INFORMAÇÃO / Geral

image

Transporte marítimo em Florianópolis será realidade


Após articulação do senador Dário Berger, foram vencidos os trâmites burocráticos em Brasília para a construção das instalações necessárias à implantação do projeto que irá melhorar a mobilidade na capital.

Aguardado há anos, finalmente o transporte público marítimo de passageiros interligando os municípios da Grande Florianópolis será realidade. O Secretário de Patrimônio da União, Sidrack de Oliveira Correia Neto, e o senador Dário Berger, assinaram nesta quarta-feira (31), em Brasília, o termo cedendo por 20 anos o uso da área terrestre e marinha da União ao Departamento de Transportes e Terminais (DETER-SC). A cessão é destinada à construção de terminal, trapiche e espaço para atracação, bem como a permanência de embarcações de pequeno porte, situada no aterro da Baía Sul, em Florianópolis, para tirar do papel o projeto do transporte público marítimo de passageiros.

"Todos os trâmites que dependiam da esfera federal nós conseguimos resolver. Com o aval da SPU, que era a parte mais complexa do processo, temos agora a garantia de que teremos finalmente um novo modal para melhorar a mobilidade na grande Florianópolis", explicou o senador.

Dário destacou ainda que a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) também já publicou resolução favorável e restam apenas os últimos procedimentos burocráticos no estado, como a Licença Ambiental de Instalação (LAI) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a autorização da Marinha.

De acordo com o presidente do DETER, Fúlvio Rosar Neto, a expectativa é de que até o final do ano ou início de 2019 o transporte marítimo deverá estar em operação. O valor da tarifa que será cobrada ficará em torno de R$ 9. Ele acrescenta ainda que a intenção é disponibilizar dois catamarãs com capacidade para 200 passageiros cada, e conforme aumentar a demanda aumentará consequentemente o número de embarcações e horários disponíveis.

OPERAÇÃO-TESTE JÁ FOI REALIZADA EM MARÇO
Uma operação teste com um catamarã com capacidade para 180 passageiros sentados foi realizada entre Florianópolis e São José no dia 12 de março de 2018. Apesar das condições adversas, com vento sul e ondas, a embarcação precisou de apenas 12 minutos para fazer o percurso que demora em torno de 60 a 90 minutos para ser cumprido via rodoviária, dependendo do trânsito.

Relacionados

Espetáculo teatral da Cia Cobaia Cênica circula pelo estado de 17 a 23 de novembro O espetáculo O que só passarinho entende, da Cia Cobaia Cênica, estreou em Rio do Sul e agora fará uma circulação por Pernambuco de 17 a 23 de novembro. Serão sete apresentações da versão da leitura encenada e duas do espetáculo completo em sete cidades pernambucanas, incluindo a capital Recife. Limoeiro é a primeira cidade a receber apresentação, que será em um local especial, pois foi nela que nasceu o ator que encena a obra, Samuel Paes de [...]

Agradecer todas as coisas boas que aconteceram durante o ano junto com os familiares do Alto Vale do Itajaí. Esse é um dos principais motivos que o Colégio Sinodal Ruy Barbosa encontra para organizar o tradicional "Passeio de Lanternas". A caminhada pelas ruas de Rio do Sul vai ocorrer no dia 22, a partir das 20 horas. "O encontro é aberto ao público e nós esperamos uma grande reunião de famílias para celebrar o momento. O evento serve também como preparação para as festas de fim de ano. É sempre bom agradecer e projetar o que vam [...]

Inauguração está prevista para o segundo semestre de 2019 Nos Estados Unidos, em San Francisco, Califórnia, ela é conhecida como Lombard Street. No Brasil, tem uma em Gramado, no Rio Grande do Sul, chamada de Rua Torta. Agora, Rio do Oeste també O diferencial está no formato, uma vez que ela é toda em zigue-zague e decorada com flores bem coloridas. "Em viagem aos Estados Unidos, conheci a Lombard Street e decidi criar um projeto parecido para Rio do Oeste. O local escolhido foi a rua Padre Domingos Fiorina, próxima da Igreja Matri [...]

Centenas de atendimentos foram realizados em diversas áreas da saúde especificamente ao público masculino em uma ação inédita alusiva a campanha "Novembro Azul". Durante os dias 12 e 13, a Unidade de Saúde do Centro esteve aberta das 7h às 22h para uma maratona de atividades. Foram realizados 684 testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e glicemia. 214 consultas médicas, 43 vacinas, 34 atendimentos com fonoaudióloga, 32 com psicóloga e 67 com dentista. Durante os dois dias ainda foram realizadas 14 avaliações físicas. [...]

Fale conosco