INFORMAÇÃO / Economia

image

Meta da Casa do Empreendedor é diminuir a burocracia para empresas


Espaço inaugurado ontem em Rio do Sul dará assessoria para empreendedores, além de acelerar procedimentos

A primeira Casa do Empreendedor de Santa Catarina foi inaugurada ontem em Rio do Sul, com grande festa e homenagem ao empresário Osni Sens, reconhecido como um dos grandes modelos de empreendedorismo da cidade. Falecido em abril deste ano, Osni dá nome ao espaço entregue na rua Presidente Kennedy, no bairro Jardim América e que atenderá principalmente, empresários em busca de assessoria e redução de burocracias para abrir e melhorar os seus negócios.

"Será muito mais do que uma sala de atendimento para aqueles que empreendem ou que precisam de mais facilidades para abrir um negócio, a Casa do Empreendedor surge da necessidade de desburocratizar fluxos e melhorar ainda mais o ambiente econômico de Rio do Sul", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Fiamoncini.

Para o prefeito José Thomé, incentivar o desenvolvimento econômico e a abertura de novas empresas faz com que a cidade cresça e possa melhorar em todos os aspectos. "Mais empresas ou uma melhor estrutura para as que já existem permitem mais investimentos, mais empregos, mais geração de impostos, e assim, melhora nos serviços públicos. É desta forma que queremos incentivar o crescimento da economia de nossa cidade", relatou.

A Casa do Empreendedor de Rio do Sul é fruto de uma parceria da prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Sebrae/SC que, por conta do Programa Cidade Empreendedora, prevê um espaço para atendimento a aqueles que querem investir, inovar, abrir empresas e fomentar a geração de empregos na cidade.

O principal objetivo é desburocratizar o processo de abertura de empresas. Há estimativas de que no Brasil demora-se em torno de 119 dias para que se consiga um alvará de funcionamento para um simples negócio. E a meta, segundo o secretário, é reduzir este tempo para cinco dias.

"Juntamos no mesmo local todos os serviços necessários para a abertura de empresas. Queremos também potencializar as ações das entidades envolvidas com o setor produtivo e empresarial. Temos o Plano de Desenvolvimento Econômico em mãos e uma série de assuntos precisam ser abordados e colocados em prática através deste novo espaço que estamos abrindo para o empreendedor", ressalta o secretário.

"O nome do Osni Sens representa muito bem a classe produtiva de Rio do Sul. Queremos que seu exemplo nos negócios seja fonte de inspiração para nossa cidade", declarou o prefeito José Thomé.

Relacionados

Empresa conquistou exclusividade de uso por invenção Tão importante quanto criar um produto é ser reconhecido por essa invenção. Carlos Minelli, empresário de Rio do Sul, sabe bem disso. Anos após criar uma máquina, conquistou a patente do produto e com a ajuda de um escritório especializado em propriedade intelectual, poderá gozar dos benefícios da sua criação. O empresário e inventor entrou com pedido de patente em 2008 e o processo estava em tramitação no Instituto Nacional da Propriedade Industria [...]

Espetáculo teatral da Cia Cobaia Cênica circula pelo estado de 17 a 23 de novembro O espetáculo O que só passarinho entende, da Cia Cobaia Cênica, estreou em Rio do Sul e agora fará uma circulação por Pernambuco de 17 a 23 de novembro. Serão sete apresentações da versão da leitura encenada e duas do espetáculo completo em sete cidades pernambucanas, incluindo a capital Recife. Limoeiro é a primeira cidade a receber apresentação, que será em um local especial, pois foi nela que nasceu o ator que encena a obra, Samuel Paes de [...]

Agradecer todas as coisas boas que aconteceram durante o ano junto com os familiares do Alto Vale do Itajaí. Esse é um dos principais motivos que o Colégio Sinodal Ruy Barbosa encontra para organizar o tradicional "Passeio de Lanternas". A caminhada pelas ruas de Rio do Sul vai ocorrer no dia 22, a partir das 20 horas. "O encontro é aberto ao público e nós esperamos uma grande reunião de famílias para celebrar o momento. O evento serve também como preparação para as festas de fim de ano. É sempre bom agradecer e projetar o que vam [...]

Inauguração está prevista para o segundo semestre de 2019 Nos Estados Unidos, em San Francisco, Califórnia, ela é conhecida como Lombard Street. No Brasil, tem uma em Gramado, no Rio Grande do Sul, chamada de Rua Torta. Agora, Rio do Oeste també O diferencial está no formato, uma vez que ela é toda em zigue-zague e decorada com flores bem coloridas. "Em viagem aos Estados Unidos, conheci a Lombard Street e decidi criar um projeto parecido para Rio do Oeste. O local escolhido foi a rua Padre Domingos Fiorina, próxima da Igreja Matri [...]

Fale conosco