INFORMAÇÃO / Geral

image

Transporte marítimo em Florianópolis será realidade


Após articulação do senador Dário Berger, foram vencidos os trâmites burocráticos em Brasília para a construção das instalações necessárias à implantação do projeto que irá melhorar a mobilidade na capital.

Aguardado há anos, finalmente o transporte público marítimo de passageiros interligando os municípios da Grande Florianópolis será realidade. O Secretário de Patrimônio da União, Sidrack de Oliveira Correia Neto, e o senador Dário Berger, assinaram nesta quarta-feira (31), em Brasília, o termo cedendo por 20 anos o uso da área terrestre e marinha da União ao Departamento de Transportes e Terminais (DETER-SC). A cessão é destinada à construção de terminal, trapiche e espaço para atracação, bem como a permanência de embarcações de pequeno porte, situada no aterro da Baía Sul, em Florianópolis, para tirar do papel o projeto do transporte público marítimo de passageiros.

"Todos os trâmites que dependiam da esfera federal nós conseguimos resolver. Com o aval da SPU, que era a parte mais complexa do processo, temos agora a garantia de que teremos finalmente um novo modal para melhorar a mobilidade na grande Florianópolis", explicou o senador.

Dário destacou ainda que a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) também já publicou resolução favorável e restam apenas os últimos procedimentos burocráticos no estado, como a Licença Ambiental de Instalação (LAI) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a autorização da Marinha.

De acordo com o presidente do DETER, Fúlvio Rosar Neto, a expectativa é de que até o final do ano ou início de 2019 o transporte marítimo deverá estar em operação. O valor da tarifa que será cobrada ficará em torno de R$ 9. Ele acrescenta ainda que a intenção é disponibilizar dois catamarãs com capacidade para 200 passageiros cada, e conforme aumentar a demanda aumentará consequentemente o número de embarcações e horários disponíveis.

OPERAÇÃO-TESTE JÁ FOI REALIZADA EM MARÇO
Uma operação teste com um catamarã com capacidade para 180 passageiros sentados foi realizada entre Florianópolis e São José no dia 12 de março de 2018. Apesar das condições adversas, com vento sul e ondas, a embarcação precisou de apenas 12 minutos para fazer o percurso que demora em torno de 60 a 90 minutos para ser cumprido via rodoviária, dependendo do trânsito.

Relacionados

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 03/2019, PARA AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO 1º QUADRIMESTRE/2019. A Câmara Municipal de Trombudo Central, através de sua Mesa Diretora e da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento do Poder Legislativo Municipal, em consonância com as atribuições que lhes conferem a Lei Orgânica do Município, o Regimento Interno da Câmara Municipal, e em atendimentos ao Art. 9º, § 4º, da Lei Complementar Federal nº 101/00 de 04/05/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), con [...]

A Câmara de Vereadores recebeu mais uma reunião ordinária nesta semana (segunda). Desta vez os vereadores estiveram reunidos e aprovaram "AS CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2017, DO MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL, SANTA CATARINA". Esta foi a reunião da terceira sessão legislativa, da décima quinta legislatura. Dentro das explicações pessoais o vereador Jean Carlo Damásio agradeceu as doações feitas no sábado (11) durante o pedágio para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Foram arrecadados cerca de R$10 mil para a [...]

A professora de Robótica e Educação Tecnológica do Colégio Sinodal Ruy Barbosa, Julia Vieira, foi convidada para atuar como juíza na etapa internacional do torneio de robótica - para crianças e jovens entre 9 e 15 anos. O evento será realizado entre os dias 29 de maio e 2 junho, em Montevidéu, no Uruguai. Os participantes precisarão construir robôs para cumprir missões, desenvolver valores e realizar uma pesquisa relacionada ao tema. "Fiquei muito feliz com o convite. É uma alegria aprender, ensinar e ver o despertar da curios [...]

A Câmara de Vereadores de Trombudo Central esteve mais uma vez reunida no mês de maio. Desta vez o encontro aconteceu na segunda-feira (20). Os vereadores estiveram reunidos na terceira sessão legislativa, da décima quinta legislatura. O grupo aprovou quatro projetos de Lei e encaminhou mais quatro para as comissões permanentes. O vereador Jean Carlo Damásio, depois de receber reclamações de alguns moradores, solicitou melhorias em alguns trechos de calçada e a instalação de guarda-corpo na Rua Nereu Ramos, no bairro Vila Nova. Al [...]

Fale conosco