possível notar interesse, organização e comprometimento. É uma experiência realmente especial".

A atividade teve o patrocínio do frigorífico Pamplona, que cedeu os ingredientes.

Relacionados

Quem participar do evento que divulga os resultados de 2018 e define os rumos da Cooperativa para 2019, receberá camiseta especial dos 30 anos de presença da Viacredi Alto Vale na região Atuar com transparência é um dos padrões de qualidade da Viacredi Alto Vale. A Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 27 de abril, às 16h, no Centro de Eventos Hermann H. Purnhagen, em Rio do Sul (SC), será mais uma oportunidade para todos os cooperados ficaram cientes dos resultados e aprovarem através do voto temas como a prestaç [...]

Cenários ao ar livre, figurinos e iluminação especial, além de um trabalho com mais de 80 pessoas, entre atores e equipe de produção. O teatro da Paixão de Cristo será apresentado pelo segundo ano consecutivo na cidade de Salete, na Sexta-Feira Santa (19), a partir das 19h, O espetáculo narra os últimos dias da vida de Jesus, a morte e a ressurreição. A realização do teatro da Paixão de Cristo é uma iniciativa da Prefeitura de Salete, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e Secretaria de Indústria, Comérci [...]

Do dia 6 a 9 de maio, será realizado mais um mutirão de cirurgias de catarata em Pouso Redondo. Os pacientes que possuem diagnóstico de catarata já devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde para fazer o trâmite do encaminhamento. O mutirão será realizado no Hospital Annegret Neitzke, em parceria com o Governo do Estado. Serão efetuados 800 procedimentos gratuitos para pacientes que aguardam na fila em todo o Alto Vale. O atendimento será via o Sistema de Centrais de Regulação (Sisreg) do Sistema Único de Saúde (SUS). As c [...]

O ibiramense Lucas Borba se deu bem no Campeonato Pan-Americano de Downhill, realizado no último fim de semana, em Villa la Angostura Neuquen, na Argentina. O evento contou com os melhores atletas do continente, o que não impediu Lukinha de alcançar um título inédito na competição, o Bronze na categoria Elite. O atleta relembra a vitória de 2013, quando foi campeão na categoria Júnior. "Foi um grande dia, marcarei esse momento com todo carinho. Foi a minha primeira medalha na principal categoria do Downhill. O sentimento é único, j [...]

Fale conosco